Reaproveitar cabo EVSE

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dgalv
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por dgalv » 31 jan 2014, 00:44

lmlr Escreveu:Também podemos fazer por estafetas. Alguém o trás até perto de Coimbra, por exemplo Leiria dá, e eu levo-o ao Ricardo a Aveiro. :D
Eheheh. No fim disto tudo combinamos um petisco aqui em Évora com boa comida alentejana enquanto as viaturas descansam e alimentam as baterias de eletrões!!! :D
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por Filipe » 31 jan 2014, 03:00

Se faz favor, para mim reserva já umas Migas á Alentejana. :mrgreen: ( Podem ser à moda de Reguengos, que era a terra do meu Avô Materno, ou à moda de Vila Viçosa, terra da minha Avó. )
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por dgalv » 31 jan 2014, 10:14

Filipe Escreveu:Se faz favor, para mim reserva já umas Migas á Alentejana. :mrgreen: ( Podem ser à moda de Reguengos, que era a terra do meu Avô Materno, ou à moda de Vila Viçosa, terra da minha Avó. )
:D :D :D :D :D
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por RJSC » 19 fev 2014, 18:04

Os CTT andam preguiçosos e não me entregaram o EVSE em casa. Entregaram-me em mão um papel para ir levantar à estação de correios e tive que fazer mais 4 km na sucata do CI :evil: :cry:

Afinal não vou poder repara-lo porque a Nissan me proibiu:
Imagem

:roll: Como a sociedade anda... Ora então o EVSE é para meter no lixo e comprar outro... Right... :roll: :lol:

Aqui está a parte de interesse (circuito de controlo):
Imagem

Notas:
:arrow: Contém 2 dispositivos de supressão de picos: Varistor (que rebentou) e um "Surge Supressor" que me parece um descarregador de sobretensão com um tubo de gás (bloco junto aos LEDs com um furo quadrangular no topo).
:arrow: Contém proteção diferencial (2 fios que passam dentro de um transformador de corrente: o anel)

Detalhe da Avaria: Varistor rebentado
Imagem

Teste após remoção do varistor em curto-circuito:
Imagem

Resultado do teste:
:arrow: Em vazio liga a o LED "ready" como seria de esperar.
:arrow: Simulando a presença do veículo faz o teste individual a cada relé e no final atraca ambos ligando o veículo à rede elétrica.

Conclusão: Facilmente reparável substituindo o Varístor.

Outras Notas: Cabo que vem junto com a ficha J1772 é de 2.5 mm2 nos condutores de potência e 0.75 mm2 no condutor de sinalização. A ficha J1772 é de 20A. O conjunto suporta no máximo 20A. (Se fosse para usar com outro EVSE)
Última edição por RJSC em 27 jul 2018, 16:13, editado 7 vezes no total.

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por ruimegas » 19 fev 2014, 19:02

Espectáculo... :D :D :D
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por mjr » 19 fev 2014, 21:14

Boa!

É pena este tipo de unidades não ser (oficialmente) reparável pois a maior parte das avarias devem ser deste género (MOVs queimados, condensadores arrebentados, e coisas assim). Deve ter sido um grande pico de tensão para queimar assim o MOV, houve alguma trovoada nesse dia?

O cabo de facto indica que os condutores de potência são de 2,5mm^2, mais que suficientes para a especificação de 16A.

Convém voltar a colocar um MOV pois sem este lá se vai a eletrónica toda no caso de um pico de tensão. O fusível não estava queimado?
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por santanamos » 19 fev 2014, 21:17

Belo trabalho e explicação. É melhor manter a oficina de casa e o forum como loja 8-)

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por RJSC » 19 fev 2014, 21:32

O fusível está intacto. É de 30A.
Ou não fundiu por estar a montante do MOV (com a resina não se pode ver para confirmar) ou porque atuaram disjuntores de 16A antes de o fusível queimar.
Claro que o MOV (Metal Oxide Varistor) é para substituir.

Eu penso que o problema aqui não foi um pico de tensão.
Tudo indica que o problema foi o MOV ter sido deixado muito encostado ao Shunt (o arame).
O Neutro passa pelo shunt e a fase passa no terminal do MOV precisamente encostado ao shunt. O revestimento do MOV é muito fino, tudo aponta para que tenha sido o revestimento a ceder e tenha havido um arco elétrico entre o shunt e o MOV. O shunt tem uma mossa do arco elétrico.
Nas fotos já tinha afastado um pouco o MOV do Shunt para ver a referência.

Tinha que ser um pico considerável, já que o MOV era de 470V. Assim também devia rebentar outras coisas nas proximidades.

Para os mais curiosos, o supressor de picos é mesmo um descarregador de tubo de gás: http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Última edição por RJSC em 20 fev 2014, 03:25, editado 1 vez no total.

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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 00:37

Está reparado.
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Re: Reaproveitar cabo EVSE

Mensagem por Filipe » 20 fev 2014, 01:10

Belo trabalho RJSC, não seria boa ideia já agora colocar nesse espaço um tipo qualquer de isolamento, estilo Mica ou outro equivalente mais moderno,
para não voltar a acontecer?
Penso que esse caso não seja absoluscência programada, podendo simplesmente ser descuido do engenheiro ter aceite um circuito impresso realizado
por um programa, que não tenha sido feito entrando em conta com todas as hipoteses possíveis para as condições de funcionamento.
Já agora, por acaso havia algum tipo de lixo no interior da caixa que tenha provocado o arco eléctrico?
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