Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 22 out 2019, 08:53

Aconselho a falarem com os operadores do setor e não apenas pensar a nível abstrato no modelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2019, 11:08

Acredito que estejam a racionalizar tendo como base a legislação existente e não aquilo que podia ser.

Tenho sérias dúvidas que os postos que estão a ser instalado nas BP sejam mais rentáveis ou fáceis de operar com este modelo, em vez de poderem ser cobrar o carregamento directamente ao balcão...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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pemifer
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por pemifer » 22 out 2019, 11:14

mjr Escreveu:
22 out 2019, 08:53
Aconselho a falarem com os operadores do setor e não apenas pensar a nível abstrato no modelo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Fico mesmo muito feliz por os operadores do sector estarem satisfeitos com este modelo!!!
Como me enche de felicidade!!! :whistle: :dance: :whistle: :dance: :whistle: :dance:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ainda bem que temos um modelo que enche os operadores de satisfação!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 22 out 2019, 12:07

BrunoAlves Escreveu:
22 out 2019, 11:08
Acredito que estejam a racionalizar tendo como base a legislação existente e não aquilo que podia ser.

Tenho sérias dúvidas que os postos que estão a ser instalado nas BP sejam mais rentáveis ou fáceis de operar com este modelo, em vez de poderem ser cobrar o carregamento directamente ao balcão...
Esse modelo existe em Espanha, custam 0,50€/kWh ou mais, estão desligados quando lhes apetece, o utilizador tem de ter 10 APPs e no fim fica a pé.

Eu sei que Espanha não é nem de perto nem de longe referencia no segmento, mas para o utilizador estamos muito melhor assim.

(concordo que pode até ser o nosso modelo que condiciona a instalação de novos postos e isso sim é muiiiito mau para o utilizador também).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 22 out 2019, 12:14

BrunoAlves Escreveu:
11 set 2019, 14:53
Se o OPC puder negociar um fornecimento global de energia, com certeza vêm preços mais competitivos. E podia e devia ser incentivado a ter produção renovável, que é algo que o actual modelo não permite.
Não sei porquê lembrei-me deste assunto agora, produção renovável local (provavelmente fotovoltaico).

Com a solução "livre" como em outros mercados o OPC podia instalar fotovoltaicos no local e, se e só se, estivesse sol e usassem o carregador ele aproveitava essa energia livre.

Em Portugal, o dono do posto instala a produção local, vende a energia à rede SEMPRE que o sol brilhe e rentabiliza a produção a 100%.
Se alguém carregar ao mesmo tempo vai usar essa energia limpa, e ficam todos a ganhar o máximo.

Será que afinal Portugal até tem regras e leis que permitem TODOS ganharem ao mesmo tempo com ME e Renováveis? Ou eu é que, como sempre, estou a ver o capo cheio demais?

(excepto os contribuintes, nós, que temos de pagar um subsidio às centrais de gás natural para estarem paradas enquanto as renováveis vendem SEMPRE o que produzem)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 22 out 2019, 19:32

pemifer Escreveu:
22 out 2019, 11:14
mjr Escreveu:
22 out 2019, 08:53
Aconselho a falarem com os operadores do setor e não apenas pensar a nível abstrato no modelo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Fico mesmo muito feliz por os operadores do sector estarem satisfeitos com este modelo!!!
Como me enche de felicidade!!! :whistle: :dance: :whistle: :dance: :whistle: :dance:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ainda bem que temos um modelo que enche os operadores de satisfação!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Certamente querias um modelo que os operadores não gostassem para não investirem... bem pensado!
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 22 out 2019, 20:25

caz Escreveu:
21 out 2019, 22:36
O modelo da mobilidade elétrica foi copiado da sibs.
Talvez... Ou como disse o mjr noutro tópico, a dificuldade de entrarem operadores de fora, com modelos de negócio diferentes é by design...

Mas lá porque foi um bom modelo para o MB nos anos 80 não significa que seja o modelo certo agora.

O problema é que isto é um negócio que custa a pagar por si só. Tem um grande investimento inicial para depois ter receitas pequeninas, mesmo vendendo a electricidade a 0,50€/kWh.
É como montar uma rede de geladeiras com terminais de pagamento automático em cada esquina para depois vender copos de água fresca...

E isso faz com que os dois candidatos mais lógicos para montar uma rede sejam:
  • Construtores de automóveis, que têm uma receita imediata com a venda dos carros. Caso da Ionity e da Tesla.
  • Entidades públicas, porque o investimento não é muito grande e há um benefício imediato para a sociedade, de várias ordens, incluindo o equilíbrio do défice comercial.
E este modelo, by design, exclui o primeiro.

Não há argumentos que permitam encontrar uma correspondência destes pontos negativos com o MB...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 23 out 2019, 20:00

Julgava que para vender eletricidade era preciso estar registado como comercilizador para a mobilidade elétrica... mas afinal a EDP acha que os condomínios podem começar a cobrar a energia. Até dão a solução com as leituras para cobrarem aos condóminos:

https://www.edp.pt/particulares/servico ... r-em-casa/

vejam onde diz: Wallbox Condomínio
Carregue o seu veículo elétrico e pague de forma automática ao condomínio

e na "gestão de consumos" os condomínios podem:
- Ver consumos
- Definir tarifários
-...

Isto não é completamente à revelia do regulamento de mobilidade elétrica ??? Já se pode cobrar energia sem ser CEME ???

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jart » 23 out 2019, 20:58

O condomínio não cobra energia. Cada condómino participa nas despesas comuns normalmente através da permilhagem. Para não haver injustiças o condómino que consome electricidade extra entrega ao bolo global o valor do consumo acrescido do valor correspondente à sua permilhagem.
O condomínio não é uma empresa que fornece serviços. O conjunto dos condóminos é que constituem o condomínio. Depois podem ser contradas empresas externas para gerir tudo relacionado com as responsabilidades do condomínio.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 23 out 2019, 21:04

Sim isso é o normal,mas na solução da EDP, a EDP dá um portal ao condomínio para cobrar ao proprietário do veículo o consumo efectuado

Ou.seja, a EDP está a vender uma solução para os condomínios cobrarem energia

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