Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por rimsilva » 05 jan 2022, 18:44

Nonnus Escreveu:
05 jan 2022, 17:49
Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?

Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
Estás a falar de 1 "player" CEME? O modelo nunca poderia acabar porque decorre da lei, ía ser bonito tudo uns fora da lei :lol: Depois é claro, sendo um CEME como é que poderia não estar satisfeito? Nesta fase sem concorrência, também me atrevo a dizer que os OPC também estão confortaveis, não se chateiam com a compra da "Matéria prima" e estabelecem os preços conforme lhes apetece, perfeito!
Quando as coisas ficarem mais "apertadas" é que vão acordar para a realidade...

Noutra areas, a das torres eólicas, aconteceu algo parecido, era tudo uma maravilha com os apoios há produção, assim que fecharam a "torneira" é que foi o cabo dos trabalhos, ter de começar a cortar nas despesas a coisa já se torna mais complicada e as coisas acabaram por correr mal para algumas empresas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 05 jan 2022, 18:52

Nonnus Escreveu:
05 jan 2022, 17:49
acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player.
Isso seria um plot twist interessante. Nem melhor nem pior, interessante. Acredito vendo, mas era fixe que tivesses guardado o nome da pessoa com quem falaste.
Pondo a hipótese hipotética :mrgreen: a MobiE é uma excelente empresa para se comprar: posição estratégica e garantida, número crescente e clientes sem abrandamento à vista nesta geração, crescimento do mercado garantido por outras entidades (OPCs), zero penalizações na legislação por falhas de serviço (a menos que o RME seja revisto novamente), ...
Até eu que abomino a sua existência comprava se pudesse :mrgreen: Assumindo que o modelo não morre (e eu acho convictamente que não) daqui a 5 anos valia muitas vezes mais.
Nonnus Escreveu:
05 jan 2022, 17:49
Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos.
Quais reuniões? Só se fosse da nova associação entretanto criada, de OPCs e CEMEs...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 05 jan 2022, 19:33

Atenção que hoje não é 1 de abril... e como dizia o Carl Sagan, alegações extraordinárias obrigam a provas extraordinárias. Eu daria a mesma credibilidade que damos aos vendedores que dizem que o carro carrega rápido em casa em 30m.

Edit: Ele não estaria a falar da Mobilectric em vez da Mobi.e? O nome é relativamente parecido...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por rafaelferreirapt » 05 jan 2022, 20:10

Nonnus Escreveu:
05 jan 2022, 17:49
Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?

Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

edit: uma empresa pública pode sempre ser vendida, mas não acredito que a Mobi.e seja vendida com este enquadramento político e legal ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 05 jan 2022, 20:44

mjr Escreveu:
05 jan 2022, 19:33
Edit: Ele não estaria a falar da Mobilectric em vez da Mobi.e? O nome é relativamente parecido...
Muito provavelmente :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2976
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por Nonnus » 06 jan 2022, 05:57

Antes mais dizer que eu não estou a dizer que é verdade, ou mentira, que acreditei, ou deixei de acreditar. Apenas partilhei parte da conversa mais estranha que tive com alguém, que apenas devia ter feito um telefonema como tantos outros do departamento de markting. Pareceu-me que falei com alguém que não é um operador de linha de markting que segue uma guideline para tentar impingir a banha da cobra. Falei com alguém que "sabe" o que é, e como funciona a ME em Portugal, e que aparentemente "sabe" de todas as operações da Galp.

A conversa desenrolou-se quando eu disse que não usava o cartão da Galp porque simplesmente não tinham preço, que entre todos os CEMES que tinha, a Galp aparecia sempre como a terceira hipótese mais cara e que uma empresa como a Galp se não fazia mais e melhor era porque não queria. É aqui que o senhor começa por explicar que a Galp/Petrogal (aparentemente houve uma fusão e a Petrogal é que vai ficar a comandar a Galp e a ME dentro do grupo), esta a fazer mudanças e que não faz mais porque existem dois grandes entraves. O governo e o regulador. Disse-me isto depois de eu o confrontar com o nosso modelo único no mundo. Resumindo, abordamos tudo o que temos falado aqui no fórum acerca do nosso modelo.

Quanto a ter sido feita confusão ente mobi.e e mobielectric foram dois assuntos abordados em partes destintas da conversa. A parte da mobi.e foi puxada por ele (várias vezes durante o telefonema) para tentar justificar que a Galp tem interesse em mudar certas coisas e, a prova disso é que tinha comprado a mobi.e a cerca de dois meses e, que apenas mais dois players tinham apresentado propostas, a EDP e outro player mais recente que não se lembrava do nome. A parte da mobieletric é puxada por mim quando ele tentava justificar que havia postos em Lisboa, propriedade da Galp onde tinham o melhor preço do mercado. A isto ele responde que realmente tinham comprado os postos da mobieletric, mas que não sabia em que moldes tinha sido feito o negócio e se podiam alterar os contratos que tinham nesses postos. Portanto há aqui claramente uma separação dos dois negócios.

Perguntei qual era os planos para mobi.e, foi-me dito que neste momento tem de esperar até que o regulador dê luz verde a tomada da empresa (estão a espera a dois meses) por parte da Petrogal para depois ver o que se pode alterar.

Resumindo acabou por ser uma conversa interessante num telefonema realmente muito estranho que durou 27m e, não durou mais que a a certa altura já estávamos em loop (como acontece aqui no fórum :mrgreen:), e não havia muito mais para retirar da conversa. Entre muitas coisas dei o exemplo do Continente, dei o exemplo do que a EDP esta a fazer em Espanha, dei o exemplo de estações de carga como temos visto um pouco por toda a Europa, onde não existe esta confusão de CEME (contratos e cartões únicos) + OPC + uma EGME para dizer que se querem realmente ser uma referência a nível nacional na ME mostrem que querem mudar as coisas e, façam-no chegar a comunicação social. Eles (Galp + EDP) tem poder de mudar leis, já se viu noutras ocasiões quando houve interesses, portanto é só quererem, mas parece que realmente não existe muito interesse por parte dos outros CEME e dos OPC em romper com esta aberração segundo as palavras dele (claramente a puxar a brasa a sua sardinha).

É o que é, vale o que vale.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 06 jan 2022, 08:43

Mobi.e, MobiMe, Mobiletric... que grande confusão. Ou estamos (mesmo) numa república das bananas ou esse senhor fez de facto confusão, deliberada ou não, entre uma série de coisas. A Galp comprou há 2 anos (não 2 meses) a GWF , detentora da plataforma de software MobiMe (que pertencia anteriormente ao CEiiA), que faz toda a gestão operacional da rede Mobi.e. Provavelmente está a falar disso, algo que é completamente diferente de ter "comprado a Mobi.e".

E isto já está a ficar imensamente off-topic, pelo que provavelmente irei mudar para outro tópico mais adequado estas últimas mensagens.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por RS232CSerialUser » 06 jan 2022, 13:06

Nonnus Escreveu:
06 jan 2022, 05:57
... a Petrogal é que vai ficar a comandar a Galp e a ME dentro do grupo), esta a fazer mudanças e que não faz mais porque existem dois grandes entraves. O governo e o regulador.
Interessante

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 06 jan 2022, 14:31

Movi para este tópico a questão relacionada com a hipotética privatização da Mobi.e.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 06 jan 2022, 14:52

RS232CSerialUser Escreveu:
06 jan 2022, 13:06
Nonnus Escreveu:
06 jan 2022, 05:57
... a Petrogal é que vai ficar a comandar a Galp e a ME dentro do grupo), esta a fazer mudanças e que não faz mais porque existem dois grandes entraves. O governo e o regulador.
Interessante
Já se sabia há algum tempo, os clientes Galp receberam um email na altura

viewtopic.php?f=24&t=8414
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”