Página 1 de 1

Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 14:52
por rjspedition
Boa tarde,

Um dos PCN (dos originais) que tenho em redor tem um dos quatro pontos inativo / a dar erro faz algum tempo, apresentando a instalação danos físicos e com a luz a vermelho, mas que mesmo assim é "utilizado".

Como carrego de forma mais regular por agora, reparo mais nisso e ontem com o estado na Miio a oscilar entre indisponível e em uso (novamente luz na tomada sempre a vermelho), esteve ocupado durante pelo menos 9 horas seguidas por um híbrido com o cabo lá ligado: Fiquei em dúvida se seria tentativa de carregar falhada ( 9h ??? ) ou se seria uma tentativa de "estacionamento com bonificação em preço", ou seja, passar o dia sem pagar e sem gastar com carregamento, dado que a tomada está mesmo inop.


Hoje regresso ao PCN.

A mesma tomada está ocupada por um outro híbrido com a Miio a marcar como estando a ser utilizado à 24h, o que é claramente "erro".
O exato mesmo híbrido de ontem está no entanto mais uma vez duas tomadas ao lado em tomada que está funcional, com a ficha ligada, mas a marcar como disponível na app: A carregar não está, ou se esteve, alguma falhou. Não há qualquer outra tomada para quem necessite.


Não julgando já este caso que poderá ser tudo uma grande coincidência, quem contactar por exemplo em caso de postos ocupados com híbridos ou VE "abandonados" e nós com necessidade de carregar? Nunca me deparei com esta situação.


OPC? PSP? EMEL (Lisboa) ?
É claro que o mais simples é encontrar um posto próximo, o que em Lisboa é fácil, mas em outros locais poderá não ser.

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 15:36
por Nonnus
No tempo em que os carregamentos eram de borla havia N casos desses relatados. Pessoas que usavam os PCN como estacionamento para não pagarem estacionamento. Em Évora havia uma funcionaria da CM que fazia isso todos os dias num PCN em frente a CM. São os chicos espertos da vida.

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 15:58
por rimsilva
A situação está um pouco confusa, se indicar o postos talvez possamos esclarecer melhor.

O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.

Normalmente a EMEL é implacável com o uso abusivo dos lugares postos e consequentemente multa quem não está a carregar.

A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 16:47
por rjspedition
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.

Hoje o mesmo PHEV está duas tomadas ao lado, cabo esticado, com a tomada a marcar como disponível na APP/Mobi-e: última utilização à mais de 4h.
Erro no carregamento? Chegou aos 100% e o posto terminou (isto é possível?) É que se for propositado está a ocupar uma tomada válida quando não há nenhuma disponível agora, por exemplo.



Folgo em saber que a EMEL costuma responder.

Na tomada que está danificada está um outro PHEV também de cabo esticado. :think:
Posto LSB-90111 ;)

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 17:13
por zeuz
Para carregar num PCN/PCR é necessário ter o dístico azul :
Em Lisboa o pessoal costuma reportar para a Polícia Municipal :

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 17:24
por rnlcarlov
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
Segundo a miio pertence à PowerDot. Daquilo que conheço do posto, ele realmente era um bocado manhoso, não sei se levou alguma intervenção desde a última vez que o usei há muito tempo atrás.

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 10 nov 2021, 17:27
por rjspedition
Bem, tenho estado ilegal também ao que parece. :oops:

Desconhecia que era obrigatório o dístico, e confesso que não vejo um único faz bastante tempo:
3 — Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, (…), sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

Já serviu para algo o tópico, vou solicitar! :D

Re: Utilização indevida de PCN

Enviado: 11 nov 2021, 11:41
por rimsilva
rjspedition Escreveu:
10 nov 2021, 16:47
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.
Pois, se não funciona é verdade, a EMEL é que não costuma a gostar muito da ideia :D
rnlcarlov Escreveu:
10 nov 2021, 17:24
rimsilva Escreveu:
10 nov 2021, 15:58
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
Segundo a miio pertence à PowerDot. Daquilo que conheço do posto, ele realmente era um bocado manhoso, não sei se levou alguma intervenção desde a última vez que o usei há muito tempo atrás.
Sendo um posto 9xxx já foi concessionado e assim sendo se o posto está avariado, o melhor será reportar à PowerDot.