Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 19 out 2019, 23:56

migle Escreveu:
19 out 2019, 23:28
Foi barato, não há dúvida. Mas foi em período de vazio. A preocupação neste momento está longe de ser o preço.
Correto, ficaria um preço "menos doce" em cheias.

Mas o que eu queria mostrar era o "rácio" OPC/CEME, e esse seria o mesmo, já que o preço da electricidade é praticamente o mesmo:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2019, 01:18

Agora imagina que esse posto era alimentado da instalação fabril, em MT, que já tem PT e tudo o que era preciso?
Não havia TAR, a energia era em princípio mais barata e tinhas menos 2 intermediários no processo. Tinha ou não potencial para ser até mais barato?
Aliás, o posto é alimentado em BTE?

E o facto de ser 50/50 não muda nada. O OPC investiu para ter ali o posto, o CEME... Existiu, já está.

Também podia ser ao contrário, ser mais caro e funcionar pior. Mas não sabes. Sabes é que com este modelo não tens alternativa, é assim porque é assim.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 20 out 2019, 09:01

Bruno, eu percebo a tua lógica, faz de facto sentido. Mas na prática, os OPC que tenho falado preferem assim. Parece estranho, mas para os OPC o negócio assim é muito mais simples, e tem funcionado. Isto mostra que nem sempre o que idealizamos tem uma correspondência com a realidade prática.

Com PT, em MT também há TAR só que é mais baixa pois não contém a parte da EDP distribuição.

O que este modelo provoca é de facto uma barreira à entrada de investimento estrangeiro, habituado a modelos mais liberais. A própria Tesla ainda não começou a cobrar e é possível (mas com pouco peso, a meu ver) que estejam a atrasar a instalação de mais SuC até os pagamentos ficarem resolvidos.
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caz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 21 out 2019, 12:07

Este modelo tem a vantagem de permitir que pequenas entidades possam ser OPC, pois retira complexidade do negócio.

No caso da Tesla, se começarem a cobrar, então fica em dúvida a questão de estarem em espaços privados de acesso público. Teriam de colocar cancelas ou abrir a rede a outros veículos.

Relativamente aos outros estrangeiros, não vejo qualquer limitação. No caso da Ionity, pode ligar a sua rede à Mobie e registar-se como OPC e CEME.

A única limitação que têm é não terem Chademo, mas a Mobie não obriga a isso.

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noway
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por noway » 21 out 2019, 14:32

caz Escreveu:
21 out 2019, 12:07
Este modelo tem a vantagem...
Quase que parei de ler aqui.... :mrgreen:

Mas pronto....

A estratégia da Tesla encaixar no nosso RME? Não acredito... acho que irá sempre ser gratuito só para evitarem isso... e os Teslas ganham com isso. Ou então começam a ter blackouts como nós... seria engraçado ver isso a ser noticiado!

A Ionity ligar a sua rede à Mobie e registar-se como OPC e CEME? Eu acho que para ser um CEME tem de ser antes um CE normal.... senão caíamos no cenário que todos pretendemos que é o de revender energia produzida por outros. Será que é possível?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 21 out 2019, 15:47

Há CEME que não são CE de certeza.

Depois, os power hub e outros assim já estão a operar e a cobrar, em espaço privado, os SuC podem cobrar ao minuto (como em outros países) sem problema hoje mesmo por aquilo que percebo.

Quanto à Ionity e outros, o que penso é que as "regras" vão ser um pouco abertas e vão permitir postos com "múltiplos sistemas de gestão" por assim dizer.
Ou seja, talvez os postos IONITY sejam obrigados a aceitar a ligação da MobiE e aceitar qualquer cartão de CEME português e ao mesmo tempo poderão permitir a activação através de "outras redes", sem passar pela MobiE. Se não for assim, não acredito que eles (IONITY e amigos) venham para este canto da Europa.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2019, 16:56

caz Escreveu:
21 out 2019, 12:07
Este modelo tem a vantagem de permitir que pequenas entidades possam ser OPC, pois retira complexidade do negócio
Tenho muita dificuldade em perceber isto. Muita mesmo...
Actualmente o OPC já paga o posto, a instalação, a "baixada", provavelmente licenças, comunicações e mais um par de botas. Além disto ainda vai ter de pagar taxas e garantias. Continua a ser o único responsável pelos postos, cabos presos, avarias, etc.
Qual é exactamente a complexidade que lhe é retirada? :think:

Se esqueceres a lei ridícula que obriga à existência do CEME e impede a "abertura do jogo" que eu referi antes, qual é exactamente o benefício para o OPC?
Não quer ter backoffice, mantenham a MobiE ou outra entidade agregadora que faça esse trabalho. É a única coisa em que vejo alguma vantagem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 21 out 2019, 22:36

O modelo da mobilidade elétrica foi copiado da sibs. Na sibs is outros sistemas também funcionam. Basta existir um acordo entre a mobie e outras entidades.

A questão dos blackout não decorre do modelo. Sinceramente não me lembro da última vez que ouve uma falha generalizada do multibanco.

Não entendo as críticas sistemáticas ao modelo, quando mais grave são as taxas, os termos fixos de potência, ...

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2019, 23:24

Isso é uma falácia inacreditável.
A ideia pode ter nascido na SIBS. Ou no MB. Ou na VV. Mas a implementação, quer legal quer do modelo agora definido são totalmente risíveis.
Era espetacular ires ao MB levantar 50€ mas ao banco só pagarem 25€. Não dava pois não? Pois...

Os blackouts são só decorrentes da incompetência da MobiE. São só a consequência da causa que é *existir* uma MobiE. E existir uma MobiE em exclusividade, peça central de toda a operação, agora consagrada como intocável pelo RME. E isso depende do modelo.
Se não tens visto blackouts é porque tens andado desatento. Certo que não são tão demorados como dantes, mas eles têm aparecido. É ver no tópico dos blackouts que ainda há pouco foi registado mais um. Eu também não os tenho apanhado, por acaso :mrgreen:
Não é uma questão de "se", é uma questão de "quando"
caz Escreveu:
21 out 2019, 22:36
Não entendo as críticas sistemáticas ao modelo, quando mais grave são as taxas, os termos fixos de potência, ...
Não há termos de potência para a ME. E as taxas foram agora definidas pelo RME, que regula o modelo, por isso...
Curiosamente, se não houvesse este modelo, havia lugar a termos de potência mas não havia taxas. Mas como em algumas situações a potência já lá estava, também não havia termo de potência.

Edit: esqueceste-te de mencionar qual é a complexidade que é retirada aos OPC, ou quais são as vantagens que eu honestamente não consigo encontrar...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 21 out 2019, 23:41

BrunoAlves Escreveu:
21 out 2019, 16:56
Não quer ter backoffice, mantenham a MobiE ou outra entidade agregadora que faça esse trabalho.
Concordo. Eu acho que a Mobi.e, ou melhor, uma entidade gestora, até é uma boa ideia para os OPCs que não querem estar desenvolver a sua rede. Só que um OPC que queira ter uma rede privada tem que obrigatoriamente ligar-se à Mobi.e?
De qualquer forma ter várias redes diferentes também tem as suas desvantagens, como cada uma ter a sua app e/ou planos, o que acaba por complicar a situação para os UVEs. Por isso nem sei bem o que pensar, estou um bocado dividido nesta matéria. Tenho que ver se estudo um bocado mais este assunto. :?
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