Reaproveitar cabo EVSE

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por Filipe » 29 jan 2014, 21:22

Os preços variam, vamos deixar o mjr decidir qual a melhor opção para o teu caso, e em função disso é que saberemos, mas penso
que não ultrapassará os 200 Aérios. :)
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por Filipe » 29 jan 2014, 21:59

dgalv Escreveu:
Filipe Escreveu:dgalv, poderia talvez resolver-te a situação; Dentro de pouco tempo o Ruimegas vai trabalhar novamente para Évora e poderá trazer o cabo para
eu poder montar o acessório que não deve ter problemas de maior.
Se concordares, peço ao mjr que me indique o acessório mais recomendado para o teu caso, e mando-o vir, para depois o montar e o Ruimegas
te levar para Évora. ;)
A solução parece-me boa. Quanto é a despesa com os componentes?
Acabei de telefonar ao Ruimegas, e ele concordou em trazer o teu cabo na próxima Sexta Feira, pois na próxima Segunda Feira já vai começar
a trabalhar em Évora.
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por mjr » 29 jan 2014, 23:29

Parece-me bem, embora gostasse de ouvir a opinião do Ricardo (RJSC). A vantagem do OpenEVSE é que se pode regular o piloto, pelo que dá para escolher a corrente de carga de 6A a 30A (16A é o máximo nos Leafs de 2011, independentemente daquilo que o EVSE dizer que consegue fornecer).

Pelo que vi há kits já com os componentes montados, pelo que o trabalho de soldadura fica muito facilitado. Os kits não incluem uma caixa, pelo que terá que se encontrar uma que seja compatível.

Caso seja para avançar penso que poderá servir para alguns de nós darem o mesmo passo. Ter um EVSE com corrente de carga regulável dá muito jeito.
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por dgalv » 30 jan 2014, 01:47

Estou animado com a solução de grupo a custos controlados...isto é que é o trabalho em comunidade. Obrigado a todos.

Cá aguardo o ruimegas! A electrizar a capital alentejana. :D
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por RJSC » 30 jan 2014, 15:48

Estou disponível para montar um Open EVSE mas resido em Aveiro, teria que enviar para cá o EVSE pelo correio.

O OpenEVSE para mim tem vantagens, porque permite regular a corrente de carga com um botão.

Como o seu Leaf é a versão de 2013 e tem carregador de 6.6 kW e se a tomada e cabo do EVSE atual aguentarem, pode colocar-se uma ficha CEE de 32A na entrada do EVSE e fica com um EVSE que lhe permite carregar totalmente em 4 horas onde hajam 32A disponíveis.
Claro que isto depois exige alguns cuidados: não pode marcar 32A no EVSE e ligar numa tomada shucko ou CEE de 16A senão vai mandar o disjuntor abaixo se estiver devidamente protegida e derreter a tomada se a instalação elétrica do local não estiver bem feita.

Agora o pior problema é mesmo a alfândega que já desde o verão tem demorado 2 meses para libertar o material.
Se houver alguém em Lisboa que vá à Estação de Correios de Cabo Ruivo é entregue na hora.

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por dgalv » 30 jan 2014, 15:52

RJSC Escreveu:Estou disponível para montar um Open EVSE mas resido em Aveiro, teria que enviar para cá o EVSE pelo correio.

O OpenEVSE para mim tem vantagens, porque permite regular a corrente de carga com um botão.

Como o seu Leaf é a versão de 2013 e tem carregador de 6.6 kW e se a tomada e cabo do EVSE atual aguentarem, pode colocar-se uma ficha CEE de 32A na entrada do EVSE e fica com um EVSE que lhe permite carregar totalmente em 4 horas onde hajam 32A disponíveis.
Claro que isto depois exige alguns cuidados: não pode marcar 32A no EVSE e ligar numa tomada shucko ou CEE de 16A senão vai mandar o disjuntor abaixo se estiver devidamente protegida e derreter a tomada se a instalação elétrica do local não estiver bem feita.

Agora o pior problema é mesmo a alfândega que já desde o verão tem demorado 2 meses para libertar o material.
Se houver alguém em Lisboa que vá à Estação de Correios de Cabo Ruivo é entregue na hora.
O meu Leaf tem matrícula de 2013 mas é o modelo de 2011...

Costumo ir a Aveiro, a família da minha mulher é da murtosa...quando aí for temos de combinar qualquer coisa.

Mas não faz mal o cabo ficar preparado já para os 32A. É óbvio que depois terei de ter cuidado a programar o botão, mas ficava para um cabo para todas as situações!!! :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por RJSC » 30 jan 2014, 16:05

Só agora é que reparei que na assinatura está fabricado em 2011.

Quando cá aparecer avise e traga o EVSE.
Pelo que tenho visto nos outros Leafs o cabo que vai para a ficha J1772 deve ser de 2.5 mm2 e tem que ficar pelos 16A.
No entanto como essa ficha J1772 é monofásica pode-se mudar o cabo para 4mm2 com 5 fios se a ficha for desmontável.
Se fosse uma Mennkes eram necessários 7 fios e nos comerciantes de material elétrico comum não se encontra.

Como o seu Leaf afinal é da primeira versão, mesmo que se distraia e marque 32A no EVSE, o carro só consegue carregar a 16A. Fica automaticamente protegido. :lol:
Num carro que suporte 30A é que teria que ter cuidado.

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por dgalv » 30 jan 2014, 16:56

RJSC Escreveu:Só agora é que reparei que na assinatura está fabricado em 2011.

Quando cá aparecer avise e traga o EVSE.
Pelo que tenho visto nos outros Leafs o cabo que vai para a ficha J1772 deve ser de 2.5 mm2 e tem que ficar pelos 16A.
No entanto como essa ficha J1772 é monofásica pode-se mudar o cabo para 4mm2 com 5 fios se a ficha for desmontável.
Se fosse uma Mennkes eram necessários 7 fios e nos comerciantes de material elétrico comum não se encontra.

Como o seu Leaf afinal é da primeira versão, mesmo que se distraia e marque 32A no EVSE, o carro só consegue carregar a 16A. Fica automaticamente protegido. :lol:
Num carro que suporte 30A é que teria que ter cuidado.
Eu posso mandar o EVSE pelo correio ou pelo ruimegas até Lisboa para a semana...temos de articular bem...

Só devo ir aí a cima em Abril ou Maio, mas de qualquer forma depois aviso.

Eu acho que a ficha J1772 é desmontável...logo tiro uma foto do cabo e coloco aqui.
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por Filipe » 30 jan 2014, 21:08

dgalv Escreveu:
RJSC Escreveu:Só agora é que reparei que na assinatura está fabricado em 2011.

Quando cá aparecer avise e traga o EVSE.
Pelo que tenho visto nos outros Leafs o cabo que vai para a ficha J1772 deve ser de 2.5 mm2 e tem que ficar pelos 16A.
No entanto como essa ficha J1772 é monofásica pode-se mudar o cabo para 4mm2 com 5 fios se a ficha for desmontável.
Se fosse uma Mennkes eram necessários 7 fios e nos comerciantes de material elétrico comum não se encontra.

Como o seu Leaf afinal é da primeira versão, mesmo que se distraia e marque 32A no EVSE, o carro só consegue carregar a 16A. Fica automaticamente protegido. :lol:
Num carro que suporte 30A é que teria que ter cuidado.
Eu posso mandar o EVSE pelo correio ou pelo ruimegas até Lisboa para a semana...temos de articular bem...

Só devo ir aí a cima em Abril ou Maio, mas de qualquer forma depois aviso.

Eu acho que a ficha J1772 é desmontável...logo tiro uma foto do cabo e coloco aqui.
RJSC, acho que seria a melhor opção, o Ruimegas tráz o cabo de Évora e despacha-o ( ou eu ) para ti pelo correio, se for perciso ir levantar á alfandega
poderei lá ir, para depois tu enviar. :)
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por lmlr » 30 jan 2014, 22:09

Também podemos fazer por estafetas. Alguém o trás até perto de Coimbra, por exemplo Leiria dá, e eu levo-o ao Ricardo a Aveiro. :D

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