Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3525
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 22 jun 2018, 08:15

:)
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3525
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 03 ago 2018, 21:59

Tenho andado mais pelo planeta Terra, já perdi um bocado a motivação de trabalhar para manter a degradação a valores muito baixos, deixai-o seguir o ritmo normal. E hoje, tendo estado todo o dia paradinho na garagem, nem sequer fez carregamento durante a noite, era este o panorama.

Imagem


É por estas e por outras que ele está com 30 Ah redondinhos. É um i-MiEV português, com certeza. Seria pior no Arizona, deve estar mais ou menos equivalente a alguns australianos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3525
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 03 ago 2018, 22:13

Imagem


Aposto como é a primeira vez que estão a ver um perfil de voltagens de células de um i-MiEV com 30 Ah. 9% de SoC, que me parecem bem calculados (tantas vezes o apanho desorientado no SoC que faço questão de o dizer quando até acerta). Também é verdade que ficando umas horas valentes a descansar ele tem tendência a fazer recalibrações de SoC e portanto teve tempo para se orientar. Quem olha para isto e não conhece a história do carro se calhar até se assusta. Estão ali uma diferenças bastante grandes nas voltagens, isso deveria estar bem mais equilibrado, pensarão. Eu que vejo este desastre desde 2014, e quando constato que desde então o panorama não piorou (quanto às discrepâncias nas voltagens a SoC baixo), fico contente. Aliás, pode parecer-vos estranho ou até acharem impossível, mas eu acho que nesse aspeto o panomara até poderá ter melhorado. Como eu numa fase, na tal passagem pelo planeta Malm, abusei do ar condicionado para manter teimosamente as temperaturas abaixo dos 21ºC, terei invertido as temperaturas a que as células normalmente estão sujeitas, andando com as células que andavam mais quentes no passado, mais frescas, e vive-versa (a Mitsubushi canalizou o ar fresco no interior do pack preferencialmente para as zonas que aquecem mais).


Não sei se já alguém escreveu isto, que acontece no meu carro. Mais uma curiosidade. Quando em andamento, a última barra desaparece com 12% de SoC. Mas se calha eu chegar a casa ainda com uma barra e com 13% de SoC, passado um bocado quando pego nele para ir só acolá, apesar de ter os mesmo 13% de SoC, a última barra sumiu-se. Uma forma de ele me dizer que tenho é de carregar, que nem pense em sair para lado nenhum… Podia ter um bocadinho mais de confiança no dono, depois destes anos todos.
Última edição por Malm em 03 ago 2018, 22:40, editado 3 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

jfr2006
Mensagens: 2503
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por jfr2006 » 03 ago 2018, 22:18

Já arranjaste um cabo novo que funcione com o PCN de Tábua? ;)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3525
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 03 ago 2018, 22:38

Já sim. Com o cabo novo funciona bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 05 ago 2018, 19:34

Excelente.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3525
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 25 ago 2018, 09:58

É verão, tem estado calor, a autonomia aumenta, a taxa de degradação também aumenta, mas como o carro vive no presente e não no futuro, acerto de 1.0 Ah para cima, estando agora com 30.9 Ah. Isso significa que considera que perdeu até agora, durante o ano, 1.0 Ah. Mas não me admiraria nada que para o fim do ano voltasse a tira-lo, como já fez uma vez. E por paradoxal que pareça, seria bom sinal, porque isso iria corresponder a uma perda derivada sobretudo a andar com o pack fresco.
Não é novidade mas vou referi-lo outra vez, porque é daquelas coisas que poucos vivenciam dado o maior estado de degradação do meu. Um carro como o meu tem claramente mais dificuldade em avaliar o seu SoC do que quando novo. Eu fiz por me habituar, mas é comum ele errar por 10% ou até mais. Nota-se sobretudo nos carregamentos rápidos, porque nestes nunca ocorrem acertos durante a carga. Após 2 carregamentos rápidos seguidos o SoC indicado pelo carregador e pelo carro rondará os 75%. No entanto, já cheguei à conclusão que na realidade o SoC é de cerca de 90%. Chego a esta conclusão porque se a descarregar até aos 10% e deixar algum tempo parado, ele recupera duas barras.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 25 ago 2018, 12:08

Estranho comportamento.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por figueiral » 25 ago 2018, 12:31

A velhice tem dessas coisas :)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por PMESS79 » 25 ago 2018, 13:26

Será princípios de Alzheimer? Não, só muito tempo e electrões!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”