Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 09:52

Ontem sofri a minha primeira range anxiety, embora em teoria estivesse bem longe de perigo. A minha mãe deixou-me o carro com 5 ou 6 barras e 40km estimados de eu tive de ir de minha casa a Queluz (21km) e voltar. Depois de lá chegar tinha cerca de 20km restantes. Ainda pensei em ir diretamente até casa, mas para não ser muito à tangente, optei por rumar a sul em direção à A5 para encher em Oeiras.

Mesmo assim quando o carro entrou nas duas barras e começou a piscar, não deixei de sentir um nó no estômago, embora logicamente eu soubesse que o PCR estava a menos de 10km. De Queluz ao Cacém ainda é a subir o que me fez suar um bocadinho.
Fui bastante devagarinho até à A5 e depois até à Galp. Cheguei lá com uma barra a piscar e 10km estimados. Na verdade vi que o SOC era 17% pelo Canion, mas como nunca levei o carro até tão abaixo vieram aquelas dúvidas "Será que a tartaruga vem mesmo aos 10%?""Será que o carro não pára logo a seguir a tartaruga?", embora pelos relatos de outras pessoas sei que os clones costumam andar bastante em tartaruga.
À chegada ao PCR, tive de esperar um bocado pois estava ocupado por um iOn. O meu estado era este:
Imagem

depois de uns 20 minutos à carga estava pronto a abalar. Carregou, 9,4kWh dos 17% aos 80%
Imagem

Quando estava quase nos 80% pus-me a olhar para a zona dos pés do condutor e vi o atuador fechar o fluxo de AC para as baterias.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Malm » 20 out 2015, 11:14

Excelente perfil a 17% de SoC. Que inveja. Vai de certeza aos 0,0% de SoC. e ainda fica lá com muita carga de proteção, deve parar com voltagem acima de 3,5 V na mais fraca. Se tivesse a capacidade bem calibrada parava com 2,75V = 0,0% SoC. Tem a capacidade mal calibrada, tendo mais capacidade do que ele assume que tem. Podes verificar-me quanto carrega dos 50 aos 55% de SoC? No teu caso deve estar a carregar 620 a 625 Wh. Os carros novos costumam vir assim, a parar muito antes de chegar aos 2,75V na célula mais fraca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 12:18

Num dia em que apanhe o carro a 50% vou tentar. A maior parte das vezes é a minha mãe que carrega, pois ainda com o carro todos os dias da semana. Acho que ainda só carreguei o carro em casa duas vezes, nos primeiros dias. De resto é sempre Mobie, mesmo com as paragens de carga dos postos Efacec.

Faz hoje 3 semanas que o tenho nas mãos e fiz qualquer coisa como 550km. Tenho o menu trip A do carro a contar os km desde que me veio parar às mãos, usando o trip B para medir viagens individuais.
Hoje a minha mãe pediu-me ajuda para carregar na ficha CEE do Mobie ao pé do IST. Estive de conversa com o condutor de um Leaf branco que só anda com o carro há coisa de um mês. O dele veio de Espanha, mas já está com matrícula portuguesa.
Curiosamente, ele não consegue utilizar a posto 1 (CEE) daquele Mobie, enquanto que eu não consigo usar o posto 2 (Mennekes). Logo amigo não empata amigo. :D

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por ICEM4N » 20 out 2015, 12:30

Vou tentar levar o meu aos 17% para se comparar as estatísticas.
Bons relatos.
Pena que o pcr em funcionamento no Porto fica demasiado perto de minha casa para ter utilidade para. Mim.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 12:35

Não posso dizer que o de Oeiras fique particularmente longe de minha casa. Também não me fica muito no caminhos que faço. Mas a verdade é que em três semanas já o usei duas vezes. Uma vez porque fui dar um passeio e quis testar. E desta vez precisei mesmo dele.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por ICEM4N » 20 out 2015, 12:38

rnlcarlov Escreveu:Não posso dizer que o de Oeiras fique particularmente longe de minha casa. Também não me fica muito no caminhos que faço. Mas a verdade é que em três semanas já o usei duas vezes. Uma vez porque fui dar um passeio e quis testar. E desta vez precisei mesmo dele.
Pela minha experiência de ansiedade, posso dizer que ainda não sabia que a tartaruga aparecia depois das barras desaparecerem.
No meu caso estava a 2km de casa e desapareceu a autonomia e as barras também,apensd ficou a bomba a piscar ainda sem a tartaruga. Não tinha o canion na altura....
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 14:17

Pois, eu por acaso já sabia disso, incluindo que a tartaruga é mais ou menos aos 10% SOC. Mas uma coisa é saber com base em casos de outras pessoas e outra é senti-lo na pele sem conhecer bem os limites do carro. O meu medo era que o carro tivesse alguma célula menos boa que mandasse tudo abaixo muito longe dos 0%.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 23 out 2015, 21:02

Sou eu que ainda não dei com ele, ou estes carros não têm relógio? Eu até nem ligo muito a isso, mas para a minha mãe faz falta. Andei a olhar para as instruções e não vi nada. Se calhar só mesmo comprando um relógio à parte e colá-lo algures no painel...

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por lmlr » 23 out 2015, 21:43

Eu comprei um de bicicleta e coloquei junto ao espelho retrovisor.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Fil » 23 out 2015, 22:45

Que estranho. Não estará num dos menús?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”