Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 dez 2013, 01:42

Há mais de dois anos e meio que procurava fazer os 45 km que distam entre a minha casa e o Palácio do Gelo em Viseu com apenas 4 barras. Foram várias as tentativas, hoje finalmente consegui-o com um boa margem. O facto de ter ido sozinho terá facilitado a tarefa.

Até nem parece grande façanha, se nos lembrarmos que eu consigo fazer Tábua-Coimbra, 53 km, com duas barras. Só que para Coimbra é descer, para Viseu é a subir.



É mais uma prova que as barras do i-MiEV valem sempre o mesmo, esteja a degradação em 0%, 5%, 10%,... As barras correspondem a valores fixos de SoC (a 16ª barra vale entre 92% e 100%, a segunda entre 85,5% e 92%,...), e acredito que ele o calcula, durante uma viagem, através da quantificação da energia gasta. E ele pensa que após um carregamento completo tem 16 kW.h para gastar. Pensava ontem, pensa hoje e pensará amanhã (será apenas problema do meu ou de todos os i-MiEV?). Mas ele já nunca mais vai ter 16 kW.h na sua bateria original, tal como eu já nunca mais vou ter 20 anos. Então o que vai acontecer é que me vai parar a indicar-me 15% de SoC, porque só aí ele se vai aperceber que afinal já lá não estavam 16 kW.h. Mas eu sabia-o desde o início ;) .
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 dez 2013, 09:09

Correspondência entre as 16 barras e o SoC (num I-MiEV e nos seus semelhantes) (atualização)

Barra 16 92.5-100% 7.5%
Barra 15 >=85.5% 7%
Barra 14 >=80.5% 5%
Barra 13 >=75.5% 5%
Barra 12 >=70.5% 5%
Barra 11 >=65.5% 5%
Barra 10 >=60.5% 5%
Barra 9 >=55.5% 5%
Barra 8 >=50.5% 5%
Barra 7 >=45.5% 5%
Barra 6 >=40.5% 5%
Barra 5 >=34.5% 6%
Barra 4 >=28.5% 6%
Barra 3 >=22.5% 6%
Barra 2 >=17.5% 5%
Barra 1 >=12.5% 5%
Sem qualquer barra <=12.0%
Tartaruga - Depende da voltagem das células
Não anda - Depende da voltagem das células

Alterei o valor em que aparece a tartaruga porque há quem a tenha visto a aparecer com 10,5% de SoC, mas a minha, na sua última aparição, só se mostrou a 9,5% de SoC. Mas também já a vi aparecer por instantes a SoC de 15%. Também o valor para o qual ele não anda varia de situação para situação.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por OCasal » 28 dez 2013, 11:16

O meu já o tive com 9% de soc ainda sem tartaruga...

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galt
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por galt » 31 dez 2013, 20:40

OCasal Escreveu:O meu já o tive com 9% de soc ainda sem tartaruga...

O meu com 8% de soc também não chegou ao modo tartaruga...
Penso que será inferior a 5% (informação não confirmada).

Segundo o livro, com a bateria neste estado, deve parar-se imediatamente, senão depois o carro não anda (tem de ser rebocado à força).
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 01 jan 2014, 09:59

Imagem

Evolução da temperatura do pack durante 1 hora e 21 minutos, período de tempo em que se efetuaram dois carregamentos rápidos, sempre com o carro desligado. Quando se iniciou o carregamento a temperatura do pack era de 19,4ºC e o carro ligou a ventilação no máximo, mas sem AC. Rapidamente esse valor subiu, atingindo 21,8º C no final do carregamento rápido. Durante este período o i-MiEV manteve a ventilação sempre ligada para o pack no máximo, mas nunca ligou o ar condicionado. Aos 14 minutos e 58 segundos, momento em que carregamento terminou, a ventilação também se desligou. A temperatura do pack continuou a subir até aos 22,5 ºC, atingindo esse valor 10 minutos após o final do 1º carregamento. No segundo carregamento a temperatura no início era de 22,2 ºC, subindo apenas para 22,3 ºC, valor que se manteve inalterado durante 2 minutos e meio, sendo que até ao final do carregamento se manteve a 22,2 ºC. Mais uma vez, esteve sempre a ventilação ligada sem o ar condicionado. Após o fim do carregamento, devido ao cessar da ventilação do pack, a temperatura subiu nos 10 minutos seguintes até aos 22,6 ºC.
Evolution of pack temperature for 1 hour and 21 minutes, time period in which two quick charges were executed, with the car off all the time. When it started the pack temperature was 19.4 º C and the car turned on maximum ventilation, but no AC. This value rose rapidly, reaching 21.8 ° C at the end of fast charging. During this period, the i-MiEV has maintained maximum venting always tied to the pack, but never turned on the air conditioning. After 14 minutes and 58 seconds, time when charging finish, the fan also turned off. The temperature of the pack continued to rise up to 22.5 ° C, reaching this value 10 minutes after the end of the 1st charging. In the second temperature load, in the beginning, it was 22.2 º C, rising only to 22.3 ° C, a value that remained unchanged for 2 and a half minutes, and by the end of the charge, temperature remain at 22.2 ° C. Again, always with ventilation but without air conditioning. After the end of the charge, due to cessation of pack ventilation, the temperature rose within 10 minutes up to 22,6 º C.

MAS se a temperatura inicial do pack for 29º C, bem, aí já é muito diferente. O ar condicionado é imediatamente ligado no máximo em conjunto com a ventilação e verifiquei que o valor mais alto que atingiu foi 29,2 ºC, mesmo início do carregamento, baixando progressivamente para 27 ºC. Num segundo carregamento feito de imediato, baixou dos 27,3 ºC para os 23,7 ºC (sim, não me enganei, foram mesmo 23,7 ºC), sempre com o ar condicionado ligado.
BUT if the initial temperature of the pack is 29 º C, well, things are very different. The air conditioning is immediately connected together with maximum ventilation and the highest value reached was 29.2 °C, in the beginning of the charge. After, gradually decreased to 27 º C. A second fast charge done and temperatures fell from 27.3 º C to 23.7 º C (yes, 23.7 º C), always with the air conditioning on.

Com isto tudo, fiquei curioso para saber o que provoca a ligação do ar condicionado e captei o exato momento em que a luz do AC se liga, tendo sido precisamente no momento em que uma célula atinge os 31 ºC. A temperatura do pack situava-se nos 26,8 ºC.
With all this, I was curious to find what causes the air conditioning turning on and I caught the exact moment the AC light turns on, being precisely at the time when a cell reaches 31 º C. The temperature of the pack was 26.8 °C when it happened.



Não se esqueçam, que eu vou procurar fazer o mesmo, não é um Leaf. As tartarugas do i-MiEV são as do i-MiEV, aparecem sempre com cerca de 10% de SoC quando o carro é novo. Por isso se pode andar uns bons quilómetros com elas. Não as confundam com as dos Leaf.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 01 jan 2014, 10:48

Bom Ano Novo Malm, :)
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 01 jan 2014, 10:55

Filipe Escreveu:Bom Ano Novo Malm, :)
Igualmente Filipe.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 01 jan 2014, 11:01

Não nos podemos deixar ir abaixo, vamos combinar um encontro VE logo que o tempo esteja mais de feição, para
agitarmos os electrões e Aumentarmos O Karma. 8-)
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 01 jan 2014, 11:17

Sabem que comigo podem sempre contar. Seja a norte, seja a sul, cubro o país todo (por enquanto e se Aveiras tiver OK). Em Pombal, ontem, estava tudo impecável. Ontem passei lá umas valentes horas e parecia que tinha dois PCR só para mim. Ora carrega no N-S, ora carrega no S-N, ora carrega no N-S, ora carrega no S-N, sempre em dose dupla. E não, não estive a provocar uma degradação mais acelerada do pack, não é um Leaf. Se fosse um Leaf, imagino que teria perdido ontem 1% de capacidade :roll: . No final do último carregamento (ontem fiz sete) a temperatura do pack era 23,7º C, depois de andar 250 km. Muito, mas mesmo muito bom 8-) . Muito melhor do que cargas lentas, nessas, se começasse a 29º C, subia dos 30º C de certeza absoluta e chegava a casa bem cima dos 30º C :shock: .

Nem um, fosse ele Leaf, i3, Fluence, Ion, C0, i-MiEV ou Zoe, nem um passou aquelas horas todas por lá. Só o meu Miivy.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 01 jan 2014, 11:56

Só para relembrar, todos os meus vídeos em http://www.youtube.com/channel/UCtO0sVVtEd9B3a37X3XsNbw. Também tenho alguns no meu canal do Meo - 815551. Uns likes, favoritos e umas estrelas são bem vindos.

O último vídeo malmonástico mostra um Malm e o seu Miivy em excelente forma no final de 2013. 82,4 km com 42% de SoC. Faria 186 km utilizando 95%. Entre Coimbra e Pombal o consumo subiu, que na IC1 e na autoestrada lá se tem de aumentar a velocidade (e acaba-se o desnível claramente favorável). Entre Tábua e Coimbra a distância percorrida foram 52,1 km com 24% - ao mesmo ritmo faria 206 km. Mas já fiz este percurso gastando menos, o facto de o pack estar a 15ºC terá influenciado a autonomia. Se um destes dias decidir tentar bater o meu recorde de distância percorrida, vou ter de partir com o pack acima dos 20ºC :? .
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