As disparidades de preço para os clones ...

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BECOOL
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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por BECOOL » 28 set 2015, 15:06

RNM Escreveu:Não acredito, nem por um minuto, que os custos de produção tenham baixo tanto como os PVP.
Claro que os custos de produção não baixaram tanto assim, estás a dar-me razão. Até porque a Mitsubishi produzia mais MiEV e clones nos primeiros anos do que agora. Os preços é que estavam muito inflacionados, agora estão menos. Quando os puseram à venda por mais de 35.000 € era mesmo para vender o menos possível.


Sim, o preço da bateria ser muito alto é mito. É usado pelos fabricantes tradicionais para manter os preços elevados e diminuir a procura.

Isto em 2012.

Imagem

E o presidente da GS Yuasa também confirmou esse valor em 2012. Estamos agora quase em 2016 o preço por kWh não deve superar os 150 € e o conjunto com BMS e TMS os 200 €...

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por RNM » 28 set 2015, 15:28

Digamos que tive acesso a relatórios recentes (final de 2014), no valor de uns milhares de €€, que dizem que os packs completos custam quase o dobro do valor que apontas...
Infelizmente, não posso partilhar, copyrights e tal...

É mais por volta disto, à data do escrito:
Cell Materials Cell Price Pack Price
$/kWh $/kWh $/kWh
118 213 250-290

Com todo o respeito, já demonstrei (com cálculos) pq q é q o preço das baterias não mito.
A grande maioria dos condutores não quer um carro limitado, com uma infraestrutura de carregamento que está a dar os primeiros passos para começar a poupar dinheiro ao final de 4 anos. É a grande verdade e por isso é que somos a minoria.

Em 2017-2020, vai começar a grande mudança, até lá somos os maluquinhos dos veículos a pilhas. :)

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por Orlando » 28 set 2015, 15:34

A própria Tesla ainda nem sequer chegou a esse valor de 200usd...falta...
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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por BECOOL » 28 set 2015, 15:41

Esses relatórios aparecem quase todas as semanas no insideevs.com estou farto de os ler, não são novidade, agora vai ver se quem os faz tem interesse em mostrar o preço verdadeiro por kWh. Têm tanta credibilidade como as instituições de notação financeira que avaliam as dívidas dos Estados e ganham dinheiro com elas... Até avaliaram a dívida de Bancos nos EUA como excelente e passado um dia faliram.

O mito do preço elevado das baterias dá jeito a muita gente, principalmente aos fabricantes automóveis que assim podem dar a desculpa aos governos porque é que não vendem mais carros eléctricos e assim continuam a ser permitidos elevados níveis de emissões.

A Tesla Motors já destruiu os outros mitos, os carros eléctricos serem feios, lentos, perigosos e com pouca autonomia. O preço da bateria é o mito que ainda sobra e os fabricantes automóveis tradicionais agarram-se a ele com unhas e dentes. Vamos ter que desacordar neste ponto :)


Nem à Tesla Motors que só vende eléctricos dá jeito que se saiba o verdadeiro custo por kWh, assim podem ganhar mais dinheiro. E acho que fazem bem, todo o dinheiro que ganharem a mais agora, é dinheiro que podem investir na produção de mais carros eléctricos.

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por Orlando » 28 set 2015, 17:22

BECOOL Escreveu:Impossível não é, basta vontade.

Ao preço de 14.523 € se retirarmos o IVA de 19 % alemão e aplicarmos o IVA 23 % português ficaria em 15.011 €. E depois ainda aplicávamos o incentivo ao abate.

E mesmo assim poderia estar mais barato se quisessem vender VEs, a pequena bateria de 14,5 kWh não justifica a diferença de preço para um carro mais moderno como o Peugeot 108.
Claro, mas as ofertas pontuais em determinados mercados são mesmo assim (tal como em França em 2012) e depois voltam a subir.
Eu convenci-me já há algum tempo, não posso ficar com o dinheiro e com o carro.
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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por Fil » 28 set 2015, 17:43

Não se esqueçam também de comparar as outras centenas de peças que os Cl têm e os eléctricos não, também entram para as comparações ;)
Se uma empresa com meia dúzia de anos, faz uma fábrica que irá alegadamente produzir mais baterias que todas juntas no mundo, vê-se logo que a escala era diminuta e o interesse menor ainda. Só tivesse a ver com petróleo já tínhamos centenas de gigafactory's.

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por RNM » 28 set 2015, 17:45

BECOOL Escreveu:Esses relatórios aparecem quase todas as semanas no insideevs.com estou farto de os ler, não são novidade, agora vai ver se quem os faz tem interesse em mostrar o preço verdadeiro por kWh. Têm tanta credibilidade como as instituições de notação financeira que avaliam as dívidas dos Estados e ganham dinheiro com elas... Até avaliaram a dívida de Bancos nos EUA como excelente e passado um dia faliram.
Tb leio o insideevs e acredita que, com o nível de detalhe e exactidão dos dados que tenho acesso, não estás farto de ler... ;)
O mito do preço elevado das baterias dá jeito a muita gente, principalmente aos fabricantes automóveis que assim podem dar a desculpa aos governos porque é que não vendem mais carros eléctricos e assim continuam a ser permitidos elevados níveis de emissões.

A Tesla Motors já destruiu os outros mitos, os carros eléctricos serem feios, lentos, perigosos e com pouca autonomia. O preço da bateria é o mito que ainda sobra e os fabricantes automóveis tradicionais agarram-se a ele com unhas e dentes. Vamos ter que desacordar neste ponto :)
Desconfio que estás a discordar com o próprio Musk, mas ok! O plano dele sempre foi fazer carros para as massas e nem o Model 3 vai ser para as massas (a menos que alguém considere que o concorrente ao BMW série 3 seja um carro para as massas...).

Palavras do Musk em 2006:
"So, in short, the master plan is:

Build sports car
Use that money to build an affordable car
Use that money to build an even more affordable car
While doing above, also provide zero emission electric power generation options"
http://www.teslamotors.com/blog/secret- ... you-and-me

Até termos um Clio (ou similar carro para as massas), ao preço normal dum Clio a combustão com 70~100 kWh de baterias vai demorar uns BONS anos. Única e exclusivamente pelo preço das baterias.
Nem à Tesla Motors que só vende eléctricos dá jeito que se saiba o verdadeiro custo por kWh, assim podem ganhar mais dinheiro. E acho que fazem bem, todo o dinheiro que ganharem a mais agora, é dinheiro que podem investir na produção de mais carros eléctricos.
É exactamente aqui que o tal estudo que tenho dá jeito, sei os custos dos materiais, mão-de-obra, desvalorização da fábrica, R&D, electricidade gasta, etc. ;)
Mais não te posso dizer...

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por rnlcarlov » 28 set 2015, 17:56

rdias Escreveu:O model III será o carro para massas , porque irá custar +- 35.000 dólares que com poupança de combustível é equivalente a 22.000 dólares. A diferença é que podes ter um carro equivalente a um série 3 pelo preço de um Clio DCI.

É como model s ... Podes ter um super desportivo pelo preço irrisório comparado com ICES.
A questão é que pode ser para as massas americanas. Quando isto se traduz em € no velho continente, já fica um carro por bastante mais massa, fazendo com que seja para menos massa. :P

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por BECOOL » 28 set 2015, 18:23

RNM Escreveu:Desconfio que estás a discordar com o próprio Musk, mas ok! O plano dele sempre foi fazer carros para as massas e nem o Model 3 vai ser para as massas (a menos que alguém considere que o concorrente ao BMW série 3 seja um carro para as massas...)
Não é discordar, apenas digo que se em 2012 ele já admitia que o preço por kWh estava próximo de $200 é porque para ele já estava abaixo disso. Em 2012, estamos em 2015!

Para ele também é bom que as pessoas acreditem que o preço é mais alto que isso, para não acharem exagerados os preços que depois pode praticar em upgrades de capacidade. Acho uma excelente ideia, usar o dinheiro dos mais ricos para financiar o aumento de produção de carros eléctricos. É óbvio que os Tesla não são para as massas, competem com Audi, Mercedes e BMW. Esse papel ficará para outros fabricantes.

Nem a EPA, que está longe de ser uma instituição livre de corrupção aldraba tanto no preço por kWh como esses estudos.


A página 4 deste relatório de 2015 da EPA mostra um gráfico com o desfasamento de preços que aparecem nesses relatórios de "especialistas" do custo real.

Os sinais + e x são preços que os "especialistas" estimam e os círculos são os que os fabricantes divulgam à EPA, que mesmo assim estão inflacionados. Quanto maior for o custo por kWh que reportarem à EPA, mais financiamento recebem deles para investigar formas de descer o preço... Para os fabricantes também interessa que a EPA pense que o custo é maior do que realmente é, vejam lá o valor dos financiamentos que recebem.

http://energy.gov/sites/prod/files/2015 ... 2015_o.pdf

Em 2010 já a Tesla informava a EPA que o preço estava em $200 o kWh, enquanto os charlat... pseudo-especialistas diziam que a Tesla perdia dinheiro e o preço por kWh era superior a $1000.

Se até algum pessoal aqui do fórum vai nas cantigas deles, imagino quem não gosta de eléctricos. Facilmente acredita que a bateria de um MiEV custa 20.000 € como alguns vendedores já disseram a pessoas aqui do fórum.

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Re: As disparidades de preço para os clones ...

Mensagem por BECOOL » 28 set 2015, 18:48

Só para acrescentar que o objectivo do DOE (Department of Energy) dos EUA é obter $125 por kWh, se houver algum fabricante que admita que já obtém este valor, acabam os financiamentos à "investigação" para todos.

Até a Tesla entrou neste jogo, em 2010 divulgou à EPA que o kWh já estava a $200, depois nos anos seguintes o valor tem vindo a subir :roll:

Como vêem existe muita força para que o preço por kWh aparente ser mais caro do que é.

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