IONITY posiciona-se no mercado

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frankesousa
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por frankesousa » 18 jan 2020, 14:49

BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2020, 14:38
Com subscrições mensais. No vídeo do Bjorn ele fala no equivalente a 19€/mês, mas que têm de contratados para um ano no caso da Audi. Ou seja ~~230€/ano quer carregues quer não.
Está aí uma coisa esperta, está :?
Calma aí...
O valor mensal inclui carregamento gratuito em AC e DC 50kW!
Não é uma mensalidade pelo serviço mas uma espécie de consumo mínimo por isso não se pode dizer que se paga isso sem nenhum retorno ou só para ter a tarifa de 33 cêntimos na Ionity
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2020, 14:58

São 215€/ano, uses ou não uses. Caso acho que não te compensa, 79cts/kWh mesmo tendo um carro da marca.

Como já disse várias vezes, não estou a contar usar nenhum destes postos, não é por mim que acho o preço ultrajante. O meu único problema é que este valor vai servir de bitola para regular o mercado por cima.
Cá, teremos de ver como é que integram essa estrutura de preços no nosso modelo de pagamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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mjr
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por mjr » 18 jan 2020, 15:22

Não vejo estes preços (0,79€/kW.h) a terem sucesso cá, o nosso modelo não o permite. Essa é aliás uma das vantagens do modelo.

Só alguém muito enrascado é que não iria carregar num PCR de um OPC nacional por metade do preço, tudo incluído.

Os preços de mercado já estão estabelecidos, subir preços dessa magnitude é extremamente complicado agora.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por RJSC » 18 jan 2020, 21:32

frankesousa Escreveu:
18 jan 2020, 11:55
RJSC Escreveu:
17 jan 2020, 15:13
O único problema é alguns marca em 2020 vender carros com chademo, devia ser obviamente proibido na Europa
Concordo que até já devia ter sido proibido vender com chademo na Europa mais cedo (ou então fornecer um adaptador para CCS como a Tesla fez para chademo).

Mas não se pode patrocinar com dinheiro público o deixar a pé de quem tem um carro mais antigo.

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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por frankesousa » 18 jan 2020, 22:29

RJSC Escreveu:
18 jan 2020, 21:32
frankesousa Escreveu:
18 jan 2020, 11:55
RJSC Escreveu:
17 jan 2020, 15:13
O único problema é alguns marca em 2020 vender carros com chademo, devia ser obviamente proibido na Europa
Concordo que até já devia ter sido proibido vender com chademo na Europa mais cedo (ou então fornecer um adaptador para CCS como a Tesla fez para chademo).

Mas não se pode patrocinar com dinheiro público o deixar a pé de quem tem um carro mais antigo.
Só uma correção, a Tesla não tem nenhum adaptador CCS para chademo.
Eles tinham um chademo para "type2 Tesla" agora têm um CCS para "type2 Tesla".

Pelo que sei a conversão chademo para CCS não é trivial nem fácil de fazer com um adaptador.

Relativamente ao dinheiro público é normal que esse dinheiro seja para patrocinar o standard europeu e não o asiático.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por RJSC » 19 jan 2020, 00:42

Eu sei que o adaptador da Tesla é de chademo para o protocolo dos supercharger.
Posso não me ter feito entender bem.

Um adaptador CCS para chademo terá que ter uma bateria própria no interior e terá que se ter o cuidado de não a deixar descarregar, porque a durante a negociação no CCS o posto não fornece qualquer energia.
Um posto chademo fornece 12V nos pinos auxiliares antes de iniciar o fornecimento de alta tensão para carregar.
Além disso no CCS o motor de bloqueio fica do lado do carro enquanto que no chademo fica na ficha do posto.
Então um adaptador teria que ter o motor de bloqueio para CCS na entrada e outro também para o chademo na saída.

Um adaptador CCS -> Chademo é tão trivial como o chademo -> tesla em termos de tradução do protocolo, mas ficará muito mais volumoso e mais caro, porque necessita de uma bateria própria e dos 2 motores de bloqueio.

Esta foi a razão porque a tesla fez já um adaptador chademo e CCS ainda não.

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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por frankesousa » 19 jan 2020, 03:09

A Tesla já tem a algum tempo adaptador CCS para os S/X.

"Simples" instalação e está feito, 500€ se não estou em erro.

Portanto, como se pode ver a solução é reclamar com a Nissan e rezar para que tenham interesse em alterar a tomada dos carros para CCS por um custo aceitável
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por RJSC » 19 jan 2020, 10:53

O adaptador CCS da Tesla não inclui tudo o que é necessário.
Só os model S e X fabricados a partir de maio de 2019 o conseguem utilizar e os outros têm que levar uma porta de carregamento nova.
Deve ser para fornecer alimentação ao adaptador CCS a partir do carro e dispensar assim a bateria interna no adaptador.
O adaptador chademo funciona em todos.

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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 19 jan 2020, 20:33

t3lmo Escreveu:
17 jan 2020, 01:41
BrunoAlves Escreveu:
17 jan 2020, 01:14
Está-se só a pensar nos carros das marcas do consórcio, mas a ionity recebeu muito dinheiro de fundos europeus. Muitos milhões.
Mais especificamente 39.105.379 € (20% dos 195.526.894 € de custo inicial orçamentado)
Ah, tá.
Foi importante. Dotou a Alemanha, Áustria e Holanda de uma bela rede de carregamento HPC (porque alhures a presença é residual).
As primeiras coisas primeiro, é preciso ver que a Alemanha deve ter quase o dobro dos BEVs que tem Portugal (os PHEVs não carregam em HPC).
mjr Escreveu:
17 jan 2020, 11:43
A minha opinião é que os 0.79€/kW.h refletem o custo real médio de operação dos postos pela zona Euro.
Eu acho que há muita incerteza e falta de confiança dos investidores na determinação desse custo real.
Se não houver confiança, temos de presumir que o posto ao fim de 2 anos vale 0 (nem como sucata), etc, etc...

Essa é a diferença para a Tesla, que, para que a coisa corra bem no mercado, o estima com eventual excesso de optimismo.
A diferença é o efeito que isso tem no mercado, que cresce, e as perdas no presente serão cobertas no futuro, em que se espera que muitos desses custos diminuam.

Isto é completamente atitude velha Europa versus Novo Mundo...

Quanto aos custos de potência, que são reais e bem conhecidos (dos especialistas), é perfeitamente natural, aceitável e até desejável que seja mais caro carregar em HPC do que em DC, em DC do que em AC 6.6kWh, e aí mais caro que em casa.
t3lmo Escreveu:
18 jan 2020, 12:55
Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:

Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
De onde vem essa informação?
Suponhamos, por absurdo, que eu tenho um veículo de marca Hyundai. Como posso obter esse preço?
De que forma o meu carro é identificado? Posso usar o identificador para carregar todos os carros que me apetecer?
BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2020, 14:58
São 215€/ano, uses ou não uses. Caso acho que não te compensa, 79cts/kWh mesmo tendo um carro da marca.
O que me desagrada profundamente, é a preferência que esse tipo de modelo de preços tem pelos utilizadores mais gastadores.
Para um Uber, ou para uma emprersa, continuará a fazer todo o sentido pendurar-se todo o tempo em HPC...

Para o utilizador privado, que faz as suas viagens de vez em quando, que carrega habitualmente em casa... "o HPC não é para si".
BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2020, 14:58
Como já disse várias vezes, não estou a contar usar nenhum destes postos,
Queres dizer, nas tuas deslocações de carro à Alemanha?
mjr Escreveu:
18 jan 2020, 15:22
Não vejo estes preços (0,79€/kW.h) a terem sucesso cá, o nosso modelo não o permite. Essa é aliás uma das vantagens do modelo.

Só alguém muito enrascado é que não iria carregar num PCR de um OPC nacional por metade do preço, tudo incluído.

Os preços de mercado já estão estabelecidos, subir preços dessa magnitude é extremamente complicado agora.
Enfim, carregar em HPC é outra coisa... encher um i-Pace ou um e-Tron em 50kW deve ser um pesadelo.
É diferente.

Na Alemanha, vemos que estes preços se integram com outros, muito variáveis, aplicados aos utilizadores ocasionais (tipo 22€/carregamento HPC)...
Tudo muito complexo.
Felizmente, que o satnav nos carros há de manter registo dos contratos que o utilizador tem e apresentar preços já calculados dado o SoC actual do carro, porque vai mesmo ser complicado.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado

Mensagem por migle » 19 jan 2020, 20:36

frankesousa Escreveu:
18 jan 2020, 14:49
O valor mensal inclui carregamento gratuito em AC e DC 50kW!
Em Portugal? Não estou a ver como isso possa estar de acordo com a nossa lei...
Assim como assim, já tenho um cartão da DCS também.
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