VE ou não?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
JDLourenco
Mensagens: 3
Registado: 06 jul 2020, 14:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

VE ou não?

Mensagem por JDLourenco » 20 out 2023, 15:58

Boas

Como qualquer tuga de classe média (perdão de classe baixa, a classe média está a ser dizimada) estava a pensar em trocar o velhinho fumarento a gasóleo (quero dizer 2007 em Portugal está ainda no meio da vida...) por um 100% elétrico para a cidade, mantendo o novo fumarento a gasóleo para as longas deslocações, isto porque vivo como a classe pobre em Portugal num apartamento sem acesso a garagem.

A pergunta que se impõe é a seguinte, não tendo acesso ao carregamento pessoal e só apenas em carregamentos públicos se já vale a pena??
Ou irei ter uma grande dor de cabeça, pois são escassos (apesar de estarem a crescer) e caros, se compensa a troca diesel/elétrico em termos de economia, porque já sei que em termos de conforto não (carregar será sempre 4 horas) e nas bombas são 2 até 10 minutos... claro com vantagens para o ambiente...

Mas terei vantagens ou terei de esperar pelo salto tecnológico e aguentar o fumarento mais tempo... (parece me ser a solução racional... para já...)

Um abraço
Joe

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: VE ou não?

Mensagem por civic » 21 out 2023, 17:27

Acho que nessa questão depende principalmente da disponibilidade financeira, um citadino elétrico tem vantagens que não apenas pelo custo da eletricidade, não tens que te preocupar com revisões de motores a combustão, é um carro bem mais facil de manter sem ter garagem do que um a combustão.
Em termos de carregamento diria que vivendo em cidade se torna facil gerir a carga de um EV, conheço quem tenha um LEAF 24 à uma carrada de anos apenas a carregar em cidade (Viseu), claro que isto depende sempre dos kms que se fazem diariamente, e se tens alguma opção perto de casa, se não tens, esquece.
Para finalizar, trocar um carro em termos financeiros é sempre para perder, salvo se existe algum problema com o atual e se perspectiva uma despesa a curto prazo... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: VE ou não?

Mensagem por jart » 21 out 2023, 18:19

O tempo de carregamento depende do carro e dos carregadores usados. As 4 horas referidas será apenas em PCNs. Dependendo do carro, os carregamentos rápidos serão sempre em menos de 1 hora.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: VE ou não?

Mensagem por Nonnus » 21 out 2023, 18:58

Faltou mencionar algumas coisas para podermos ajudar da melhor forma.

- Quantos KM faz por dia?

- Em que cidade é que vive?

- Tem disponibilidade de carregar quando esta no trabalho?

- Os carregadores na cidade onde vive tem uma taxa de ocupação elevada, ou quando passa por eles estão sempre as moscas?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

JDLourenco
Mensagens: 3
Registado: 06 jul 2020, 14:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: VE ou não?

Mensagem por JDLourenco » 30 out 2023, 20:46

Nonnus Escreveu:
21 out 2023, 18:58
Faltou mencionar algumas coisas para podermos ajudar da melhor forma.

- Quantos KM faz por dia?

- Em que cidade é que vive?

- Tem disponibilidade de carregar quando esta no trabalho?

- Os carregadores na cidade onde vive tem uma taxa de ocupação elevada, ou quando passa por eles estão sempre as moscas?
Boas

Aqui ficam as respostas:

- Quantos KM faz por dia? - 20Km entre a cidade e alguns na Nacional

- Em que cidade é que vive? - Santarém

- Tem disponibilidade de carregar quando esta no trabalho? - Não.

- Os carregadores na cidade onde vive tem uma taxa de ocupação elevada, ou quando passa por eles estão sempre as moscas? - Não tenho reparado muito bem, mas ultimamente como tenho estado mais atento diria que não estão sempre ocupados e parece-me que existem alguns.

Posso fazer uma pergunta?

Quanto custa em média ou neste caso um valor aproximado de valor máximo e minimo para um carregamento Rápido CCS com máximo de 100KW de carga e carregar até tb um máximo de 50KW/h (estaria a ponderar o eCorsa ou e-208, pois são parece o mesmo modelo)....

Obrigado a todos a ajuda...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: VE ou não?

Mensagem por Nonnus » 30 out 2023, 21:35

Vivendo em Santarém os carregadores não são assim tão escassos como escreveu no seu primeiro post. Tem cerca de 20 carregadores, entre lentos (3.5kW), normais (até 22kW) e rápidos (>50kW). Uma das vantagens é que tem por exemplo nas grandes superfícies como Continente, Mercadona, Lidl, eleclerc, Pingo Doce. Estes por exemplo pode usar quando vai as compras e assim não perde tempo.

Para 20km diários não existe necessidade de carregar o carro todos os dias se optar por um e-208 ou o e-corsa (sim, são o mesmo carro), logo se houver um dia que por algum motivo não consiga carregar o carro isso não o vai impedir de usar o carro para o fim que se destina no dia seguinte. Consegue facilmente fazer uma semana de trabalho sem necessidade de carregar o carro e por exemplo carrega-lo apenas ao fim de semana. 20km X 5 dias = 100km, um e208 em condições normais faz cerca ~300km, portanto existe muita margem.

Não há necessidade de pensar em carregamentos de 100kW para o dia a dia, além de serem mais caros o carro apenas tira proveito dessa velocidade por breves momentos e nas condições ideais, como temperatura e percentagem da bateria. Carregamentos de 50kW são mais que suficientes.

Desengane-se se pensa que vai comprar o carro como segundo carro. Assim que perceber as vantagens do carro electrico vai passar a ser o carro principal. Aconteceu a todos nós consigo não vai ser diferente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

JDLourenco
Mensagens: 3
Registado: 06 jul 2020, 14:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: VE ou não?

Mensagem por JDLourenco » 30 out 2023, 21:40

Nonnus Escreveu:
30 out 2023, 21:35
Vivendo em Santarém os carregadores não são assim tão escassos como escreveu no seu primeiro post. Tem cerca de 20 carregadores, entre lentos (3.5kW), normais (até 22kW) e rápidos (>50kW). Uma das vantagens é que tem por exemplo nas grandes superfícies como Continente, Mercadona, Lidl. Estes por exemplo pode usar quando vai as compras e assim não perde tempo.

Para 20km diários não existe necessidade de carregar o carro todos os dias se optar por um e-208 ou o e-corsa (sim, são o mesmo carro), logo se houver um dia que por algum motivo não consiga carregar o carro isso não o vai impedir de usar o carro para o fim que se destina no dia seguinte.

Não há necessidade de pensar em carregamentos de 100kW para o dia a dia, além de serem mais caros o carro apenas tira proveito dessa velocidade por breves momentos e nas condições ideais, como temperatura e percentagem da bateria. Carregamentos de 50kW são mais que suficientes.

Desengane-se se pensa que vai comprar o carro como segundo carro. Assim que perceber as vantagens do carro electrico vai passar a ser o carro principal. Aconteceu a todos nós consigo não vai ser diferente.
Obrigado pela ajuda.

Para o referido caso e Corsa qual seria mais ou menos o valor de carregando num posto desses rápidos entre 10% e 80% ou seja 40KW mais ou menos em 1 hora, pelas contas que fiz no site Mio (creio ser isto) faria entre 25 a 35 Euros o que acho 45 Euros caro....

EVUber
Mensagens: 74
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: VE ou não?

Mensagem por EVUber » 31 out 2023, 02:32

Se vai fazer 20km por dia, ou menos de 10.000/ano e duma perspectiva financeira não precisa de um VE.

Alugue um VE por 15 dias, active os carregamentos via verde ou app Miio, de uns passeios ao fim de semana..se gostar compre, mas compre um VE com autónomia para 450 a 500km...

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: VE ou não?

Mensagem por pbaptista » 05 nov 2023, 20:27

JDLourenco Escreveu:
20 out 2023, 15:58
Boas

Como qualquer tuga de classe média (perdão de classe baixa, a classe média está a ser dizimada) estava a pensar em trocar o velhinho fumarento a gasóleo (quero dizer 2007 em Portugal está ainda no meio da vida...) por um 100% elétrico para a cidade, mantendo o novo fumarento a gasóleo para as longas deslocações, isto porque vivo como a classe pobre em Portugal num apartamento sem acesso a garagem.

A pergunta que se impõe é a seguinte, não tendo acesso ao carregamento pessoal e só apenas em carregamentos públicos se já vale a pena??
Ou irei ter uma grande dor de cabeça, pois são escassos (apesar de estarem a crescer) e caros, se compensa a troca diesel/elétrico em termos de economia, porque já sei que em termos de conforto não (carregar será sempre 4 horas) e nas bombas são 2 até 10 minutos... claro com vantagens para o ambiente...

Mas terei vantagens ou terei de esperar pelo salto tecnológico e aguentar o fumarento mais tempo... (parece me ser a solução racional... para já...)

Um abraço
Joe
Eu nunca compraria um VE se não pudesse carregar em casa, financeiramente faz uma grande diferença entre carregar na rede publica ou em casa.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: VE ou não?

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2023, 12:57

JDLourenco Escreveu:
30 out 2023, 21:40
Obrigado pela ajuda.

Para o referido caso e Corsa qual seria mais ou menos o valor de carregando num posto desses rápidos entre 10% e 80% ou seja 40KW mais ou menos em 1 hora, pelas contas que fiz no site Mio (creio ser isto) faria entre 25 a 35 Euros o que acho 45 Euros caro....
Infelizmente não lhe podemos dar com exactidão o preço a pagar porque existem muitas variáveis que influenciam o preço final.

Por exemplo supondo que você usa o CEME miio com o preço do kWh a 0.15€ e carrega 40kWh, o preço da energia iria ser de 6€, mas a este valor tem de adicionar a taxa de activação do posto que será mais ~0.08€ e tem de adicionar a componente OPC que difere de posto para posto, mas anda a volta dos 0.08€ por minuto. Supondo que carregava esses 40kWh numa hora daria qualquer coisa como 4.80€.

Então teria qualquer coisa como 6€ (consumo de energia) + 4.80€ + 0.08€ (componente OPC) + impostos = 13.38€ Estas contas feitas por mim para uma hora de carregamento com valores de referência dos posto que eu uso normalmente.

Na aplicação miio escolhendo o carregador do Pingo Doce de Santarém de 60kW, para um carregamento dos 10% aos 80% num e-Corsa dá um valor de 13.83€, precisando apenas de 37 minutos e carregando 32.9kWh. Com um valor de 0.20€ o kWh (valor no momento que escrevo) + 4.39€ da componente OPC + 2.62€ de taxas. Este posto tem uma taxa de activação de 0.26€ e cobra 0.11€ por minuto.

Se o carro fizer uma média de 16kWh com 13.83€ faz 200km. Ao preço que estão os combustiveis fosseis com este valor não faz nem 100km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”