Charge Calculator

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Charge Calculator

Mensagem por cfvp » 28 set 2020, 18:02

Viva,

Como alguns de vocês sabem, existe uma aplicação chamada Leaf Charge Calculator criada pelo utilizador hmendes, que eu costumo usar com alguma regularidade. No entanto esta aplicação tem algumas limitações, como não gravar os dados que introduzimos permanentemente. Outra limitação é o SOC pretendido estar limitado de 10 em 10. Além disso, eu também sentia falta de algumas informações convenientes, como saber a hora de fim. Eu sei que é só somar o tempo estimado à hora atual, mas eu sou preguiçoso e não gosto de estar sempre a fazer essas contas de cabeça. :lol:

Dito isto, resolvi criar uma aplicação para substituir a Leaf Charge Calculator e resolver estas limitações. Por enquanto a aplicação é uma Progressive Web App, que me parece funcionar bem para este propósito, vamos ver, eu também não estou muito familiarizado com esta nova tecnologia, descobri há uns dias quando comecei a investigar como iria fazer a app. Portanto, esta última não é nada mais que um site, mas com umas peculiaridades. O link é este:
https://fr33mind.github.io/charge-calculator/

Podem usar diretamente online, se quiserem. Porém se quiserem usar como uma espécie de app também dá. O suporte para tal é melhor em telemóveis, em particular Android, que foi onde testei. Se alguém tiver iOS pode-me dizer se consegue instalar a app?

Portanto para instalar pode aparecer um botão para tal diretamente no topo da página com o nome "Add to home screen". Caso contrário (depende dos browsers) existem opções no Chrome e Firefox para instalar. No Chrome (Android), no menu, tem uma opção "Adicionar ao ecrã principal". Já no Firefox (Android) há-de aparecer um ícone na barra de endereços para adicionar, por exemplo: https://media.prod.mdn.mozit.cloud/atta ... s-icon.png

Alguma dúvida é só dizerem e se quiserem dar sugestões estejam à vontade, obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Charge Calculator

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 18:18

Eu sou um dos cromos que usa a Leaf Charge Calculator, mas, estou a brincar, não é para ofender, se te sentires ofendido retiro esta parte, a minha cromisse limita-se a saber mais ou menos o tempo que vou por à carga.
Não vou ao pormenor de querer carregar exatamente até 80%!
Por exemplo, tenho 39%, diz-me que preciso de 6:28 minutos para carregar até 80%, vou por à carga durante 6 horas, há de ficar com 70% e qualquer coisa (até 70% são 4:53).
Mas uma das melhorias que faltou fazer foi guardar as informações do carro.
Quando houver App, avisa pois não tenho acesso à internet na minha garagem.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Charge Calculator

Mensagem por cfvp » 28 set 2020, 19:09

Para mim tem utilidade por isso não vejo que alguém seja cromo por usar a app. Mas, de qualquer forma, não fiquei ofendido, nem vejo razão para tal. :)

Quanto à app não me expliquei bem, ela existe e funciona de forma totalmente offline. Basicamente o site que dei é a app, que é preciso instalar como disse.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Charge Calculator

Mensagem por pemifer » 28 set 2020, 19:42

Desculpa, não li com pormenor o ultimo paragrafo, já instalei no meu telemovel.
Para já, confirmo que guarda os dados de uma utilização para as seguintes.
Depois vou dando noticias.
Penso que seria mais claro chamar "El.Tension" à "El.Potencial".
Segundo as normas é suposto a tensão de casa ser 230V e não 220V, já corrigi na minha App e ficou guardado.

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Charge Calculator

Mensagem por papacurvas » 28 set 2020, 21:18

Desde já obrigado pela iniciativa.

Vou também começar a usar.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Charge Calculator

Mensagem por cfvp » 29 set 2020, 00:03

pemifer Escreveu:
28 set 2020, 19:42
Desculpa, não li com pormenor o ultimo paragrafo, já instalei no meu telemovel.
Para já, confirmo que guarda os dados de uma utilização para as seguintes.
Depois vou dando noticias.
Penso que seria mais claro chamar "El.Tension" à "El.Potencial".
Segundo as normas é suposto a tensão de casa ser 230V e não 220V, já corrigi na minha App e ficou guardado.
Sim, guarda. É só preciso ter em atenção que a app ainda fica ligada ao navegador de onde foi criada e se apagarem a cache ou dados do navegador pode afectar a app.

Eu copiei quase toda a informação da outra app. Tinha dúvidas quanto a isso do "El. Potencial", mas como não percebo muito do assunto deixei estar. Para mim eu chamaria-lhe de "voltagem", que é curto e simples, mas não sei se será o termo mais correcto. O que achas?
O 220V foi a mesma coisa, estava assim na outra por isso mantive, mas vou mudar.
papacurvas Escreveu:
28 set 2020, 21:18
Desde já obrigado pela iniciativa.

Vou também começar a usar.
Obrigado.

Já agora quanto ao Leaf 62 eu assumi 62kWh de capacidade real, mas não é. Será 56kWh? E os outros modelos também copiei da outra aplicação, mas não sei se estarão correctos, porque se seguir a mesma lógica do 62 que na verdade tem 56kWh úteis o de 40 não tem 36kWh úteis?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

estronka
Mensagens: 14
Registado: 11 fev 2020, 15:23
Data de fabrico: 31 jan 2020
Capacidade bateria: 54,99

Re: Charge Calculator

Mensagem por estronka » 06 out 2020, 18:18

Um pormenor. Reparei que caso selecione a corrente a 32A não aparece resultado nenhum. Sabem-me dizer porquê?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Charge Calculator

Mensagem por cfvp » 06 out 2020, 20:57

Sim, porque está limitado a 30. :mrgreen: Peço desculpa pelo o erro não ser mais claro. Estava com esse limite porque copiei assim da outra aplicação e acabei por não mudar. No entanto já mudei agora (tirei o limite tanto na el. potential, como na current).

Para atualizar do seu lado experimente desinstalar e voltar a instalar e feche o separador do Chrome/Firefox também após instalar. Alternativamente pode apagar a cache do navegador de onde instalou.

Já agora tem iOS?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Charge Calculator

Mensagem por pemifer » 07 out 2020, 10:23

Acho que falta adicionar uma hora de balanceamento das células quando se escolhe carregar a 100%

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Charge Calculator

Mensagem por cfvp » 07 out 2020, 12:51

pemifer Escreveu:
07 out 2020, 10:23
Acho que falta adicionar uma hora de balanceamento das células quando se escolhe carregar a 100%
É verdade. Isso só se aplica aos Leafs?

Já agora tens algum comentário sobre as capacidades definidas? Isto é, no Leaf 40kWh ter 39kWh reais, por exemplo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”