Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jfr2006
Mensagens: 1489
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por jfr2006 » 30 ago 2017, 20:33

E será que o gajo que escavacou o PCR vai pagar por ele? :twisted:

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3440
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Malm » 04 set 2017, 19:07

Grande viagem. Se soubesse que lá ias tinha-te pedido para me trazeres um íman de frigorífico com a bandeira de Espanha, que na altura que atravessei a fronteira ainda não os tinha começado a colecionar na bagageira do carro. Falta-me esse e o da Torre, de resto, de Guimarães ao Algarve, está composto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1392
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 03 out 2017, 16:58

No Sábado passado fui até Setúbal para o encontro de microprodutores do Nova-Energia. Deixei o carro a carregar no mobie de Faralhões enquanto fomos dar um passeio por Sesimbra. Já eram para aí 9 e tal (ou seriam 7 e picos, ou 8 e coisa :P ) quando o Volt me trouxe de regresso ao carro, mas para mal dos meus pecados o cadeado com que prendo a ficha J1772 ao carro estragou-se, e não o consegui abrir.
Depois de muito tentarmos (e dar cabo da fechadura por completo), acabei por desistir e o Volt deu-me boleia até à estação de comboio de Coina para eu voltar para casa.

No Domingo à tarde voltei lá munido de artilharia e lá parti o cadeado para trazer o morangwatt para casa.

Ontem descobri uma gira. Tenho andando há meses sem a inspeção em dia. :doh:
Fui levar o carro à inspeção e reparei que a data de validade era até início de Abril. Como foi inspeccionado em Outubro de 2015, para levar a matrícula portuguesa, erradamente assumi que eram 2 anos até à próxima inspeção e não verifiquei. Mas aprendi que as datas da inspeção são sempre baseadas na data da 1ª matrícula do carro. A legalização em Portugal não interessa para nada. Bem, daqui a 2 anos já não me engano outra vez.

renateves
Mensagens: 264
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por renateves » 03 out 2017, 17:33

Não te preocupes, não és o único... mas no meu caso foi por antecedência: 1 ano mais cedo!! :o
:lol: :lol: :oops:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1392
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 11 out 2017, 16:26

No fim de semana do 5 de Outubro fui passear para a zona de Elvas. Uma vez que fazer directo os 129km por nacional de Lisboa a Évora era uma aventura do camandro (e porque levava passageiro), estive a considerar dois caminhos possíveis.
1) Ir até ao PCR de Palmela e carregar ao máximo que o carro permitisse (entre os 90% e os 94%, dependendo do dia), fazendo depois aos 100 km até Evora pela AE.
2) Ir até ao PCR de Alcácer do Sal, carregar até 80% e saír da AE em Alcácer do Sal, seguindo por nacionais até Évora (86km).

Apesar de a opção 2) ser no total 15km mais longa, acabei por escolher essa, pois evitaria ocupar muito tempo o PCR de Palmela, já que o de Alcácer ficava um pouco mais a meio-caminho. Esperava também poder ir a uma maior velocidade, já que de Palmela quase certamente teria que ir a 70km/h. Posto isto, abalei até ao PCR de Alcácer, onde estava um Tesla a carregar (eu não digo que não há viagem nenhuma em que não apanho Teslas em PCRs). Depois de esperar pela minha vez (desta vez não deixaram trocar de sentido para carregar) carreguei até aos 87%, mais por descargo da consicência. O caminho pelas nacionais fiz a cerca de 80km/h, baixando um pouco para mais perto dos 70km/h ao verificar que o consumo estava a ser um bocado mais elevado do que eu previa.
Cheguei ao PCR à beira da tartaruga, pelo que carregar mais do que os 80% incialmente previstos foi uma boa ideia.
Imagem

Estava um Leaf a carregar, mas pouco depois de eu chegar a carga terminou. Como condutor nem vê-lo, fiz uso da "magreza" do morangwatt para conseguir pô-lo à carga no buraquinho disponível.
Imagem

Saí de Évora com 80% no bucho e rumei até Terrugem onde fiquei alojado num turismo rural (com carga :) ). Cheguei novamente quase na tartaruga, já que o relevo ainda é jeitoso e gasta-se mais do que pensava.
Imagem

Durante o fim de semana passei por Elvas, Juromenha, Alandroal e Vila Viçosa. Á noite tinha quase sempre de fazer 40km (ida e volta) para jantar a Elvas, pelo que o morangwatt andou bem. No Domingo sai carregadinho rumo a Évora onde cheguei com bastante folga, apesar de me ter enganado numa cortada que me fez dar ainda meia volta a Évora.
Imagem

Parti rumo a Álcacer do sal com 85%, apesar de saber que tinha a vantagem do declive no regresso. Fui a 80km/h nas estradas com melhor piso e 70-75 na parte mais rasquinha. Como não estava com vontade de ir comer mal e caro na AS, resolvi parar na cidade para almoçar e só depois rumar à AS, onde carreguei até aos 80%.
Imagem

Exagerei um bocadinho na velocidade de regresso até Lisboa, pois apareceu-me a tartaruga ainda ia no parque das nações. Acabei por chegar a casa com o SOC mais baixo a que alguma vez fui, mas deu para ver o perfil da voltagem das células.
Imagem
Imagem

Curiosamente, apesar de nos screenshots que tenho a 10% parecer que é a célula 20 a mais fraca, na realidade a que está mais fraca parece ser a 71. De qualquer forma acho que ainda continuo a poder chegar aos 0%.

Quanto a percuro para Évora, num próxima oportunidade provavelmente escolheria o caminho 1), por Palmela. Na prática também tenho de carregar mais que 80% em Alcácer e a velocidade pelas nacionais acabou por ser mais baixa do que esperava. O piso da AE é certamente mais amigo do consumo do que os altos e baixos da nacionais e regionais. Já para o regresso, a viagem via Alcácer é claramente a melhor opção, devido a só haver PCR num sentido em Palmela.
Última edição por rnlcarlov em 28 jun 2018, 17:53, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 724
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por LuisG » 02 nov 2017, 13:03

Bom relato :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1392
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 28 nov 2017, 13:04

Recentemente dei uma vista de olhos para ver a evolução dos Ah apresentados pelo carro, e para minha surpresa fez outro ajuste para cima. Neste momento estou com 41.1 Ah. Em Maio, após chegar abaixo dos 40Ah, já tinha feito um ajuste até aos 40.8. Até ao mês passado já tinha descido gradualmente para 40.2Ah

A primeira vez que usei o EvBatMon para ver a capacidade da bateria tinha 41.3Ah. Isto em Abril de 2016. Ou seja, 0.2Ah perdidos em pouco mais de ano e meio. Era bom que isto continuasse assim. :D
Imagem
Última edição por rnlcarlov em 28 jun 2018, 17:53, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3440
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Malm » 30 nov 2017, 16:46

Na realidade ele tinha era mais de 42 Ah quando o compraste. Tinha a capacidade mal avaliada, dado o pouco uso que tinha.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

JCF
Mensagens: 45
Registado: 30 jun 2016, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por JCF » 05 abr 2018, 10:11

Será que o Morangwatt passou ontem perto das 13h na zona da Av. 5 de outubro? Era um clone vermelho e como se calhar nem ha assim tantos em circulação... :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 1392
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 06 abr 2018, 14:48

JCF Escreveu:Será que o Morangwatt passou ontem perto das 13h na zona da Av. 5 de outubro? Era um clone vermelho e como se calhar nem ha assim tantos em circulação... :D
Quase certamente que sim. Ando muito por essas zonas, e só tenho conhecimento de um clone vermelho a fazer serviço da Telepizza da Covilhã.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”