Carregadores rede Tesla

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr » 21 jan 2022, 14:42

Eu falo por mim, obviamente. Fazer contas nunca foi problema, especialmente se houver poupança.

Sobre o modelo, a discussão deve e está a ser ser amplamente realizada noutros tópicos mais adequados por isso não vale a pena insistir aqui sobre isso.

BTW, mesmo na rede Tesla (nem em qualquer outro posto que cobre por energia) o utilizador não sabe exatamente o custo final da energia colocada na bateria. Fatores como a temperatura ambiente, pré-aquecimento e tempo de carga significam que uma parte significativa da energia cobrada será para outros fins que a carga da bateria. Cerca de 7kW da energia que entra no carro são gastos a aquecer a bateria até 50ºC e depois, dependendo da temperatura ambiente e potência de carga, a manter a temperatura nesse valor.

Aliás, esta situação na rede pública e no Continente é um problema sério que afeta os Tesla (pelo menos os TM3). Em postos de 50kW DC a potência de carga baixa para os 43kW (na verdade se o SOC for baixo pode baixar para os 36-37kW!), o que significa que vamos pagar um valor significativamente acima do que seria à potência máxima do posto. Para postos de maior potência a percentagem de energia gasta a aquecer/arrefecer a bateria é menor, perdendo significado.
Como caso extremo, cheguei a fazer uma carga no meu TM3 num posto de testes da iCharging a 10kW e na bateria só estavam a entrar 3kW, ou seja os Teslas desde que seja carga DC tentam aquecer a bateria até 50ºC, independentemente da potência de carga. Numa carga que fiz no Continente há 2 meses atrás os primeiros 20m de carga foram a 36-37kW e depois de repente saltou para os 43kW quando parou de aquecer a bateria mantendo-se aí no resto da carga.

Como recomendação, para carregamentos DC em Tesla devemos escolher os postos de maior potência para que a parte da potência gasta a aquecer/arrefecer a bateria seja relativamente menor.
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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por alvesjc » 21 jan 2022, 16:09

Mas isto não é minimizado quando indicamos no computador do carro que vamos carregar e ele começa a fazer o pre-acondicionamento da bateria para a carga?

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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr » 21 jan 2022, 16:54

Mesmo com o pré-aquecimento (que só faz nos SuCs) isso também acontece, mas de facto em menor escala. Já há algum tempo que não faço essa análise em SuCs, da última vez que fiz o pack estava pouco acima dos 30C (numa noite fria de inverno). O algoritmo pode ter entretanto mudado.

É de salientar que o pré aquecimento gasta muita energia da bateria, o que quer dizer que essa energia será cobrada na mesma, embora de forma direta entrando na bateria. A grande vantagem é acelerar o processo de carga, pois ele pode ir direto para potências de carga muito elevadas sem ter de esperar pelo aquecimento. Há ainda a energia gasta a arrefecer o pack após ele chegar aos 50C, e essa é variável com a temperatura ambiente e potência de carga (que depende do SOC).

Para postos de baixa potência (não SuCs) colocar a temperatura da bateria em 50C não faz qualquer sentido, deveriam retirar essa função nesses postos.

A nossa sorte é estarmos num país ameno. Em países frios a porção de energia gasta a aquecer o pack é muito mais significativa.
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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por Fil » 21 jan 2022, 17:08

Nos Teslas o custo fica imediatamente no ecrã do carro, e é cobrado de seguida.

Já é possível pré-aquecer a bateria para qualquer posto, nas versões mais actuais de software.

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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr » 21 jan 2022, 20:44

Ainda não vi esse pré aquecimento para postos fora da rede de SuCs, como se faz? Depende da BD de postos que o carro mostra?
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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por BrunoAlves » 22 jan 2022, 01:51

As perdas no carregamento são obviamente uma coisa inerente ao funcionamento do VE. No caso da Tesla esse condicionamento da bateria pode representar consumo adicional do posto sem dúvida, mas não há como fugir. É uma decisão do carro.
Poderá ser um factor a considerar na decisão de compra ou de carregamento.
Já me aconteceu ir carregar num PCN de madrugada antes de sair, tinha estado muito frio e o carro dormiu ao relento, o PCN ser de 22kW e o carro também, mas a app do carro dizer que estava a carregar a metade. O condicionamento é real e gasta um bocado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por Fil » 22 jan 2022, 02:08

mjr Escreveu:
21 jan 2022, 20:44
Ainda não vi esse pré aquecimento para postos fora da rede de SuCs, como se faz? Depende da BD de postos que o carro mostra?
https://support.fastned.nl/hc/en-gb/art ... la-Model-3

Sim, basta navegar para o posto, como se de um supercarregador se tratasse. Desde que apareça no mapa.

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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr » 22 jan 2022, 12:35

Hoje fiz isso para um posto que estava no mapa (PCR da circunvalação, 50kW) e não fez o pré aquecimento. Pelo menos não indicou que o estava a fazer...
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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por Fil » 22 jan 2022, 16:10

Poderá ser de alguma actualização que ainda não tens. Vinha nas notas de uma delas.

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Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr » 22 jan 2022, 18:44

Tenho a 2021.44.30.8, que penso ser a última aqui em PT... Provavelmente só funciona em certas redes, como a Fastned, não? Já testaste em PT?
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