Leaf Spy Pro

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por cacoila » 25 out 2017, 16:24

Também o experimentei, nada...

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 739
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por LuisG » 02 jan 2018, 10:00

Já alguém atualizou a APP para a versão (1.6.28) recentemente lançada (iOS) ?
Desde essa altura o SOH passou acima dos 100% :shock:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

hmendes
Mensagens: 384
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por hmendes » 06 jan 2018, 21:52

LuisG Escreveu:Já alguém atualizou a APP para a versão (1.6.28) recentemente lançada (iOS) ?
Desde essa altura o SOH passou acima dos 100% :shock:
Sim, essa alteração está relatara nas novas funcionalidades. Agora também tem decimais, o que não tinha.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 1829
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por Apr » 07 jan 2018, 01:37

Iniciei ha pouco uma carga no meu Leaf mk2 e estou a monitorizar os dados que aparecem com o carro desligado e com o leaf spy a enviar dados no modo servidor, neste caso para o meu servidor caseiro.

Quando liguei o LS já com o carro desligado, aparece tudo a zero:

Código: Selecionar todos

{
	"user": "",
	"pass": "",
	"DevBat": "45",
	"Gids": "0",
	"Lat": "0",
	"Long": "0",
	"Elv": "0",
	"Seq": "21",
	"Trip": "372",
	"Odo": "0",
	"SOC": "102.3001",   ---> muito errado! 
	"AHr": "0.0000",
	"BatTemp": "14.6",
	"Amb": "87.0",
	"Wpr": "0",
	"PlugState": "0",
	"ChrgMode": "0",
	"ChrgPwr": "0",
	"VIN": "censurado",
	"PwrSw": "0",
	"Tunits": "C",
	"RPM": "0",
	"Date": "06/01 23:59:59"
}
Assim que ativei o EVSE remotamente apareceram mais dados:

Código: Selecionar todos

{
	"user": "",
	"pass": "",
	"DevBat": "45",
	"Gids": "36",       ---> Apareceu!
	"Lat": "censurado",
	"Long": "censurado",
	"Elv": "52.6",
	"Seq": "58",
	"Trip": "372",
	"Odo": "0",
	"SOC": "23.6001",       ---> Apareceu!
	"AHr": "0.0000",
	"BatTemp": "14.6",
	"Amb": "5.0",       ---> Apareceu!
	"Wpr": "0",
	"PlugState": "2",       ---> Ligado!
	"ChrgMode": "0",
	"ChrgPwr": "0",
	"VIN": "censurado",
	"PwrSw": "0",
	"Tunits": "C",
	"RPM": "0",
	"Date": "07/01 00:03:05"
}
A potência começou a subir devagar ate aos 20A configurados e agora está assim:

Código: Selecionar todos

{
	"user": "",
	"pass": "",
	"DevBat": "46",
	"Gids": "54",       ---> Incrementa
	"Lat": "censurado",
	"Long": "censurado",
	"Elv": "60.4",
	"Seq": "285",
	"Trip": "373",
	"Odo": "0",
	"SOC": "31.5001",       ---> Incrementa
	"AHr": "0.0000",
	"BatTemp": "14.6",
	"Amb": "5.5",
	"Wpr": "0",
	"PlugState": "2",
	"ChrgMode": "2",
	"ChrgPwr": "4000",       ---> energia fornecida à bateria
	"VIN": "censurado",
	"PwrSw": "0",
	"Tunits": "C",
	"RPM": "0",
	"Date": "07/01 00:22:05"
}
Quando acabar a carga meto o resultado num gráfico. Suspeito que o SOC final vai ultrapassar os 100% e só vai ajustar quando ligar o carro.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 1829
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por Apr » 07 jan 2018, 11:15

e cá está a carga completa, nem tudo acontece como esperamos:

- Ainda antes de tirar a ficha J1772 a temperatura da bateria é atualizada
- Assim que tiro a ficha J1772 o SOC e AHr são recalculados. a temperatura exterior também.
- Quando ligo o carro passa a aparecer o totalizador de Km e o SOC continua a ajustar
- Quando desligo o carro e volto para casa o SOC continua a ajustar até fixar.

O gráfico ficou assim:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/-68gq ... 29-h549-no[/img]

Dá para ver claramente às 00:00 quando o EVSE é ligado que os valores aparecem e agora de manhã quando retirei a ficha e liguei o carro alguns valores foram ajustados. A curva de SOC/GIDS é que não é nada linear durante o carregamento.



Quem quiser analisar os dados aqui fica a info , aqui no post fica desformatada.

Código: Selecionar todos

[code]Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3001","AHr":"52.4900","BatTemp":"14.0","Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:11"}
Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3001","AHr":"52.4900","BatTemp":"14.0","Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:16"}
Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3",   "AHr":"52.4900","BatTemp":"9.6", "Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:21"}
J1772 fora {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.25",  "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0", "PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:26"}
J1772 fora {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.25",  "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0" ,"PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:31"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.1224","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0" ,"PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:36"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.1157","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:41"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.109", "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:46"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.1026","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:51"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0905","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:01"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:06"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:11"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:16"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:21"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:26"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:31"}
[/code]

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por mjr » 07 jan 2018, 11:45

Curioso como o SOC e os GIDS chegam ao máximo antes de a carga terminar. Integrando a olho a energia após o SOC chegar a 100% ainda parece ter entrado na bateria pelo menos mais 1 kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3797
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por VETL » 07 jan 2018, 11:51

Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 1829
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por Apr » 07 jan 2018, 12:23

mjr Escreveu:Curioso como o SOC e os GIDS chegam ao máximo antes de a carga terminar. Integrando a olho a energia após o SOC chegar a 100% ainda parece ter entrado na bateria pelo menos mais 1 kW.h.

Da tomada regista 1.8kWh.

[img]https://lh3.googleusercontent.com/_yvH0 ... 95-h248-no[/img]

Ainda é um "desperdicio" bastante significativo! Era interessante ler as tensões das células neste periodo para ver se não entra mesmo nada.
VETL Escreveu:Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.
para ambos mk1 e 30kWh?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por mjr » 07 jan 2018, 12:42

No mk1 o SOC sobe até parar a carga. Se insistir passado algum tempo reiniciando a carga ele pode ou não aumentar o SOC. Por vezes paradoxalmente diminui o SOC, apesar de entrar corrente na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3797
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf Spy Pro

Mensagem por VETL » 07 jan 2018, 23:34

Apr Escreveu:
VETL Escreveu:Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.
para ambos mk1 e 30kWh?
mk1 e mk2 de 30kWh pelo menos.
Vê-se quando arrancamos, nos primeiros km, uma descida inicial acentuada do n.º Gid's ou muito tempo a andar sem os Gid's baixarem consoante o caso.
Depois disso, os Gid's baixam em sintonia com os km que fazemos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”