Bolas de regeneração, curiosidade.

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1598
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme » 12 set 2016, 13:37

VETL Escreveu:Não pode ser.
Algo não deve estar bem.
Olhe o meu:
IMG_20160912_124504-800x450.jpg
Pois... mas o meu já lhe faltam 4 dentes !
Para alem disso, muito antes de lhe cairem os 4, ficou logo muito limitado depois de ter levado com o odioso update do software, pelos 90.000 KMs...

O meu, com esse nível de carga, até parado não acende as bolinhas todas...
Mas, com o andamento, mesmo com velocidades baixas, fica com uma só... a partir de determinada velocidade fica com 0 barras de re-generação!

Hei-de colocar aqui fotos, quando a patrôa me deixar andar com ele e quando o Forum Sintra ficar operacional.

sm
:evil:
12 Barras.
+ de 179.500 KMs
+/- 60,85 Ah :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3040
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2016, 14:24

Então tu já é só mesmo com os mecânicos, não? Nesse caso, como comparas a capacidade de travagem? Por acaso é uma curiosidade que tenho :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2396
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por lmlr » 12 set 2016, 14:38

O meu a 100% não mostra nenhuma bola de regeneração, e o carro fica "perigosamente" solto para aquilo a que estamos habituados.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1598
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme » 12 set 2016, 15:37

margarett Escreveu:Então tu já é só mesmo com os mecânicos, não? Nesse caso, como comparas a capacidade de travagem? Por acaso é uma curiosidade que tenho :)
O carro trava bem na mesma.
Apenas a regeneração, que aprecio muito nos VEs, foi retirada (não tudo mas quase) quando fez aquela porcaria de update.
Até o meu Punto trava mais quando ligo o ar condicionado!
Isto, mesmo com estados de carga abaixo do meio !!!

sm
:(
12 Barras.
+ de 179.500 KMs
+/- 60,85 Ah :)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3797
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por VETL » 12 set 2016, 15:43

Essiemme Escreveu:...Apenas a regeneração, que aprecio muito nos VEs, foi retirada (não tudo mas quase) quando fez aquela porcaria de update.
Mas o meu também a fez!
Há aí mais qualquer coisa...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1598
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme » 12 set 2016, 15:46

lmlr Escreveu:O meu a 100% não mostra nenhuma bola de regeneração, e o carro fica "perigosamente" solto para aquilo a que estamos habituados.
Parece-me haver demasiada proteção da bateria por parte da Nissan...
Quando testei o KIA, pude verificar que a regeneração é praticamente a mesma mesmo com 100% de carga. :shock:
Não sei como eles conseguem colocar mais do que 100% na bateria... :? Será desperdiçada ?

...peço desculpa, aparento estar a fazer comparações injustas com o LEAF, mas é um facto que constatei.

sm
:?
12 Barras.
+ de 179.500 KMs
+/- 60,85 Ah :)

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1598
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme » 12 set 2016, 15:48

VETL Escreveu:
Essiemme Escreveu:...Apenas a regeneração, que aprecio muito nos VEs, foi retirada (não tudo mas quase) quando fez aquela porcaria de update.
Mas o meu também a fez!
Há aí mais qualquer coisa...
Só se for o grau de degradação, que ficou com bastante mais peso no algoritmo, será ?
A degradação do meu deve ser bastante superior à dos demais e, quando actualizou o algoritmo, teve uma reação mais grave...

sm
:?
12 Barras.
+ de 179.500 KMs
+/- 60,85 Ah :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3040
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2016, 17:26

Essiemme Escreveu:Não sei como eles conseguem colocar mais do que 100% na bateria... :? Será desperdiçada ?
Ou a bateria permite mais que 100% SOC, ou tem uma resistência (dissipador) algures para "queimar" a energia regenerada (que, para os 30kW de regeneração que o Leaf permite, seria uma bisarma de uma resistência e que iria gerar calor até mais não :shock: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por mjr » 12 set 2016, 17:49

O SOC indicado pelo carro não é o SOC real, pelo que é possível que ele permita carregar até 95% de SOC real (hipotético 100% de SOC indicado pelo carro) pelo carregador mas que em regeneração permita ir até 100% de SOC real. Era interessante que quem possui um Kia investigasse melhor esta questão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3040
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por BrunoAlves » 12 set 2016, 19:00

Então o Leaf também podia fazer o mesmo até um determinado ponto, já que a carga a 100% são normalmente coisa de 96-97% reportados pelo LS...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”