Página 5 de 117

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 11:37
por kony76
mjr Escreveu:
10 set 2019, 08:39
rnlcarlov Escreveu:
10 set 2019, 07:40
migle Escreveu:
09 set 2019, 22:51
Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...

PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.
E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.
30c/kW.h é um bom preço, mas cá consegues mais barato em alguns locais, especialmente nas cidades e/ou com a tarifa bi-horária em vazio. Na AS Estarreja fica mais barato que isso, mas em todos os da Galp fica mais caro. De facto é um bom preço.
Recebi hoje ume mail da iBil, com uma promoção de 42% nas tarifas para o Outono.

Imagem

!!!!

Se estas são as tarifas com 42% de desconto...

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 17:46
por caz
Acho que o problema actual não é o preço, mas sim a ausência de investimento na rede.

Não é preciso comparar com preços de outros países. Se tivermos muitos operadores os preços vão ser bons.

Também o modelo actual pode ter muitos operadores, se retirarem as barreiras ao investimento.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 17:53
por caz
mjr Escreveu:
09 set 2019, 19:35
Nestes modelos não existe a figura de OPC, quem vende a eletricidade é o CEME. Como sabem em Portugal só comercializadores de eletricidade podem vender eletricidade.

Eu percebo que queiram ir pela maneira mais simplista e imediata que é uma empresa compra eletricidade tal como nós compramos em casa ou numa empresa e depois vende essa eletricidade. Um modelo muito bom mas infelizmente impossível de concretizar, tal é a teia que entretanto foi criada (tipo a dificuldade que será o Brexit caso sempre vá para a frente).

Ter CEMEs a vender diretamente eletricidade tem dois problemas:

- Barreira muito grande à entrada de novos players. É preciso ter uma dimensão considerável para conseguir entrar no mercado de compra e venda de eletricidade.
- Não será possível, out of the box, usar o cartão/App/etc de um CEME nos postos de outro CEME.

Sim, tem vantagens. Permite logo de imediato emitir uma fatura de venda com pagamento no local. Nesse aspeto é super simples.
Já existem atividades que vendem energia: os parques de campismo, algumas marinas.

Vejam o exemplo abaixo:
http://www.portodelisboa.pt/portal/page ... e_2013.pdf

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 21:30
por mjr
São locais privados de acesso privado. A Mobilectric e a própria EDP têm locais onde vendem o serviço de carregamento sem usar a EGME. Que eu saiba não vendem ao kW.h mas sim ao tempo.

Deve haver algum regime de exceção para as marinas e portos. Já para os parques de campismo acho que normalmente é uma flat rate, ou seja fornecem energia mas não cobram por energia vendida.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 21:34
por BrunoAlves
Então a Tesla não cobra porquê? Agora fiquei mesmo confuso.

Sempre pensei que essas localizações operassem de forma mais ou menos ilegal, assim sendo não percebo.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 21:40
por mjr
Os SuC são de acesso público. Para ser acesso privado tinham de ter algum meio físico que impeça qualquer carro de lá chegar.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 22:12
por t3lmo
O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.

Já os TDC abertos a outros VE são outra história e espero (e luto) para que exista uma alteração legislativa no sentido de isentar os pontos de carregamentos que sejam gratuitos, caso contrário a Tesla pode simplesmente configurá-los todos para serem privados e quem fica a perder são os UVE em geral.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 23:04
por mjr
Carregar e aceder ao espaço são a meu ver coisas diferentes. Na verdade qualquer carro pode lá chegar e encaixar o conetor CCS (desde que o tenha). Só não vai carregar.

A lógica penso que é a mesma da lei geral. Por exemplo nos locais de acesso público as regras de trânsito mantém-se a podemos ser multados. Se qualquer pessoa lá pode estacionar, a meu ver é acesso público. Agora pormenores sobre o que define isso legalmente deixo aos juristas ou então que indiquem qual a lei onde isso é enquadrado.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 23:11
por BrunoFonseca
t3lmo Escreveu:
12 set 2019, 22:12
O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.

Já os TDC abertos a outros VE são outra história e espero (e luto) para que exista uma alteração legislativa no sentido de isentar os pontos de carregamentos que sejam gratuitos, caso contrário a Tesla pode simplesmente configurá-los todos para serem privados e quem fica a perder são os UVE em geral.
Semântica. Também posso dizer que os ICE não podem lá abastecer e isso torna qq posto como local privado de acesso publico? Não me parece. Xico-espertice para contornar o modelo português.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 12 set 2019, 23:17
por migle
t3lmo Escreveu:
12 set 2019, 22:12
O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.
Pois... eu também me tenho interrogado com essa leitura.
O código da estrada tem o seu próprio artigo que define onde se aplica...
De resto, deve haver muitas noções diferentes do que é o acesso ser público em ramos diferentes do direito...

Mas isso não é suficiente para nos resignarmos e achar que a legislação está bem assim.