Página 1 de 1

Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 10:45
por pemifer
Não sei se já houve este tópico.
Tenho lido aqui dicas acerca da melhor maneira de tratar as baterias dos Leaf e nessas dicas sempre falam em não descarregar a bateria abaixo dos 20%.
Ainda à pouco tempo falei em conduzir até parar e desaconselharam-me
Por outro lado vejo foristas experientes a dizer "não te esqueças de fazer o teste da tomada".
Afinal em que é que ficamos?
O teste da tomada serve para quê?
Tem mais alguma utilidade para alem de fazer medições?

Re: Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 11:07
por jasmim
O teste da tomada é para conhecer a capacidade do pack e para futuras comparações.
Terá de ser feito de uma forma esporádica. Abaixo dos 20% andar com pé levezinho para não forçar o pack.

Re: Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 15:25
por BrunoAlves
Eu ainda não estou completamente convencido do problema real em fazer o teste da tomada, mas também é porque o funcionamento das baterias é um bocado "chinês" para mim.

- Percebo (ainda que não perceba a química da coisa) que não se deva deixar as baterias carregadas a SOC muito elevados
- Percebo que não se pode dar grande gás com as células a valores de tensão demasiado baixos porque, para manter a potência é necessário subir a corrente e isso acarreta a toda poderosa temperatura. Daí que seja boa ideia manter o pézinho ligeiro :)
- Não percebo a suposta degradação acentuada por se trazer o a bateria aos "mínimos". O carro desliga-se *muito* antes de as células entrarem na suposta zona das reacções químicas adversas (2V segundo li há pouco tempo). O ultimo teste de tomada do VETL mostra isso mesmo
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 921#p72918
Imagem
A célula mais baixa tinha 3V. É muito longe...

Re: Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 15:51
por marcopns
O carro está protegido. Descarregar o carro até parar não traz qualquer problema, nem ao carro nem ao pack.. talvez seja um problema para o condutor se aparecer a luz de burro.
No entanto, nós conhecemos as boas práticas da utilização deste tipo de baterias e sabemos que para prolongar ao maximo a sua vida devemos evitar descarregar abaixo dos 20%.
Concluindo, o teste da tomada pode-se fazer para conhecer melhor o carro, não vamos estragar nada, no entanto não deve ser repetido todos os dias.

Re: Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 16:04
por BrunoAlves
não deve ser repetido todos os dias.
Sim, até porque ninguém quer ver a tartaruga todos os dias :P

Re: Teste da tomada?

Enviado: 16 jun 2016, 17:20
por mjr
A degradação extra que provoca é apenas por ser eventualmente um ciclo profundo (de 100% a 0%) e por algum aquecimento extra que possa acontecer pela maior corrente de descarga que as tensões mais baixas do pack obrigam para obter a mesma potência. E estamos a falar de algo bem abaixo dos 0,1% de degradação extra! Os benefícios de conhecer o estado real do pack de tempos a tempos (meio em meio ano, por exemplo) são superiores à ínfima degradação extra que tão reduzido número de eventos provoca.