Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
hdcr
Mensagens: 72
Registado: 25 mar 2021, 13:36
Data de fabrico: 29 set 2015
Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
Localização: Espinho

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por hdcr » 23 abr 2021, 11:39

rimsilva Escreveu:
23 abr 2021, 09:43
hdcr Escreveu:
23 abr 2021, 00:18
https://www.erse.pt/mobilidade-eletrica ... -e-precos/

Quem acha que isto é um modelo de excelencia.. só pode ser alguém que come canja de letras por ordem alfabetica!
:lol:

Muito bom!

Pois, são estas coisas básicas que me deixam pasmado! O esquema é facil encontrar informação sobre ele, agora as regras de afixação dos preços é que eu não encontrei no regulamento da ERSE e não sei se existe (estava convencido que sim).

Sei que alguns OPC têm apenas um autocolante manhoso, com o preço do carregamento e a indicação se o valor é com IVA ou sem IVA, mais nada.

Independentemente do utlizador da ME dever estar minimamente informado, era muito simples acrescentar uma nota a reforçar a ideia que o preço final é composto pelo preço afixado, mais custo da energia, de acordo com o contrato do utilizador com o CEME, pronto assim, era tudo mais claro.
A informação existe mas está fragmentada para o comum dos mortais que não está habituado a burocracia não perceber onde é que se tem de dirigir para entender o que quer que seja. Como sabem sou novo no mundo EV e até nem tenho necessidade de uso fora de casa de carregamentos mas se desde inicio deixarmos que abusem nunca mais teremos um modelo justo!
Diário da República, 1.ª série — N.º 156 — 12 de agosto de 2015 5757Artigo 2.ºValores1 — As taxas a cobrar ao abrigo do artigo anterior são as seguintes:a) Registo de comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica — € 1000,00;b) Licença de operador de pontos de carregamento — € 1000,00;c) Taxa de inspeção pela realização de inspeções perió-dicas — € 200,00.2 — Às taxas previstas no número anterior acresce Im-posto sobre o Valor Acrescentado, à taxa normal aplicável.
https://www.erse.pt/media/mpjlvfh0/dire ... 1_2021.pdf

Alguma informação sobre tabelas de preços e afins encontrei no entanto isto não se reflete para o consumidor visto estarem a cobrar o uso do serviço de carregamento em vez de energia carregada. Acho que este deveria ser o foco inicial da questão.
Os postos tem ecrã, deveria ser obrigatorio aparecer no ecra não só o tempo da carga mas mais importante a que velocidade está a carregar e quanto carregou no final. Para o consumidor que não sabe sobre curvas de carga e afins isto nota-se e muito no preço final.
Depois a questão das taxas e taxinhas.. o Governo deveria ter uma palavra a dizer sobre a necessidade de tantos intervenientes e entidades para gerir a ME.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 23 abr 2021, 12:03

hdcr Escreveu:
23 abr 2021, 11:39

A informação existe mas está fragmentada para o comum dos mortais que não está habituado a burocracia não perceber onde é que se tem de dirigir para entender o que quer que seja. Como sabem sou novo no mundo EV e até nem tenho necessidade de uso fora de casa de carregamentos mas se desde inicio deixarmos que abusem nunca mais teremos um modelo justo!
Diário da República, 1.ª série — N.º 156 — 12 de agosto de 2015 5757Artigo 2.ºValores1 — As taxas a cobrar ao abrigo do artigo anterior são as seguintes:a) Registo de comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica — € 1000,00;b) Licença de operador de pontos de carregamento — € 1000,00;c) Taxa de inspeção pela realização de inspeções perió-dicas — € 200,00.2 — Às taxas previstas no número anterior acresce Im-posto sobre o Valor Acrescentado, à taxa normal aplicável.
https://www.erse.pt/media/mpjlvfh0/dire ... 1_2021.pdf

Alguma informação sobre tabelas de preços e afins encontrei no entanto isto não se reflete para o consumidor visto estarem a cobrar o uso do serviço de carregamento em vez de energia carregada. Acho que este deveria ser o foco inicial da questão.
Os postos tem ecrã, deveria ser obrigatorio aparecer no ecra não só o tempo da carga mas mais importante a que velocidade está a carregar e quanto carregou no final. Para o consumidor que não sabe sobre curvas de carga e afins isto nota-se e muito no preço final.
Depois a questão das taxas e taxinhas.. o Governo deveria ter uma palavra a dizer sobre a necessidade de tantos intervenientes e entidades para gerir a ME.
Há muita informação dispersa e avulsa que não ajuda, o regulamento da ERSE seria o local ideal para estar esta informação.
Há tanta coisa sem qualquer interesse, como o selo de VE, onde se detalha a cor, tamanho, sitio para colocar, etc... mas neste caso que seria o minimo para que o utilizador soubesse que o preço do carregamento não é apenas o preço que aparece no posto.
O Ecrá seria o local mais lógico e ideal, no entanto ainda restam muitos postos de carregamento que não têm ecrã capaz de suportar esses dados.

Este "modelo" já vem sendo discutido por aqui mesmo antes de estar implementado, mesmo entre utilizadores pioneiros, estamos longe de chegar a um concenso.
Em relação a este Governo, são os princpais responsáveis pela situação, já que foram eles que definiram estas regras e leis, os operadores não se têm mostrado descontentes (pelo menos publicamente) e a oposição pouco ou nada tem feito para intervir!
O PAN ainda se mostrou interessado pela questão dos PHEV, mas fora isso não se viu mais nada.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 23 abr 2021, 12:26

hdcr Escreveu:
23 abr 2021, 11:39
Depois a questão das taxas e taxinhas.. o Governo deveria ter uma palavra a dizer sobre a necessidade de tantos intervenientes e entidades para gerir a ME.
Este modelo foi regulamentado pela assembleia da república.


Não sei se já repararam, mas por mais que reclamemos aqui, no Facebook ou outros fóruns, a Mobi.e e o Governo não querem saber.
Enquanto o dinheiro pingar para o lado deles, nada vai mudar!

E em relação à UVE, fico com a ideia que estão complacentes com o modelo e evolução das coisas.
Eu pelo menos não encontro nas suas intervenções nada que mostre uma posição contrária em relação ao modelo ou acções contra o mesmo! O que leio são posições de alguns dos seus membros a favor do modelo e muitas entre-linhas, que dão a entender que quem reclama está errado e irá mudar de opinião quando/se acontecer algo que nunca é explicitado nessas entre-linhas.

Portanto, nós estamos aqui a descarregar a nossa frustração sobre este assunto, mas a verdade é que este modelo e estas idiossincrasias só vão terminar/mudar quando/se um grande grupo empresarial, com músculo junto do Governo, actuar! Até lá...

keep-calm-que-tipo-não-se-passa-nada.png
keep-calm-que-tipo-não-se-passa-nada.png (56.76 KiB) Visto 2247 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 23 abr 2021, 12:56

zeuz Escreveu:
23 abr 2021, 12:26
E em relação à UVE, fico com a ideia que estão complacentes com o modelo e evolução das coisas.
Eu pelo menos não encontro nas suas intervenções nada que mostre uma posição contrária em relação ao modelo ou acções contra o mesmo! O que leio são posições de alguns dos seus membros a favor do modelo e muitas entre-linhas, que dão a entender que quem reclama está errado e irá mudar de opinião quando/se acontecer algo que nunca é explicitado nessas entre-linhas.
A posição da UVE sobre este tema é pública: a UVE apoia e defende quer o modelo quer a MobiE.
E está tudo bem, já o disse várias vezes. É a "linha" que a direcção tem, que é tão válida para quem concorda como criticável para quem discorda. Mas é aquela que é.
Como disse ontem noutro local, quem quiser lutar contra este modelo não é através da UVE que o vai fazer. Quem quiser fazer diferente terá de "meter pés ao caminho" e alavancar o seu próprio movimento ou, porque não, concorrer às próximas eleições na UVE e se conseguir ganhar então mudar a linha de actuação da associação.
zeuz Escreveu:
23 abr 2021, 12:26
Não sei se já repararam, mas por mais que reclamemos aqui, no Facebook ou outros fóruns, a Mobi.e e o Governo não querem saber.
Lá muitas páginas para trás (ou noutro tópico, acho que no do Continente) disse que isto é só ventilar. Não há a mais remota hipótese de isto vir a ser diferente e estou resignado com isso. Resignado mas discordo, e por isso continuamos a ventilar.
O modelo vai continuar, a MobiE vai continuar, a informação escondida e os assaltos legais a quem não tiver olho aberto vão continuar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fcardoso
Mensagens: 14
Registado: 12 jun 2018, 14:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Coimbra

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por fcardoso » 23 abr 2021, 19:25

Enfim..... continuam a defender o modelo ridículo que existe em Portugal.....
O outro dizia.... "...não se governam nem se deixam governar..."
Deveria antes ter dito: Minam de tal maneira as coisas que o desgraçado a pagar é sempre o mesmo.

Qualquer pessoa com bom senso e que não se sustente à custa desta estupidez de modelo, entende que não faz qualquer sentido.....

Haja paciência.... acordem

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Volt » 23 abr 2021, 23:41

Vivas a todos.

A posição pública da UVE não tem sido a de defender a Mobi.E (?!), nem os governos (vamos no terceiro desde que a associação nasceu, um de Passos Coelho e dois de António Costa). Até hoje, a independência política tem sido a norma nos seus dirigentes, à imagem do que tem pedido a maioria dos associados.
Felizmente até temos dirigentes de ambos os quadrantes políticos e temos sabido conviver muito bem com as nossas diferenças. E acredito que isso se deve ao facto de termos objectivos comuns. Se tivessemos segundos interesses, como por vezes se vêem noutras entidades, as coisas funcionariam mal.

Quanto ao modelo, se bem se recordam, a posição comunicada pela associação foi a de esperar para ver (se resulta).

Não posso falar pelos outros, pois cada um sabe de si e vota conforme as suas ideias, mas até posso revelar quais são as minhas. Não tenho razões para as esconder. :-). Eu fui um dos que votou a favor de esperar para ver.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 23 abr 2021, 23:55

Podemos e devemos sempre protestar e usar todas as formas de luta. Resignação é que não vai mudar nada
Sei que nem toda a gente pode usar as mesmas formas de protesto, (este não é possível para todos) o meu é evitar usar a mobi.e. E agora quando implementarem a taxa EGME então é mm obrigatório não usar.
Desde início do ano já tenho mais de 10.000km percorridos e se não estou enganado usei 1 única vez a rede Mobi.e.
Os 10kkm foram carregados na empresa, em casa e, (estive a conta-los) 17 carregamentos na rede Continente.
O protesto é Não usar mesmo a mobi.e. E acreditem, é possível... é preciso determinação?, é. Custa tempo e alguns desvios? custa. Mas se nada fizermos continuamos a ser comidos de cebolada

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 24 abr 2021, 01:07

Volt Escreveu:
23 abr 2021, 23:41
A posição pública da UVE não tem sido a de defender a Mobi.E
Não é defender a MobiE por si, é a existência de uma EGME e, por arrasto, a inutilidade que cumpre actualmente esse papel. Um dos comunicados enviados aos associados a determinada altura (onde eu estava) concluía exactamente assim, afirmando a defesa da UVE ao modelo e à EGME (os termos não seriam exactamente estes letra por letra, mas próximo).
Volt Escreveu:
23 abr 2021, 23:41
nem os governos
Ninguém trouxe nenhuma cor política para esta discussão. Nem é relevante. É só uma gritante falta de "cojones" para mudar a legislação decrépita e uma falta de noção que extravasa os limites do razoável. Depois tudo serve para justificar isto. Mas ninguém falou em política, muito menos tentou "colar" a UVE a qualquer "cor". Só tu é que falaste nisso.
Volt Escreveu:
23 abr 2021, 23:41
Quanto ao modelo, se bem se recordam, a posição comunicada pela associação foi a de esperar para ver (se resulta).
A posição da associação (que eu, repetindo 1000x, respeito mas discordo) é a do copo meio cheio. A UVE não teria singrado no meio se tivesse desde a primeira hora uma atitude bélica e de oposição permanente. Entendo isso e respeito.
Mas não acho que seja essa a forma de defender os utilizadores, porque o modelo não existe para os utilizadores e a UVE defende o modelo. São coisas antagónicas.
A atitude de esperar para ver já se esgotou há muito. Agora o que está é o que é e, aparentemente, há quem tenha orgulho nisto. A UVE defende a subsidiação da EGME, mas isso implica fundos gastos a manter um peso morto que não existe e não é preciso em mais lado nenhum. Os meus impostos gastos naquilo? Cruzes canhoto, antes ser pay per use e assim posso evitar sustentar aquilo.
A UVE defende o modelo e isso é público e incontornável. E também é perfeitamente válido. Podemos é discordar. E eu discordo. E se a posição da UVE (e a tua e de todos quantos concordam) é legítima, acho que a minha também é.
Volt Escreveu:
23 abr 2021, 23:41
Não posso falar pelos outros
Totalmente de acordo. Como disse antes, a posição dos membros não é necessariamente a da associação em termos formais.
Agora, que há uma certa concordância há :mrgreen:
FullElectric Escreveu:
23 abr 2021, 23:55
Podemos e devemos sempre protestar e usar todas as formas de luta. Resignação é que não vai mudar nada
Podes saltar e pular e fazer o pino. Isto é o que é e não tens volta a dar.
Eu abomino isto, mas não tenho nem o tempo nem a energia para participar em qualquer tipo de movimento no sentido de lutar contra a corrente. Sobretudo não quero a exposição.
Já foi referido várias vezes, os players parece que estão satisfeitos. A grande representação dos utilizadores (UVE, Miio, etc) são favoráveis ao modelo. Perdemos, esquece.

A MobiE e os seus apagões e impunidade (alguém os viu alguma vez a responder por algum problema na rede? Zero!) estiveram a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo. Não aconteceu porque havia uma Tesla e uma rede independente. Agora já há mais umas alternativas. A única coisa que espero para a MobiE é a extinção, acompanhada naturalmente do papel da EGME, dos CEME e do modelo como existe, fundamentalmente. Noutro tópico o mjr referia o ódio de estimação de alguns membros em relação ao modelo, parece óbvio que eu me incluo nessa lista. Envelheci na altura que decidi vender o ioniq e comprar um Tesla ou voltar à combustão, tal era o degredo do funcionamento da rede e o frenesim do "cartão não autorizado" (os tópicos estão por aí).
FullElectric Escreveu:
23 abr 2021, 23:55
O protesto é Não usar mesmo a mobi.e
Isso sempre. Até porque a probabilidade de "cartão não autorizado" é menor. Mas o bom é inimigo do óptimo e infelizmente às vezes tem de ser. Hipocrisia? Não, eu preciso é do posto, não da MobiE. E por muito que o seu presidente se congratule com os desenvolvimentos feitos e blablabla, era só não existirem e usar-se o que existe lá fora. Os postos existem porque o mercado está vivo. A EGME só está por arrasto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pbaptista » 24 abr 2021, 10:51

Nonnus:
Nós falamos no modelo numa forma geral porque quer queiramos, ou não, acaba por estar tudo relacionado. Eu vou a um stand compro um ICE consigo tratar tudo na hora e trazer o carro para casa, mesmo se tiver que parar numa bomba de combustível. Antes de ontem, ou de hoje (segundo dizem!) ia um stand comprava um VE tratava de tudo na hora, mas se quisesse trazer o carro para casa... ups não tenho cartão para fazer um carregamento.
Quando fui levantar o meu carro já tinha 2 cartões na carteira, o da Prio e o da miio. Não precisei de ter o carro, pedi os cartões 2 meses antes de carro chegar.
mjr:
Essa de ir a um stand e sair a conduzir com o carro não é em Portugal de certeza. Mas pronto, eu percebi a analogia.
A partir do momento que o carro esteja matriculado não há nenhum impedimento legal para que isso não aconteça.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 24 abr 2021, 11:39

BrunoAlves Escreveu:
24 abr 2021, 01:07
FullElectric Escreveu:
23 abr 2021, 23:55
Podemos e devemos sempre protestar e usar todas as formas de luta. Resignação é que não vai mudar nada
Podes saltar e pular e fazer o pino. Isto é o que é e não tens volta a dar.
Eu abomino isto, mas não tenho nem o tempo nem a energia para participar em qualquer tipo de movimento no sentido de lutar contra a corrente. Sobretudo não quero a exposição.
Já foi referido várias vezes, os players parece que estão satisfeitos. A grande representação dos utilizadores (UVE, Miio, etc) são favoráveis ao modelo. Perdemos, esquece.

A MobiE e os seus apagões e impunidade (alguém os viu alguma vez a responder por algum problema na rede? Zero!) estiveram a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo. Não aconteceu porque havia uma Tesla e uma rede independente. Agora já há mais umas alternativas. A única coisa que espero para a MobiE é a extinção, acompanhada naturalmente do papel da EGME, dos CEME e do modelo como existe, fundamentalmente. Noutro tópico o mjr referia o ódio de estimação de alguns membros em relação ao modelo, parece óbvio que eu me incluo nessa lista. Envelheci na altura que decidi vender o ioniq e comprar um Tesla ou voltar à combustão, tal era o degredo do funcionamento da rede e o frenesim do "cartão não autorizado" (os tópicos estão por aí).
Ora aí está. Não te resignaste, compraste um Tesla e **** na mobi.e.
Neste momento felizmente já temos outra rede alternativa, e em grande crescimento, disponível para todos os utilizadores senão também teria que ter ido para a solução Tesla.
Não usar é o caminho para forçarmos o fim da mobi.e

Responder

Voltar para “Carregamento”