Ok, então...
Aproveitei o meu “footing” diário para fazer um reconhecimento próximo da minha residência.
Quero estar devidamente “formado” quando receber o meu Polestar 2 MY24 LRSM.
Confirmei algumas coisas que já fui aprendendo relativamente ao carregamento na via pública (…embora a maior parte dos ditos vá ser feita na minha garagem…) e surgiram-me algumas dúvidas que talvez me possam esclarecer bem como, por favor, confirmar o que julgo já ter entendido.
1. O primeiro posto de abastecimento tinha 3 tipos de cabo/ficha: CHAdeMO, CCS e Tipo 2/Mannekes. A aplicação da Miio que me foi recomendada e que, entretanto, instalei dava as 3 como operativas, sem ocupação o que correspondia à situação que constatei.
Julgo perceber que, neste tipo de posto, os terminais CHAdeMO e CCS excluem-se um ao outro, se um deles estiver a ser utilizado, correcto?
Pergunto isto para saber se vale a pena adquirir um adaptador Tipo 2/CHAdeMO para maximizar as possibilidades de carregamento, em termos de disponibilidade, ao chegar a uma estação. (O Polestar tem tomada Tipo 2/CCS, pelo que sendo esse o caso, chegando a um posto onde os terminais Tipo 2 e CCS estejam a ser utilizados, de nada me servirá ter o adaptador).
2. O segundo posto era dos mais pequenos, menos potente, um paralelepípedo vertical com, apenas, 2 tomadas tipo 2, em faces opostas. Não se encontrava sinalizado na app. Como informava estar temporariamente inoperativo, fiquei sem saber se se tratava de uma lacuna de mapeamento ou se será app que, de forma automática, remove os postos inoperativos.
3. Avancei para outro posto, do mesmo tipo do anterior. Estava corretamente sinalizado na app, quer em termos de mapeamento, quer em termos de ocupação (livres, as 2 tomadas). Presumo que os postos maiores, de maior potência tenham sempre os cabos com a ficha, sendo que os menos potentes, tenham apenas as tomadas, devendo eu usar o cabo tipo 2 que vem com o carro. Correcto?
4. O posto seguinte foi um bocadinho estranho. Tratava-se de um posto com 3 tomadas (…mas apenas 2 posições de carregamento, o que parece comprovar que CCS e CHAdeMO são mutuamente exclusivas…). Tinha um Tesla ligado através da ficha tipo 2 o que achei estranho uma vez que têm uma tomada dupla, igual à do meu futuro Polestar e teria mais sido mais lógico ter usado a CCS, certo? Talvez já lá estivesse há algum tempo e a CCS estivesse a ser usada quando chegou. O que achei ainda mais estranho foi a app dar o terminal Tipo 2 como “desocupado” quando estava claramente ocupado.
É possível, terminado um carregamento um Tesla (...ou qualquer outro carro...) cancelar a ligação eléctrica com o posto, mantendo a ligação física e provocando assim o erro de reporte como “livre”, por parte do posto?
Pergunto, porque presumo que não será agradável conduzir 10 ou 20 kms até um posto dado como livre pelas aplicações, apenas para lá chegar e o ver ocupado por veículos, sem estarem a carregar.
Enquanto lá estive, apareceu um Nissan (?). Ligou-se à tomada CCS e a app reportou correctamente a mudança de estado do terminal.
5. De seguida, um dos tais postos verticais em tudo semelhante aos que já descrevi, mas com o símbolo da Efacec (…os outros eram Mobi.e, se não me engano…). Embora não estivesse lá ninguém, a app dava-o como “em uso” sendo que, enquanto escrevo isto, ainda o dá como “Em uso à 04H12M”, apesar de apenas ter passado cerca de 1 hora desde que lá passei.
6. Finalmente, fui a um posto de carregamento com terminais ultra-rápidos (2 de 100W + 1 de 180W) que está situado no parque de estacionamento de um hotel. Telefonei para a recepção e perguntei se eram de uso público e confirmaram-me que sim, o que me fez surgir a seguinte dúvida: Será que este tipo de entidades são obrigadas a disponibilizar certos tipos de postos ao público, em geral, seja por legislação específica, seja por disposições contratuais com o OPC que instalou o posto?
Obrigado pela V. atenção e eventual ajuda nestas considerações e questões.
EVK