Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 10:24

É isso, a Prio tem porque teve der ser devido ao estranho modelo de vender energia ao tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 13 set 2019, 20:04

ou seja. Cobra mais caro o kWh em PCN do que em PCR

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 14 set 2019, 10:36

Sinceramente acho que esta discussão não vale a pena. As entidades do estado já admitem a possibilidade de existir uma rede (Suc da Tesla) que não esteja ligada à rede obrigatória por lei, basta que retirem a obrigatoriedade e depois vamos ter uma situação igual à dos outros países. Isto vai ser inevitável com outras redes pan europeias, por isso é melhor para as entidades melhorarem as condições de competitividade da rede mobie, do que estarem à espera que sejam totalmente ultrapassados pela realidade.


A rede Mobie tem de competir com os outros modelos se quiser continuar a ter expressão e para isso tem de melhorar as suas condições financeiras e de serviço.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Filipe » 14 set 2019, 11:19

Repete-se a cena dos táxis, e outras acontecerão, não se apercebem do novo paradigma. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por caz » 14 set 2019, 12:47

Filipe Escreveu:
14 set 2019, 11:19
Repete-se a cena dos táxis, e outras acontecerão, não se apercebem do novo paradigma. :roll:
É mais do que isso. É que os taxis tinham uma base instalada e viram o novo modelo de negócio retirar-lhes parte do negócio. Mas ainda existem taxis.

No caso da Mobie se não fizerem nada para criar massa critica no curto prazo, vão pura e simplesmente desaparecer.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 19 out 2019, 14:45

Estive à conversa com 2 CEME no SAHE que acham que o modelo está bem e adaptado à realidade portuguesa.

Das conversas que tive, até agora só um CEME quer rever completamente o modelo. Não é segredo, trata-se da EDP, como deixou bem claro no RME.

Dos OPC, também apenas a EDP quer rever o modelo, dos que falei até agora.

Há também vários CEME a preparar pagamentos ad hoc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 19 out 2019, 15:17

Com quantos OPC falaste? :)

Como é que serão feitos os pagamentos ad hoc?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 19 out 2019, 15:58

3 puros OPC mais 3 OPC/CEME.

Os pagamentos ad hoc serão por App, pelo menos os que tenho ouvido falar.

Quem puder que venha ao SAHE, estão aqui vários OPC/CEME. É sempre bom auscultar todas as partes envolvidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 19 out 2019, 22:32

Aproveito para deixar o resumo do meu carregamento em PCR hoje na Lionesa no Porto:
Screenshot_20191019-222231-01.jpeg
Para quem gosta de dizer que o modelo está mal e o dinheiro vai todo para o CEME, neste caso exatamente 50% foi para o OPC.
Azar dos azares o CEME ainda tem de pagar a TAR que são 0,30€ do 1€, sobrando apenas 0,70€ para o CEME.
Afinal o OPC até ganha a maior parte do dinheiro!

E no final só paguei 0,34€/kWh, não é ao preço de casa mas foi a 45kW em vez de 5kW ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 19 out 2019, 23:28

Foi barato, não há dúvida. Mas foi em período de vazio. A preocupação neste momento está longe de ser o preço.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”