t3lmo Escreveu: ↑17 jan 2020, 01:41
BrunoAlves Escreveu: ↑17 jan 2020, 01:14
Está-se só a pensar nos carros das marcas do consórcio, mas a ionity recebeu muito dinheiro de fundos europeus. Muitos milhões.
Mais especificamente 39.105.379 € (20% dos 195.526.894 € de custo inicial orçamentado)
Ah, tá.
Foi importante. Dotou a Alemanha, Áustria e Holanda de uma bela rede de carregamento HPC (porque alhures a presença é residual).
As primeiras coisas primeiro, é preciso ver que a Alemanha deve ter quase o dobro dos BEVs que tem Portugal (os PHEVs não carregam em HPC).
mjr Escreveu: ↑17 jan 2020, 11:43
A minha opinião é que os 0.79€/kW.h refletem o custo real médio de operação dos postos pela zona Euro.
Eu acho que há muita incerteza e falta de confiança dos investidores na determinação desse custo real.
Se não houver confiança, temos de presumir que o posto ao fim de 2 anos vale 0 (nem como sucata), etc, etc...
Essa é a diferença para a Tesla, que, para que a coisa corra bem no mercado, o estima com eventual excesso de optimismo.
A diferença é o efeito que isso tem no mercado, que cresce, e as perdas no presente serão cobertas no futuro, em que se espera que muitos desses custos diminuam.
Isto é completamente atitude velha Europa versus Novo Mundo...
Quanto aos custos de potência, que são reais e bem conhecidos (dos especialistas), é perfeitamente natural, aceitável e até desejável que seja mais caro carregar em HPC do que em DC, em DC do que em AC 6.6kWh, e aí mais caro que em casa.
t3lmo Escreveu: ↑18 jan 2020, 12:55
Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:
Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
De onde vem essa informação?
Suponhamos, por absurdo, que eu tenho um veículo de marca Hyundai. Como posso obter esse preço?
De que forma o meu carro é identificado? Posso usar o identificador para carregar todos os carros que me apetecer?
BrunoAlves Escreveu: ↑18 jan 2020, 14:58
São 215€/ano, uses ou não uses. Caso acho que não te compensa, 79cts/kWh mesmo tendo um carro da marca.
O que me desagrada profundamente, é a preferência que esse tipo de modelo de preços tem pelos utilizadores mais gastadores.
Para um Uber, ou para uma emprersa, continuará a fazer todo o sentido pendurar-se todo o tempo em HPC...
Para o utilizador privado, que faz as suas viagens de vez em quando, que carrega habitualmente em casa... "o HPC não é para si".
BrunoAlves Escreveu: ↑18 jan 2020, 14:58
Como já disse várias vezes, não estou a contar usar nenhum destes postos,
Queres dizer, nas tuas deslocações de carro à Alemanha?
mjr Escreveu: ↑18 jan 2020, 15:22
Não vejo estes preços (0,79€/kW.h) a terem sucesso cá, o nosso modelo não o permite. Essa é aliás uma das vantagens do modelo.
Só alguém muito enrascado é que não iria carregar num PCR de um OPC nacional por metade do preço, tudo incluído.
Os preços de mercado já estão estabelecidos, subir preços dessa magnitude é extremamente complicado agora.
Enfim, carregar em HPC é outra coisa... encher um i-Pace ou um e-Tron em 50kW deve ser um pesadelo.
É diferente.
Na Alemanha, vemos que estes preços se integram com outros, muito variáveis, aplicados aos utilizadores ocasionais (tipo 22€/carregamento HPC)...
Tudo muito complexo.
Felizmente, que o satnav nos carros há de manter registo dos contratos que o utilizador tem e apresentar preços já calculados dado o SoC actual do carro, porque vai mesmo ser complicado.