Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por andraykens » 29 set 2018, 00:17

Acabei a leitura do diário do Malm... grande aventura que tem sido com este pequeno carro!

Abraço

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por andraykens » 29 set 2018, 18:00

O meu carro está a carregar somente 15 barras. Apesar de ter 5 anos, tem piucos km e deve ter tido uma vida de carregamentos um pouco fora daquilo que sabemos ser o nelhor para o pack.

Que conselho me darias para ir reequilibrando o pack? Hoje carreguei 2x em chademo e neste momento está a 50%. Devo carregar full outra vez? Ou seria melhor levar a bateria omnais abaixo possível e depois full?

Obrigado Malm

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por rnlcarlov » 29 set 2018, 20:19

Primeiro ver o estado do carro com o Canion, para ver as voltagens das baterias. Depois de vermos isso será mais fácil pensar em soluções

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por figueiral » 30 set 2018, 11:27

andraykens Escreveu:
29 set 2018, 18:00
O meu carro está a carregar somente 15 barras.
Acho que é a primeira vez que leio isto...
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 04 out 2018, 12:10

figueiral Escreveu:
30 set 2018, 11:27
andraykens Escreveu:
29 set 2018, 18:00
O meu carro está a carregar somente 15 barras.
Acho que é a primeira vez que leio isto...
Primeiro, isso comigo já aconteceu várias vezes. Carregamento completo, assumido pelo carro como tal, mas que terminas com 15 barras, isso já me aconteceu várias vezes.

Segundo, em princípio isso está relacionado com uma diferença entre a capacidade que o carro considera como 100% e os seus reais 100%. Ou seja, ele parte do princípio que consegue carregar mais do que aquilo que na verdade consegue. Quando chega aos 90% de SoC, atinge voltagens que não lhe permitem carregar mais e fica-se pelos 90% de SoC que são 15 barras. Na verdade, isso pode não querer dizer nada, porque o carro em novo considera uma capacidade inferior àquela que realmente tem. Vamos supor que considera ter 44 Ah dos 48 Ah que realmente tem. Para o carro 16 barras vão corresponder a 44 Ah e não 48 Ah. No entanto, ao fim de algum tempo, ele vai reavaliar a sua capacidade e se o carro a reavaliar para 48 Ah, 48 Ah é que passam a ser 100%. No entanto, ele já pode ter perdido alguma capacidade da inicial e já não carrega esses 48 Ah, mas fica-se por menos. Nesse caso ele vai carregar apenas 15 barras, porque pensa que a capacidade total é 48 Ah, mas na verdade não é. Estas discrepâncias são normais em carros que têm utilizações fora do normal. Vamos supor que ele foi pouco usado no seu primeiro ano, mas usado no seu segundo ano de forma intensa. É natural que ele ao fim do segundo ano reavalie a sua capacidade significativamente para cima, indo buscar aquilo que em novo não utilizava. Mas na verdade ele está a perder capacidade rapidamente, devido à sua utilização intensa, dando-se essa discrepância.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 04 out 2018, 12:19

Em princípio o que se está a passar é o que referi acima. Ele naturalmente deve, com o passar do tempo, aproximar a capacidade que julga ter da real, mas pode levar algum tempo. Sinceramente, se não começar a carregar cada vez menos barras em poucos dias, não me preocuparia nada com isso. Volto a repetir, isso já me aconteceu e com o tempo voltou sempre a reajustar.
Fazer carregamentos dos 0 aos 100% podem ajudar o carro a perceber a sua real capacidade mais depressa, mas não me parece que haja necessidade de acelerar o processo, porque esses carregamentos mais amplos são menos saudáveis. Lembro que o valor de energia de cada barra vai variando com o tempo, uma barra no teu carro vale de certeza bastante mais energia que uma barra do meu, ou seja, 15 barras de capacidade no teu carro são mais energia que 16 barras de energia no meu. Por isso, eu nessas situações apenas passo a considerar que o carregamento total é 15 barras e não me preocupo mais com o assunto.
Última edição por Malm em 04 out 2018, 12:36, editado 2 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 04 out 2018, 12:33

Caso o carregar apenas 15 barras se deva a uma célula que não atinge os valores de voltagem que devia, o normal é essa célula começa a degradar-se muito rapidamente em relação às outras e passar a carregar cada vez menos barras à medida que o tempo passa, que não me parece ser o caso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
figueiral
Mensagens: 112
Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,4 Ah
Localização: Santa Comba Dão

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por figueiral » 04 out 2018, 13:44

:handgestures-thumbupright:
A voz da experiência falou ;)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por andraykens » 04 out 2018, 22:30

Realmente... uma enciclopédia em tudo o que se refere a estes carros :clap:
Não tenho de facto levado o carro a extremos. O mais baixo que vi foi 1 traço apenas pois com a leitura do teu diário percebi que nem sempre dá para fiar na turtle :roll:
Outra razão para não me aventurar para muito longe tem que ver com dificuldade em usar o novo posto efacec no Forum Montijo de 22kw... nunca consegui carregar. Como calculam fica mais difícil convencer a familia a expandir as voltas.

Em breve abro tópico sobre isso, pois acho que acontece a mais pessoas, mas não a todas :(

Grande abraço ao fórum

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por andraykens » 04 out 2018, 22:32

Já agora... a caminho das trezentas... É obra :clap: :clap: :clap:

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”