Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar

Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagempor fonsecafil » 29 jan 2018, 18:35

Boas,

Estou a finalizar uma moradia e pedi ao electricista para colocar uma tomada de 32A na garagem para carregar o Leaf com a protecção devida.
Ele colocou uma tomada CEE azul, cabo e disjuntor no quadro adequados para o efeito (espero eu). Como ele nunca tinha feito nada semelhante colocou a tomada errada apesar de lhe ter enviado fotos e referência da tomada a colocar.
Como eu ainda percebo menos agradeço se alguém me puder ajudar neste assunto.
O objectivo é carregar um pouco mais rápido - daí os 32A - mas pela pesquisa que fiz não será fácil, nem barato, colocar uma ficha fêmea tipo 2 na parede.
A solução passará por fazer um cabo com ficha tipo 1 (para o carro) e ficha CEE para a tomada que já está lá? É viável? Vou tirar partido dos 32A? Onde compro essas peças e qual a espessura do cabo?
Ou há adaptadores Tipo 2 para CEE?

Outra questão - a instalação da casa é trifásica e pelo que já li aqui no fórum existem tomadas CEE trifásicas. Isto quer dizer que posso ter uma tomada CEE trifásica e ainda carrega mais rápido ou já estou a sonhar?

Cumps
Filipe
fonsecafil

Registado: 11 nov 2016, 23:27
Data de fabrico: 01 mai 2016

Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagempor beme83 » 29 jan 2018, 19:25

Caro Filipe

Os atuais leaf e o modelo 2018 apenas carregam em monofásico. Já o próximo de 60 kW irá ter carregador trifásico.
Para efeitos futuros provavelmente o melhor seria colocar instalação trifásica de 32 amperes e depois utilizar um adaptador de ficha trifásica monofásica e um evse portátil de 32 amperes
beme83
Proprietário Leaf

Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagempor Ricardo » 30 jan 2018, 10:17

Humm, será que temos o mesmo electricista?
Ricardo

Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagempor mafgod » 30 jan 2018, 11:03

Filipe, tens duas hipóteses, e admitindo que queres mesmo carregar a 32A:
1. colocar uma tomada CEE que suporte 32A monofásica (Leaf é monofásico) e usar o cabo que vem com o carro - opção mais económica mas que obriga a estar sempre a tirar e por o cabo na bagageira
2. colocar uma wallbox com cabo incluído ligada diretamente a um disjuntor que suporte 32A - opção mais cara mas que não usa o cabo que vem com o carro

Se optares por 16A, os pontos 1 e 2 são semelhantes mas apenas a corrente é de 16A e não haverá necessidade de aumentar a secção dos cabos elétricos.

O máximo que o Leaf carrega é a 30A, o que dá 6,6kWh, algo como ~50km/hora de carregamento, ou aínda umas 3h30 para um Leaf 24, 4h30m para Leaf 30 ou 6h para o Leaf40 dos 0% aos 100%.
Se carregares a 16A, dá 3,6kWh, algo como ~25km/hora de carregamento, ou aínda umas 6h15 para um Leaf 24, 8h30m para Leaf 30 ou 11h30m para o Leaf40 dos 0% aos 100%.

Achas que vale a pena o aumento de potência de modo a suportar o carregamento a 30A (32) - alterar secção cabo, disjuntor 32A, aumento potência....?

No meu caso, faço ~80km/dia, carrego a 16A e demoro umas 3h30m para repor a energia necessária.
Tenho contrato eletricidade de 25A (5,75KVA), tudo elétrico e não tenho problemas.

É fazeres as contas :-)

Se precisares de alguma wallbox fala comigo em privado.
mafgod
Proprietário Leaf

Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 46,48Ah 9B +85000Km

Mensagempor BrunoAlves » 30 jan 2018, 12:46

mafgod Escreveu:1. colocar uma tomada CEE que suporte 32A monofásica (Leaf é monofásico) e usar o cabo que vem com o carro - opção mais económica mas que obriga a estar sempre a tirar e por o cabo na bagageira

É necessário ressalvar que nesta solução vais carregar a 10A na mesma, que é o que o EVSE do Leaf permite.

Para mim a melhor solução é esta: CEE32 como sugerido, e um EVSE portátil regulável. Desta forma podes regular o EVSE para carregar o carro à potência que a ligação permita quando estiveres em casa (ex: 16A durante a noite se tiveres 6,9kVA dá para não disparar o quadro e manter tudo o resto a trabalhar, mas se um dia precisares de carregar mais rapidamente podes regular para 25A desde que não puxes muito pelo resto da casa) e, quando fores para fora, levá-lo e adaptar a potência de carga ao que o local te disponibilize.

As wallbox normalmente não são reguláveis. São muito cómodas de utilizar em casa (mesmo!), mas se comprares uma wallbox de 32A podes contar com o carro a puxar sempre 28A e não consegues alterar isto. Logo, tens de aumentar a potência contratada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Voltar para Truques e Dicas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes