Página 1 de 1

130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 01:13
por VETL
Malta: Quem é que dá uma mãozita ao pnunes:
pnunes Escreveu:Hoje tive uma conversa longa com um proprietário de um leaf 2013.
Comprou o carro para fazer diariamente cerca de 130km para cada lado, o carro faz 80 a 100 e borra-se todo, fui quase de proposito "desenrascar" este homem que tem obrigatóriamente que fazer uma carga rápida (autoestrada) antes de chegar ao trabalho e vice versa, chegou a demorar mais de 7 horas para fazer o percurso de volta a casa, carregar num carga normal.

Resumindo diz que foi enganado pela marca e já os colocou na justiça para lhe resolverem os problemas. Não é alguem que não perceba nada do assunto, pelo contrario está bem informado e tem bons contactos.

Está a lidar directamente com o pessoal R&D na California, no entanto não lhe resolvem o problema, apenas estão a camuflar via SW, foi facil dar conta disso porque rapidamente reparei que o interface dele só mandou parar a carga quando o carregador estava em 90%, como sabemos isso não é possivel num CHAdeMO, o carro apenas estava ligeiramente a picar os 80%, ainda por cima a limitar a corrente de carga!

Uma coisa que fizeram foi alterar-lhe a garantia da bateria para 5 anos, mas retiraram a possibilidade de a carregar e descarregar totalmente!, logicamente não está satisfeito e o dado que conseguiu hoje com um carregador rapido foi mais um trunfo para ele.

Pedi-lhe os logs do veiculo e posso deixa-los aqui se alguem quiser gastar tempo a analisar...
(fiquei mais intusiasmado ao ver os graficos no iphone dele com o app dedicado

BatLog.csv

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:02
por RJSC
Anda aí alguém a nadar: o pnunes ou o entendido que fala diretamente com o departamento I&D da Califórnia.
Os 2013 já vieram com 5 anos de garantia da bateria desde o primeiro dia, e então uma aplicação num iPhone que faça log da bateria... hmm...
Nem digo mais nada, que quando lhe digo alguma coisa em contrário cai o carmo e a trindade...

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:11
por VETL
RJSC Escreveu:Anda aí alguém a nadar: o pnunes ou o entendido que fala diretamente com o departamento I&D da Califórnia.
Os 2013 já vieram com 5 anos de garantia da bateria desde o primeiro dia, então uma app para iOS que faça log da bateria... hmm...
Sim, app para IOS também não me parece fazer mt sentido. Este é o log do LeafSpy (Android).
A garantia de 5 anos isso já tinha de certeza.
O percurso que ele faz tira-se do log. É mais ou menos isto:
[IMG]http://www.gpsvisualizer.com/display/20 ... rofile.png[/IMG]
Completamente plano.
Também não estou a perceber o que é que ele quer.
A 120Km/h ou a 140Km/h o Leaf não dá para esse trajeto.
Embora não seja muito saudável um percurso desses para o condutor nem para o carro, a 80/90Km/h, num Leaf novo e neste percurso plano, ainda tem que sobrar energia no pack.

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:21
por VETL
VETL Escreveu:...Está a lidar directamente com o pessoal R&D na California, no entanto não lhe resolvem o problema, apenas estão a camuflar via SW, foi facil dar conta disso porque rapidamente reparei que o interface dele só mandou parar a carga quando o carregador estava em 90%, como sabemos isso não é possivel num CHAdeMO, o carro apenas estava ligeiramente a picar os 80%, ainda por cima a limitar a corrente de carga!
Acho que não estão a camuflar nada via software... :?
Isso acontece-me a mim sempre que faço CR. Não vejo nada de anormal face ao meu... :?
Já relatei aqui no fórum mais do que uma vez que a % de carga que o carregador rápido (Efacec) diz que o carro tem, não tem nada a ver com a carga que o LeafSpy reporta.
Mas como eu não percebo nada disso...
Será que tem alguma coisa a ver com esta minha experiência?
O que é a % de carga que os PCR Efacec mostram no visor, pnunes?

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:34
por VETL
pnunes Escreveu:...mas retiraram a possibilidade de a carregar e descarregar totalmente!, logicamente não está satisfeito e o dado que conseguiu hoje com um carregador rapido foi mais um trunfo para ele.
Isto não coincide com o log.
Os carregamentos estão normais, não vejo limitação de nenhuma de carga ou descarga no log.

Devido ao facto de ser novo talvez e do pack estar bem balanceado, ele carrega até mais do que eu alguma vez já vi.
No log, os carregamentos lentos vão até valores muito acima da média de SOC que estamos habituados a ver. O maior é de 97,18% SOC, algo inimaginável e impossível pensava eu.

Quanto à impossibilidade de descarregar totalmente, também não coincide com o log.
Ele descarregou pelo menos 3 vezes abaixo dos 10GID's.
Numa das vezes atingiu 3 GID's (apareceu a tartaruga de certeza).
Não tem portanto limitação nenhuma na descarga.

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:40
por VETL
pnunes Escreveu:...Não é alguem que não perceba nada do assunto, pelo contrario está bem informado e tem bons contactos.
Tomara eu ter um log desses (seria sinal que o meu Leaf era novo).
Tudo normal pnunes.
O sr. pode ter bons contactos e pode ter sido enganado.
No entanto, pelo que aqui expus, está muito mal informado e não percebe nada do assunto. :?

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 02:45
por VETL
pnunes, ele anda a derreter as baterias com essas cargas rápidas sem necessidade nenhuma.
E a sorte é que isso aí é um país frio.
Mesmo assim tem 4 dias em que o pack esteve acima de 30ºC.
:shock: :shock:
Diga-lhe que o mande para cá que eu arranjo quem o experimente bem... :lol: :lol:

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 07:48
por pnunes
Calma!
Nao sou eu q preciso de ajuda, isto é de um holandes que desabafou e eu resolvi partilhar para apreciação da malta que os tem!
Quando muito posso tentar trazer o homem ate ao forum...

De qq forma sendo um 2013 não deveria dar mas qq coisita??

Re: 130Km para cada lado...

Enviado: 27 mar 2014, 08:09
por VETL
pnunes Escreveu:Calma!
Nao sou eu q preciso de ajuda, isto é de um holandes que desabafou e eu resolvi partilhar para apreciação da malta que os tem!
Quando muito posso tentar trazer o homem ate ao forum...

De qq forma sendo um 2013 não deveria dar mas qq coisita??
Claro que sim! Estamos calmos. :)
A diferença do de 2011 para o 2013 não é nada de especial. São mais ou menos 20Kwh para usar. Não há milagres. A eficiência até é muito boa. Tomara um CI ter metade...
Mas pnunes, eu pessoalmente gostaria de perceber o que era aquela % do visor dos PCR's.

Ah: E a App iOS deve ser o Carwings.