Bolas de regeneração, curiosidade.

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por jasmim » 10 set 2016, 17:58

Não sei se repararam, quando o Leaf está carregado a 100% as 4 bolas de regeneração (lado esquerdo) têm apenas 1 círculo.
Conforme vai gastando energia começam a aparecer 2 círculos, bola a bola. O seja os dois círculos representam a regeneração. Havendo 1 círculo, mesmo forçando a regeneração, esta não acontece.

Imagem
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por VETL » 10 set 2016, 18:08

eheh
Eu vou ficar admirado com os que ainda não repararam nisso ;)
Já agora Jasmim, do lado do Power é a mesma coisa. Quando existe limitação de potência vão desaparecendo bolas. Deste lado acredito que muito poucos viram isso, agora do lado da regeneração acho que tens andado distraído. lol
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por jasmim » 10 set 2016, 18:16

VETL Escreveu:eheh
Eu vou ficar admirado com os que ainda não repararam nisso ;)
Já agora Jasmim, do lado do Power é a mesma coisa. Quando existe limitação de potência vão desaparecendo bolas. Deste lado acredito que muito poucos viram isso, agora do lado da regeneração acho que tens andado distraído. lol
Verdade, nunca vi a limitação. Faz sentido. Também há 2 círculos do lado do power. Quando à regeneração ando distraído ou é por já ter feito 18 anos... :D
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por mjr » 10 set 2016, 18:27

Do lado direito já vi algumas vezes, acontece a SOCs muito baixos, para proteger a bateria. Com a tartaruga só fica uma ou duas bolas completas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por BrunoAlves » 10 set 2016, 18:31

:shock:

Nunca tal vi. Mesmo na tartaruga não reparei :oops:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Orlando » 10 set 2016, 18:44

Se o carro for novo nem sequer apresenta bolas.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por t3lmo » 10 set 2016, 22:58

E igualmente podes reparar que o abrandamento por regeneração é muito menor nessas situações (não confies para fazer travagens) e depois aumenta conforme o SOC baixa, pois começa a existir espaço na bateria para guardar cada vez mais energia.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por mjr » 11 set 2016, 00:06

Nas baterias maiores (30kW.h) esse efeito é muito reduzido, só muito próximo dos 100% de Soc é que dá para notar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme » 12 set 2016, 11:24

O meu, mesmo com a bateria a 30% não mostra mais do que duas bolinhas de regeneração.
Só mostra as 4 quando está abaixo do VLBW e a menos do que 60 KM/h.

Grrrunf...

sm
:evil:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por VETL » 12 set 2016, 13:31

Não pode ser.
Algo não deve estar bem.
Olhe o meu:
IMG_20160912_124504-800x450.jpg
IMG_20160912_124504-800x450.jpg (79.63 KiB) Visto 3065 vezes
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”