Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

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fonsecafil
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Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por fonsecafil » 29 jan 2018, 18:35

Boas,

Estou a finalizar uma moradia e pedi ao electricista para colocar uma tomada de 32A na garagem para carregar o Leaf com a protecção devida.
Ele colocou uma tomada CEE azul, cabo e disjuntor no quadro adequados para o efeito (espero eu). Como ele nunca tinha feito nada semelhante colocou a tomada errada apesar de lhe ter enviado fotos e referência da tomada a colocar.
Como eu ainda percebo menos agradeço se alguém me puder ajudar neste assunto.
O objectivo é carregar um pouco mais rápido - daí os 32A - mas pela pesquisa que fiz não será fácil, nem barato, colocar uma ficha fêmea tipo 2 na parede.
A solução passará por fazer um cabo com ficha tipo 1 (para o carro) e ficha CEE para a tomada que já está lá? É viável? Vou tirar partido dos 32A? Onde compro essas peças e qual a espessura do cabo?
Ou há adaptadores Tipo 2 para CEE?

Outra questão - a instalação da casa é trifásica e pelo que já li aqui no fórum existem tomadas CEE trifásicas. Isto quer dizer que posso ter uma tomada CEE trifásica e ainda carrega mais rápido ou já estou a sonhar?

Cumps
Filipe

beme83
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por beme83 » 29 jan 2018, 19:25

Caro Filipe

Os atuais leaf e o modelo 2018 apenas carregam em monofásico. Já o próximo de 60 kW irá ter carregador trifásico.
Para efeitos futuros provavelmente o melhor seria colocar instalação trifásica de 32 amperes e depois utilizar um adaptador de ficha trifásica monofásica e um evse portátil de 32 amperes

Ricardo
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por Ricardo » 30 jan 2018, 10:17

Humm, será que temos o mesmo electricista?

mafgod
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por mafgod » 30 jan 2018, 11:03

Filipe, tens duas hipóteses, e admitindo que queres mesmo carregar a 32A:
1. colocar uma tomada CEE que suporte 32A monofásica (Leaf é monofásico) e usar o cabo que vem com o carro - opção mais económica mas que obriga a estar sempre a tirar e por o cabo na bagageira
2. colocar uma wallbox com cabo incluído ligada diretamente a um disjuntor que suporte 32A - opção mais cara mas que não usa o cabo que vem com o carro

Se optares por 16A, os pontos 1 e 2 são semelhantes mas apenas a corrente é de 16A e não haverá necessidade de aumentar a secção dos cabos elétricos.

O máximo que o Leaf carrega é a 30A, o que dá 6,6kWh, algo como ~50km/hora de carregamento, ou aínda umas 3h30 para um Leaf 24, 4h30m para Leaf 30 ou 6h para o Leaf40 dos 0% aos 100%.
Se carregares a 16A, dá 3,6kWh, algo como ~25km/hora de carregamento, ou aínda umas 6h15 para um Leaf 24, 8h30m para Leaf 30 ou 11h30m para o Leaf40 dos 0% aos 100%.

Achas que vale a pena o aumento de potência de modo a suportar o carregamento a 30A (32) - alterar secção cabo, disjuntor 32A, aumento potência....?

No meu caso, faço ~80km/dia, carrego a 16A e demoro umas 3h30m para repor a energia necessária.
Tenho contrato eletricidade de 25A (5,75KVA), tudo elétrico e não tenho problemas.

É fazeres as contas :-)

Se precisares de alguma wallbox fala comigo em privado.

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BrunoAlves
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2018, 12:46

mafgod Escreveu:1. colocar uma tomada CEE que suporte 32A monofásica (Leaf é monofásico) e usar o cabo que vem com o carro - opção mais económica mas que obriga a estar sempre a tirar e por o cabo na bagageira
É necessário ressalvar que nesta solução vais carregar a 10A na mesma, que é o que o EVSE do Leaf permite.

Para mim a melhor solução é esta: CEE32 como sugerido, e um EVSE portátil regulável. Desta forma podes regular o EVSE para carregar o carro à potência que a ligação permita quando estiveres em casa (ex: 16A durante a noite se tiveres 6,9kVA dá para não disparar o quadro e manter tudo o resto a trabalhar, mas se um dia precisares de carregar mais rapidamente podes regular para 25A desde que não puxes muito pelo resto da casa) e, quando fores para fora, levá-lo e adaptar a potência de carga ao que o local te disponibilize.

As wallbox normalmente não são reguláveis. São muito cómodas de utilizar em casa (mesmo!), mas se comprares uma wallbox de 32A podes contar com o carro a puxar sempre 28A e não consegues alterar isto. Logo, tens de aumentar a potência contratada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por NunoLopes » 02 abr 2018, 12:11

@BrunoAlves, eu tenho 6.9kVa em casa ou seja 30A em monofásico, de noite ai a partir das 23:00 já está tudo desligado, só fica o normal como o frigorifico e arca, que não estão sempre a trabalhar, além de estarem sempre no mínimo, acho que não teria dificuldade em tirar 28A da rede, eu costumo carregar sempre fora tenho um PCN de 16A no trabalho, mas gostava de me precaver e ter uma Wallbox no quintal á saída do portão da garagem, ando a ver como vou fazer:

Estou a pensar puxar fio de 6mm2 do quadro até ao sitio da Wallbox, depois dentro da caixa o normal, disjuntor e um vulgo geral de 30mA e 40A com contador de consumos, a saída seria um cabo com ficha Tipo1 para o Leaf, assim escusava de andar sempre a abrir a mala para tirar o cabo dos PCN's.

Mais tarde optaria por um EVSE regulável para andar no carro a substituir o de origem da Nissan a 10A que demora uma eternidade.

Falta-me saber se o carro tem 6.6 para carregar.
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por jfr2006 » 02 abr 2018, 12:19

Para saberes se o carro tem 6.6, basta ir carregando no botão com um quadrado (aquele que muda o que aparece no ecrã: percentagem da bateria, média, etc..) e se na opção de tempo estimado para o carregamento aparecerem as 2 linhas (uma para 3.3 e outra para 6.6), então o carro tem opção de carregar a 6.6 ;)

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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por NunoLopes » 02 abr 2018, 12:54

No meu só aparece uma linha e não diz nada, mas já sei que só tem 3.6kW, 16A.

Com o carregador de origem de 10A estima cerca de 8.30h, depois de o carregador estar ligado, antes de o ligar dava 4.30h isto deve ser o tempo a 16A, certo?
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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por BrunoAlves » 02 abr 2018, 15:13

Sim, exacto.
Se o carro só suporta 16A, não desperdices dinheiro num EVSE de 32A.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A

Mensagem por NunoLopes » 02 abr 2018, 15:22

BrunoAlves Escreveu:Sim, exacto.
Se o carro só suporta 16A, não desperdices dinheiro num EVSE de 32A.
A minha ideia de fazer logo a 32A, seria para o futuro, noutro Leaf que carregue a 28A, assim só gastava €€€ uma vez aqui em casa.

Na rua carrego no trabalho PCN a 16A, ou PCR aqui ao pé, aqui em casa era quando estivesse de férias para não me deslocar ao trabalho para o carregar.

A minha ideia era uma puxada de fio 6mm2, para uma caixa estanque (IP65), um diferencial de 40A/30mA, um disjuntor de 40A, um contador para contar os kWh gastos em cada carregamento, e um cabo com uma ficha J numa ponta ligado diretamente á caixa, mesmo que lá tenha tudo para 32A e tenha disponíveis os 28A á noite ou de dia ele só vai carregar a 16A, por isso não influencia nada.

Acho que este material chega.
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