Viagem com desnível
Enviado: 20 mai 2016, 17:38
Imaginando que temos uma viagem de 50km em terreno plano.
Imaginando outra viagem também de 50km mas com declive constante, começando ao nível do mar e acabando 500m acima deste.
Se o nosso EV tiver um consumo médio em terreno plano de 15kWh/100km:
Na viagem plana gastaremos 7,5kWh.
Na viagem com desnível gastaremos 7,5kWh mais a energia potencial necessária para subir 500m.
Um carro com 1500kg necessitará de 1500 * 9,8 * 500 = 7,35 MJ = 2,08kWh
Assim a viagem com desnível ficará por 7,5 + 2,08 = 9,58kWh.
A média da viagem com desnível deixará de ser 15kWh/100km para passar a ser 19,16kWh/100km.
Os 2,08kWh extra necessários para a subida dariam para 13,8km em plano.
Voltando ao exemplo dado, será necessária uma autonomia de 50+13,8 = 63,8km para realizar a viagem.
Assim, uma regra simples para fazer contas de cabeça, num EV com cerca de 1500kg e 15kWh/100km de média em terreno plano, será:
A autonomia necessária para uma viagem com um desnível desfavorável é igual à distância a percorrer mais 1km por cada 35m de desnível.
Isto é num caso teórico em que a subida é constante, mas pode ajudar para fazer contas do tipo "subida à Serra da Estrela".
Vejamos:
Da Covilhã para a Torre são 25km com um desnível de 1700m.
A autonomia necessária será de 25 + 1700/35 = 74km
Parece exagero precisar de 3 vezes mais autonomia que em terreno plano, mas há testemunhos aqui no fórum que comprovam que a fórmula com 35m para 1km até deve estar a pecar por ser demasiado optimista.
O que acham?
PS: O que eu acho incrível é os GPS's dos EV's não fazerem logo esta conta!
PS2: Pessoal dos Tesla, como é? Se introduzirem um pico de montanha como destino ele tem isso em conta?
Imaginando outra viagem também de 50km mas com declive constante, começando ao nível do mar e acabando 500m acima deste.
Se o nosso EV tiver um consumo médio em terreno plano de 15kWh/100km:
Na viagem plana gastaremos 7,5kWh.
Na viagem com desnível gastaremos 7,5kWh mais a energia potencial necessária para subir 500m.
Um carro com 1500kg necessitará de 1500 * 9,8 * 500 = 7,35 MJ = 2,08kWh
Assim a viagem com desnível ficará por 7,5 + 2,08 = 9,58kWh.
A média da viagem com desnível deixará de ser 15kWh/100km para passar a ser 19,16kWh/100km.
Os 2,08kWh extra necessários para a subida dariam para 13,8km em plano.
Voltando ao exemplo dado, será necessária uma autonomia de 50+13,8 = 63,8km para realizar a viagem.
Assim, uma regra simples para fazer contas de cabeça, num EV com cerca de 1500kg e 15kWh/100km de média em terreno plano, será:
A autonomia necessária para uma viagem com um desnível desfavorável é igual à distância a percorrer mais 1km por cada 35m de desnível.
Isto é num caso teórico em que a subida é constante, mas pode ajudar para fazer contas do tipo "subida à Serra da Estrela".
Vejamos:
Da Covilhã para a Torre são 25km com um desnível de 1700m.
A autonomia necessária será de 25 + 1700/35 = 74km
Parece exagero precisar de 3 vezes mais autonomia que em terreno plano, mas há testemunhos aqui no fórum que comprovam que a fórmula com 35m para 1km até deve estar a pecar por ser demasiado optimista.
O que acham?
PS: O que eu acho incrível é os GPS's dos EV's não fazerem logo esta conta!
PS2: Pessoal dos Tesla, como é? Se introduzirem um pico de montanha como destino ele tem isso em conta?