Utilização indevida de PCN

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Utilização indevida de PCN

Mensagem por rjspedition » 10 nov 2021, 14:52

Boa tarde,

Um dos PCN (dos originais) que tenho em redor tem um dos quatro pontos inativo / a dar erro faz algum tempo, apresentando a instalação danos físicos e com a luz a vermelho, mas que mesmo assim é "utilizado".

Como carrego de forma mais regular por agora, reparo mais nisso e ontem com o estado na Miio a oscilar entre indisponível e em uso (novamente luz na tomada sempre a vermelho), esteve ocupado durante pelo menos 9 horas seguidas por um híbrido com o cabo lá ligado: Fiquei em dúvida se seria tentativa de carregar falhada ( 9h ??? ) ou se seria uma tentativa de "estacionamento com bonificação em preço", ou seja, passar o dia sem pagar e sem gastar com carregamento, dado que a tomada está mesmo inop.


Hoje regresso ao PCN.

A mesma tomada está ocupada por um outro híbrido com a Miio a marcar como estando a ser utilizado à 24h, o que é claramente "erro".
O exato mesmo híbrido de ontem está no entanto mais uma vez duas tomadas ao lado em tomada que está funcional, com a ficha ligada, mas a marcar como disponível na app: A carregar não está, ou se esteve, alguma falhou. Não há qualquer outra tomada para quem necessite.


Não julgando já este caso que poderá ser tudo uma grande coincidência, quem contactar por exemplo em caso de postos ocupados com híbridos ou VE "abandonados" e nós com necessidade de carregar? Nunca me deparei com esta situação.


OPC? PSP? EMEL (Lisboa) ?
É claro que o mais simples é encontrar um posto próximo, o que em Lisboa é fácil, mas em outros locais poderá não ser.
Última edição por rjspedition em 10 nov 2021, 16:32, editado 4 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por Nonnus » 10 nov 2021, 15:36

No tempo em que os carregamentos eram de borla havia N casos desses relatados. Pessoas que usavam os PCN como estacionamento para não pagarem estacionamento. Em Évora havia uma funcionaria da CM que fazia isso todos os dias num PCN em frente a CM. São os chicos espertos da vida.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2021, 15:58

A situação está um pouco confusa, se indicar o postos talvez possamos esclarecer melhor.

O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.

Normalmente a EMEL é implacável com o uso abusivo dos lugares postos e consequentemente multa quem não está a carregar.

A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por rjspedition » 10 nov 2021, 16:47

rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.

Hoje o mesmo PHEV está duas tomadas ao lado, cabo esticado, com a tomada a marcar como disponível na APP/Mobi-e: última utilização à mais de 4h.
Erro no carregamento? Chegou aos 100% e o posto terminou (isto é possível?) É que se for propositado está a ocupar uma tomada válida quando não há nenhuma disponível agora, por exemplo.



Folgo em saber que a EMEL costuma responder.

Na tomada que está danificada está um outro PHEV também de cabo esticado. :think:
Posto LSB-90111 ;)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por zeuz » 10 nov 2021, 17:13

Para carregar num PCN/PCR é necessário ter o dístico azul :
Em Lisboa o pessoal costuma reportar para a Polícia Municipal :
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por rnlcarlov » 10 nov 2021, 17:24

rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
Segundo a miio pertence à PowerDot. Daquilo que conheço do posto, ele realmente era um bocado manhoso, não sei se levou alguma intervenção desde a última vez que o usei há muito tempo atrás.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por rjspedition » 10 nov 2021, 17:27

Bem, tenho estado ilegal também ao que parece. :oops:

Desconhecia que era obrigatório o dístico, e confesso que não vejo um único faz bastante tempo:
3 — Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, (…), sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

Já serviu para algo o tópico, vou solicitar! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização indevida de PCN

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2021, 11:41

rjspedition Escreveu:
10 nov 2021, 16:47
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.
Pois, se não funciona é verdade, a EMEL é que não costuma a gostar muito da ideia :D
rnlcarlov Escreveu:
10 nov 2021, 17:24
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
Segundo a miio pertence à PowerDot. Daquilo que conheço do posto, ele realmente era um bocado manhoso, não sei se levou alguma intervenção desde a última vez que o usei há muito tempo atrás.
Sendo um posto 9xxx já foi concessionado e assim sendo se o posto está avariado, o melhor será reportar à PowerDot.

Responder

Voltar para “Carregamento”