Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 24 abr 2021, 11:56

Além de que a rede Continente facilmente poderá ser replicada por outros.
A KLC, por exemplo, pode perfeitamente desligar da rede mobi.e todos os postos Lidl e criar uma rede Lidl independente. Basta começar a se ver os clientes a desaparecer e não estar disposta a abdicar da posição no mercado.
E depois outros virão.
Os grandes players instalados terão que vir atras do prejuízo, e quando uma Galp ou EDP avançarem para a criação de redes próprias morrerá o modelo.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 24 abr 2021, 12:52

Decreto-Lei 90/2014, 2014-06-11 - DRE

Decreto-Lei n.º 90/2014


Artigo 7.º
[...]
1 - A atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica só pode ser exercida por operadores de pontos de carregamento, devidamente licenciados.


Isto é o que devia acontecer. Infelizmente e na prática os OPC não comercializam eletricidade como preconizado. Não podem comprar eletricidade em grosso e vender a retalho, logo não “comercializam”.
O modelo e a Mobi.e limitam a atividade dos operadores de pontos de carregamento, OPC, ao aluguer dos postos de carregamento pelos utilizadores de veículos elétricos faturando o serviço prestado em minutos.

ANEXO II
(a que se refere o artigo 7.º)
Republicação do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril
CAPÍTULO I

Artigo 5.º
2 - A comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica corresponde à compra a grosso e venda a retalho de energia elétrica para fornecimento aos utilizadores de veículos elétricos com a finalidade de carregamento das respetivas baterias nos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica.
3 - A operação de pontos de carregamento corresponde à instalação, disponibilização, exploração e manutenção de pontos de carregamento de acesso público ou privativo, integrados na rede de mobilidade elétrica.


Atentem á definição de “comercialização de eletricidade”:
- No artigo 7º
- No ponto 2 do artigo 5º do anexo II
- E por fim ao papel que acabaram por reservar e limitar para os OPC no ponto 3 do artigo 5º do anexo II.

Pessoalmente ponderei em tempos tornar-me membro de uma associação de utilizadores de veículos eléctricos o que não aconteceu porque tive dúvidas que correspondiam ao que foi mencionado acima, esperar para ver; penso que não será esta a filosofia correta de qualquer associação que se propõe representar e defender os interesses dos sócios.

Não vale a pena andar com rodeios e ser fofinho, enquanto a Mobi.e não deixar de complicar e não for extinta e os OPC não tiverem liberdade contratual na compra e venda de energia preenchendo o papel de comercializadores este "modelo" atual vai ser cada vez mais um monstro que prejudica e vai asfixiar a mobilidade eléctrica.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 24 abr 2021, 13:41

Enquanto existir este modelo e a mobi.e, Portugal continuará a ser o paraíso para a Tesla (a marca que tem rede própria)... e a UVE com a sua postura tem dado uma ajudinha.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Orlando » 24 abr 2021, 15:16

A mobie tem que morrer ponto. Alguém tem dúvidas nisso?
Há mt que o estado se deveria ter retirado, Regulava e ponto.
O resto é conversa, prova disso são as redes privadas que vingam e são metade do preço da mobie que hipotecou o futuro da mobilidade com as suas taxas.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Apr » 24 abr 2021, 17:54

É chamar o meira78 para gerir uma task-force para criar a primeira rede nacional de carregadores privados geridos pelos utilizadores. EVSEs "ligados" não hao-de faltar e com jeitinho a miio ainda fornecia um front end para gerir os pagamentos.

cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 24 abr 2021, 18:43

Apr Escreveu:
24 abr 2021, 17:54
É chamar o meira78 para gerir uma task-force para criar a primeira rede nacional de carregadores privados geridos pelos utilizadores. EVSEs "ligados" não hao-de faltar e com jeitinho a miio ainda fornecia um front end para gerir os pagamentos.
Para isso existe a rede ChargeSurfing, que é capaz de ser mais apropriada.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 24 abr 2021, 20:18

A minha wallbox 7,4kW está dentro da garagem mas facilmente passa para a parede exterior.
Durante o dia, nos dias de sol, até pode ter um preço de venda de estacionamento muito interessante.
E se o negócio compensar, no lugar de uma até poderão existir 2 ou 3
Última edição por FullElectric em 25 abr 2021, 00:09, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 24 abr 2021, 23:36

Realmente é pena como a rede da Chargesurfing se tem demorado tanto a expandir. Os poucos pontos que vejo (muitas vezes indiponíveis) são quase tudo negócios, logo parece-me que há aqui bastante espaço para o proprietário individual contribuir com alguns PCNs no sistema.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 25 abr 2021, 02:27

rnlcarlov Escreveu:
24 abr 2021, 23:36
Realmente é pena como a rede da Chargesurfing se tem demorado tanto a expandir. Os poucos pontos que vejo (muitas vezes indiponíveis) são quase tudo negócios, logo parece-me que há aqui bastante espaço para o proprietário individual contribuir com alguns PCNs no sistema.
Creio que a falha está na divulgação do conceito.

Em tempos falei com o proprietário do Restaurante "O Mário", em Alcaria, Fundão, mesmo ao lado da A23, que me disse que um dos OPC's o tinha contactado para instalarem carregadores no parque de estacionamento. Estava reticente com a ideia, porque ainda era novidade para ele.

Ora, se os OPC's andam pelo país a captivar potenciais clientes, a ChargeSurfing deveria fazer o mesmo!


Idem para os condomínios, que em vez de se meterem no conceito de DPC fariam muito melhor em instalar um ponto ChargeSurging reservado aos condóminos.
Última edição por zeuz em 25 abr 2021, 19:59, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 25 abr 2021, 09:01

O Chargesurfing não será também um dos visados pela ERSE naquele comunicado sobre postos de acesso público em espaços privados?

Imaginem que a lei era alterada e o Continente podia fazer o que está a fazer de forma perfeitamente legal e até cobrar ao kWh.
Os OPC que estão não Mobi.E iriam querer mudar ou, já que estão bem assim, prefeririam ficar na Mobi.E ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”