Página 1 de 2

EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 17:33
por Nonnus
Boas,

Como já referi noutro tópico estou a pensar em comprar este EVSE: http://www.efimarket.com/cargador-porta ... wallbox-ok

Como pretendo usar o carregador sempre que possível fora de casa, gostaria que me dessem um aconselhamento dos conversores de fichas que devo comprar juntamente com o EVSE.

Se eu comprar o EVSE com uma ficha trifásica de 5 pinos (não sei o nome correcto da ficha), penso que devo de comprar um conversor para tomadas de três pinos azuis (camping, ou CEE acho que tem estes nomes) porque já vi que em muitos sítios existe este tipo de tomada, e um conversor trifásico 5 pinos para schuko.

Assim ficava com três hipóteses (trifásico de 5 pinos, Camping e Schuko), ou acham que devo comprar mais algum tipo de conversor?

Tendo eu uma potencia contratada de 6.9kva que dá sensivelmente 31A e tendo um disjuntor de 16A dedicado a tomada onde carrego o carro, posso carregar o carro seleccionando no EVSE perto do 16A~ durante o bi-horário?

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 17:42
por rnlcarlov
Pessoalmente também sou fã da um adaptador Mennekes de um lado, Schuko do outro. Isto porque já me aconteceu ter alguns idiotas em frente aos postos com Mennekes, mas conseguir estacionar uns metros mais ao lado. Com o EVSE, extensão e este adaptador já conseguir carregar muita vez que de outra forma ficaria a seco. Claro que o meu EVSE tem ficha shucko. Num com uma trifásica de 5 pinos seria preciso mais uma peça qualquer que não tenho a certeza que exista já feita.

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 18:08
por cacoila
Mennekes para Schuko? Podes dar link para isso?

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 19:20
por rnlcarlov
cacoila Escreveu:Mennekes para Schuko? Podes dar link para isso?
É este bichito aqui: https://vortex.com.pt/project/ficha-mennekes/
Acho que tb há mais sítios onde se arranja, mas comprei a minha daqui.

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 20:27
por FullElectric
O problema é que quem não sabe que está a fazer depois anda com isso a disparar as proteções dos carregadores pelo país fora

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 10 nov 2017, 23:18
por t3lmo
cacoila Escreveu:Mennekes para Schuko? Podes dar link para isso?
Exemplo: http://evbitz.uk/EVBitz.uk/T2___UK_13A.html

É só escolher a terminação em tomada schuko.
E não, não manda carregadores abaixo.

Imagem

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 13 nov 2017, 11:01
por cacoila
Ok, desconhecia esse cabo/adaptador.

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 14 dez 2017, 16:10
por Nonnus
Boas, voltando a este assunto e como ainda não me decidi, agora também estou a estudar a hipótese de mandar vir o material e construir um.

Hoje ao voltar a fazer mais uma pesquisa tropecei numa pagina do facebook de uma empresa com o nome Ecowatt, ao que parece a empresa é portuguesa (embora o site esteja todo em inglês) e pelo que os senhores dizem foram eles que desenvolverem o evse que é apresentado no site e na pagina do facebook, o que é certo é que é bastante parecido com os que se veêm a venda no ebay vindos do oriente. Também achei estranho que nunca ninguém tenha comentado nada acerca deste produto aqui no fórum, ou pelo menos na pesquisa por Ecowatt não retorna nada.

Alguém conhece a historia desta empresa, se o produto que vendem tem qualidade superior, ou é igual aos demais vindos da China?

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 14 dez 2017, 16:45
por jfr2006
Tens toda a informação aqui: http://prius-pt.com/cafe/forums/p/7531/84787.aspx#84787

A empresa pertence ao administrador/criador do fórum em questão (prius-pt). É de plena confiança e os produtos são bons. Se eu não soubesse nada de electrónica nem como construir um EVSE, teria sido uma das minhas escolhas.

Re: EVSE, que cabos comprar?

Enviado: 14 dez 2017, 16:55
por mjr
Ao que sei o produto deles é vindo da China, do mesmo fabricante que faz os outros iguais/parecidos, mas com algumas especificações diferentes (não sei quais).