130Km para cada lado...

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
Responder
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 01:13

Malta: Quem é que dá uma mãozita ao pnunes:
pnunes Escreveu:Hoje tive uma conversa longa com um proprietário de um leaf 2013.
Comprou o carro para fazer diariamente cerca de 130km para cada lado, o carro faz 80 a 100 e borra-se todo, fui quase de proposito "desenrascar" este homem que tem obrigatóriamente que fazer uma carga rápida (autoestrada) antes de chegar ao trabalho e vice versa, chegou a demorar mais de 7 horas para fazer o percurso de volta a casa, carregar num carga normal.

Resumindo diz que foi enganado pela marca e já os colocou na justiça para lhe resolverem os problemas. Não é alguem que não perceba nada do assunto, pelo contrario está bem informado e tem bons contactos.

Está a lidar directamente com o pessoal R&D na California, no entanto não lhe resolvem o problema, apenas estão a camuflar via SW, foi facil dar conta disso porque rapidamente reparei que o interface dele só mandou parar a carga quando o carregador estava em 90%, como sabemos isso não é possivel num CHAdeMO, o carro apenas estava ligeiramente a picar os 80%, ainda por cima a limitar a corrente de carga!

Uma coisa que fizeram foi alterar-lhe a garantia da bateria para 5 anos, mas retiraram a possibilidade de a carregar e descarregar totalmente!, logicamente não está satisfeito e o dado que conseguiu hoje com um carregador rapido foi mais um trunfo para ele.

Pedi-lhe os logs do veiculo e posso deixa-los aqui se alguem quiser gastar tempo a analisar...
(fiquei mais intusiasmado ao ver os graficos no iphone dele com o app dedicado

BatLog.csv
Última edição por VETL em 27 mar 2014, 02:36, editado 3 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por RJSC » 27 mar 2014, 02:02

Anda aí alguém a nadar: o pnunes ou o entendido que fala diretamente com o departamento I&D da Califórnia.
Os 2013 já vieram com 5 anos de garantia da bateria desde o primeiro dia, e então uma aplicação num iPhone que faça log da bateria... hmm...
Nem digo mais nada, que quando lhe digo alguma coisa em contrário cai o carmo e a trindade...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 02:11

RJSC Escreveu:Anda aí alguém a nadar: o pnunes ou o entendido que fala diretamente com o departamento I&D da Califórnia.
Os 2013 já vieram com 5 anos de garantia da bateria desde o primeiro dia, então uma app para iOS que faça log da bateria... hmm...
Sim, app para IOS também não me parece fazer mt sentido. Este é o log do LeafSpy (Android).
A garantia de 5 anos isso já tinha de certeza.
O percurso que ele faz tira-se do log. É mais ou menos isto:
[IMG]http://www.gpsvisualizer.com/display/20 ... rofile.png[/IMG]
Completamente plano.
Também não estou a perceber o que é que ele quer.
A 120Km/h ou a 140Km/h o Leaf não dá para esse trajeto.
Embora não seja muito saudável um percurso desses para o condutor nem para o carro, a 80/90Km/h, num Leaf novo e neste percurso plano, ainda tem que sobrar energia no pack.
Última edição por VETL em 27 mar 2014, 03:25, editado 4 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 02:21

VETL Escreveu:...Está a lidar directamente com o pessoal R&D na California, no entanto não lhe resolvem o problema, apenas estão a camuflar via SW, foi facil dar conta disso porque rapidamente reparei que o interface dele só mandou parar a carga quando o carregador estava em 90%, como sabemos isso não é possivel num CHAdeMO, o carro apenas estava ligeiramente a picar os 80%, ainda por cima a limitar a corrente de carga!
Acho que não estão a camuflar nada via software... :?
Isso acontece-me a mim sempre que faço CR. Não vejo nada de anormal face ao meu... :?
Já relatei aqui no fórum mais do que uma vez que a % de carga que o carregador rápido (Efacec) diz que o carro tem, não tem nada a ver com a carga que o LeafSpy reporta.
Mas como eu não percebo nada disso...
Será que tem alguma coisa a ver com esta minha experiência?
O que é a % de carga que os PCR Efacec mostram no visor, pnunes?
Última edição por VETL em 27 mar 2014, 02:52, editado 4 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 02:34

pnunes Escreveu:...mas retiraram a possibilidade de a carregar e descarregar totalmente!, logicamente não está satisfeito e o dado que conseguiu hoje com um carregador rapido foi mais um trunfo para ele.
Isto não coincide com o log.
Os carregamentos estão normais, não vejo limitação de nenhuma de carga ou descarga no log.

Devido ao facto de ser novo talvez e do pack estar bem balanceado, ele carrega até mais do que eu alguma vez já vi.
No log, os carregamentos lentos vão até valores muito acima da média de SOC que estamos habituados a ver. O maior é de 97,18% SOC, algo inimaginável e impossível pensava eu.

Quanto à impossibilidade de descarregar totalmente, também não coincide com o log.
Ele descarregou pelo menos 3 vezes abaixo dos 10GID's.
Numa das vezes atingiu 3 GID's (apareceu a tartaruga de certeza).
Não tem portanto limitação nenhuma na descarga.
Última edição por VETL em 27 mar 2014, 03:27, editado 3 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 02:40

pnunes Escreveu:...Não é alguem que não perceba nada do assunto, pelo contrario está bem informado e tem bons contactos.
Tomara eu ter um log desses (seria sinal que o meu Leaf era novo).
Tudo normal pnunes.
O sr. pode ter bons contactos e pode ter sido enganado.
No entanto, pelo que aqui expus, está muito mal informado e não percebe nada do assunto. :?
Última edição por VETL em 27 mar 2014, 02:49, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 02:45

pnunes, ele anda a derreter as baterias com essas cargas rápidas sem necessidade nenhuma.
E a sorte é que isso aí é um país frio.
Mesmo assim tem 4 dias em que o pack esteve acima de 30ºC.
:shock: :shock:
Diga-lhe que o mande para cá que eu arranjo quem o experimente bem... :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 901
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por pnunes » 27 mar 2014, 07:48

Calma!
Nao sou eu q preciso de ajuda, isto é de um holandes que desabafou e eu resolvi partilhar para apreciação da malta que os tem!
Quando muito posso tentar trazer o homem ate ao forum...

De qq forma sendo um 2013 não deveria dar mas qq coisita??
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3853
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 130Km para cada lado...

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 08:09

pnunes Escreveu:Calma!
Nao sou eu q preciso de ajuda, isto é de um holandes que desabafou e eu resolvi partilhar para apreciação da malta que os tem!
Quando muito posso tentar trazer o homem ate ao forum...

De qq forma sendo um 2013 não deveria dar mas qq coisita??
Claro que sim! Estamos calmos. :)
A diferença do de 2011 para o 2013 não é nada de especial. São mais ou menos 20Kwh para usar. Não há milagres. A eficiência até é muito boa. Tomara um CI ter metade...
Mas pnunes, eu pessoalmente gostaria de perceber o que era aquela % do visor dos PCR's.

Ah: E a App iOS deve ser o Carwings.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”