Leaf Spy Pro

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor cacoila » 25 Oct 2017, 16:24

Também o experimentei, nada...
cacoila
 
Mensagens: 217
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor LuisG » 02 jan 2018, 10:00

Já alguém atualizou a APP para a versão (1.6.28) recentemente lançada (iOS) ?
Desde essa altura o SOH passou acima dos 100% :shock:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 636
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Localização: Alenquer
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor hmendes » 06 jan 2018, 21:52

LuisG Escreveu:Já alguém atualizou a APP para a versão (1.6.28) recentemente lançada (iOS) ?
Desde essa altura o SOH passou acima dos 100% :shock:


Sim, essa alteração está relatara nas novas funcionalidades. Agora também tem decimais, o que não tinha.
hmendes
 
Mensagens: 206
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Localização: Porto
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor Apr » 07 jan 2018, 01:37

Iniciei ha pouco uma carga no meu Leaf mk2 e estou a monitorizar os dados que aparecem com o carro desligado e com o leaf spy a enviar dados no modo servidor, neste caso para o meu servidor caseiro.

Quando liguei o LS já com o carro desligado, aparece tudo a zero:

Código: Selecionar todos
{
   "user": "",
   "pass": "",
   "DevBat": "45",
   "Gids": "0",
   "Lat": "0",
   "Long": "0",
   "Elv": "0",
   "Seq": "21",
   "Trip": "372",
   "Odo": "0",
   "SOC": "102.3001",   ---> muito errado!
   "AHr": "0.0000",
   "BatTemp": "14.6",
   "Amb": "87.0",
   "Wpr": "0",
   "PlugState": "0",
   "ChrgMode": "0",
   "ChrgPwr": "0",
   "VIN": "censurado",
   "PwrSw": "0",
   "Tunits": "C",
   "RPM": "0",
   "Date": "06/01 23:59:59"
}


Assim que ativei o EVSE remotamente apareceram mais dados:

Código: Selecionar todos
{
   "user": "",
   "pass": "",
   "DevBat": "45",
   "Gids": "36",       ---> Apareceu!
   "Lat": "censurado",
   "Long": "censurado",
   "Elv": "52.6",
   "Seq": "58",
   "Trip": "372",
   "Odo": "0",
   "SOC": "23.6001",       ---> Apareceu!
   "AHr": "0.0000",
   "BatTemp": "14.6",
   "Amb": "5.0",       ---> Apareceu!
   "Wpr": "0",
   "PlugState": "2",       ---> Ligado!
   "ChrgMode": "0",
   "ChrgPwr": "0",
   "VIN": "censurado",
   "PwrSw": "0",
   "Tunits": "C",
   "RPM": "0",
   "Date": "07/01 00:03:05"
}


A potência começou a subir devagar ate aos 20A configurados e agora está assim:
Código: Selecionar todos
{
   "user": "",
   "pass": "",
   "DevBat": "46",
   "Gids": "54",       ---> Incrementa
   "Lat": "censurado",
   "Long": "censurado",
   "Elv": "60.4",
   "Seq": "285",
   "Trip": "373",
   "Odo": "0",
   "SOC": "31.5001",       ---> Incrementa
   "AHr": "0.0000",
   "BatTemp": "14.6",
   "Amb": "5.5",
   "Wpr": "0",
   "PlugState": "2",
   "ChrgMode": "2",
   "ChrgPwr": "4000",       ---> energia fornecida à bateria
   "VIN": "censurado",
   "PwrSw": "0",
   "Tunits": "C",
   "RPM": "0",
   "Date": "07/01 00:22:05"
}


Quando acabar a carga meto o resultado num gráfico. Suspeito que o SOC final vai ultrapassar os 100% e só vai ajustar quando ligar o carro.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 1621
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor Apr » 07 jan 2018, 11:15

e cá está a carga completa, nem tudo acontece como esperamos:

- Ainda antes de tirar a ficha J1772 a temperatura da bateria é atualizada
- Assim que tiro a ficha J1772 o SOC e AHr são recalculados. a temperatura exterior também.
- Quando ligo o carro passa a aparecer o totalizador de Km e o SOC continua a ajustar
- Quando desligo o carro e volto para casa o SOC continua a ajustar até fixar.

O gráfico ficou assim:

Image

Dá para ver claramente às 00:00 quando o EVSE é ligado que os valores aparecem e agora de manhã quando retirei a ficha e liguei o carro alguns valores foram ajustados. A curva de SOC/GIDS é que não é nada linear durante o carregamento.



Quem quiser analisar os dados aqui fica a info , aqui no post fica desformatada.
Código: Selecionar todos
[code]Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3001","AHr":"52.4900","BatTemp":"14.0","Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:11"}
Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3001","AHr":"52.4900","BatTemp":"14.0","Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:16"}
Estado inic{"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.3",   "AHr":"52.4900","BatTemp":"9.6", "Amb":"6.5","Wpr":"0", "PlugState":"2","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:21"}
J1772 fora {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.25",  "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0", "PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:26"}
J1772 fora {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.25",  "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0" ,"PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:30:31"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"0",    "SOC":"97.1224","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"0" ,"PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:36"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.1157","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:41"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.109", "AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:46"}
Carro ON   {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.1026","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"1","Date":"07/01 09:30:51"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0905","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:01"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:06"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:11"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:16"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:21"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:26"}
Carro OFF  {"Gids":"228","Odo":"79003","SOC":"97.0001","AHr":"52.4704","BatTemp":"9.6", "Amb":"4.0","Wpr":"25","PlugState":"0","ChrgMode":"0","ChrgPwr":"0","PwrSw":"0","Date":"07/01 09:31:31"}
[/code]
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 1621
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor mjr » 07 jan 2018, 11:45

Curioso como o SOC e os GIDS chegam ao máximo antes de a carga terminar. Integrando a olho a energia após o SOC chegar a 100% ainda parece ter entrado na bateria pelo menos mais 1 kW.h.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 146000 km em 2017-12-13.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
 
Mensagens: 7399
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Localização: Porto
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor VETL » 07 jan 2018, 11:51

Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 3653
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Localização: Aveiro
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor Apr » 07 jan 2018, 12:23

mjr Escreveu:Curioso como o SOC e os GIDS chegam ao máximo antes de a carga terminar. Integrando a olho a energia após o SOC chegar a 100% ainda parece ter entrado na bateria pelo menos mais 1 kW.h.



Da tomada regista 1.8kWh.

Image

Ainda é um "desperdicio" bastante significativo! Era interessante ler as tensões das células neste periodo para ver se não entra mesmo nada.

VETL Escreveu:Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.


para ambos mk1 e 30kWh?
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 1621
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor mjr » 07 jan 2018, 12:42

No mk1 o SOC sobe até parar a carga. Se insistir passado algum tempo reiniciando a carga ele pode ou não aumentar o SOC. Por vezes paradoxalmente diminui o SOC, apesar de entrar corrente na bateria.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 146000 km em 2017-12-13.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
 
Mensagens: 7399
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Localização: Porto
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Re: Leaf Spy Pro

Mensagempor VETL » 07 jan 2018, 23:34

Apr Escreveu:
VETL Escreveu:Mesmo depois de ligar o carro e começar a andar, ele ainda faz mais ajustamentos.
Mas isso só acontece nos carregamentos a 100%.


para ambos mk1 e 30kWh?


mk1 e mk2 de 30kWh pelo menos.
Vê-se quando arrancamos, nos primeiros km, uma descida inicial acentuada do n.º Gid's ou muito tempo a andar sem os Gid's baixarem consoante o caso.
Depois disso, os Gid's baixam em sintonia com os km que fazemos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 3653
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Localização: Aveiro
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras

Anterior

Voltar para Truques e Dicas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante