Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 04 jul 2017, 10:58

Malm Escreveu: Também não é por andarem um pouco mais quentes num dia em 365 que vai fazer diferença. E aí está uma coisa que nunca preocuparia quem tem um Leaf, que ar frio para as baterias é nunca. Goza a viajem que isso não justifica a preocupação. O meu já andou a 40 e mais graus durante muitos dias seguidos e por cá anda. Desgraçado verão de 2012.
No meio disto a temperatura média chegou no máximo aos 37.8ºC. Mas ver algumas células a 45ºC no Canion até a minha alma doia. :cry:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 27 jul 2017, 12:46

Lembrei-me que ainda não tinha posto aqui o relato da minha ida ao ENVE, que foi valente a nível de kms.

Saí de Lisboa pelas 8 da manhã, rumo a Santarém. Pela AE vim a cerca de 95km/h e dentro de um hora estava a carregar. O tempo estava fresquito, ainda que sol, pelo que o carregamento decorreu sem qualquer problema de A/C.
Imagem
Imagem

Com 15min e 65% de carga na bateria, abalei pela serra acima até Leiria a 90/100 km/h, onde o tempo estava mais fechado (e assim continuou o resto da viagem).
Imagem

10 minutos de carga e com 55% já estava pronto para o próximo troço de 40km até Pombal.
Imagem

Com mais 15 minutos de carga (fiz mal as contas à distância para a Mealhada), abalei de novo. O A/C continuou a portar-se que nem um anjinho.
Á chegada ao PCR estava um Model X que vinha do Alentejo, mas estava mesmo de saída.
Imagem

Carreguei uns 15 minutos até 65%, para fazer os 50km até Estarreja. Ao chegar ao PCR estavam dois Leafs (um deles era o do ministro que ia ao ENVE), o que marcou a primeira vez que tive mesmo de esperar um bocado nesta viagem.
Imagem

Quanto foi a minha vez carreguei 15 minutos até aos 65%, para depois rumar à zona do Porto e tentar a minha sorte nos PCRs de lá. Resolvi tentar primeiro o PCR da Av. França e para espanto meu estava livre. Após umas manobras para conseguir estacionar carreguei 25 minutos até aos 80%, enquanto almoçava o meu farnel.
Imagem

Isto porque o meu objectivo nesse momento não era o Porto, mas sim mais além. Com o morangwatt carregado, fiz-me à estrada até Viana, onde parei para mais uma carga.
Imagem
Estavam dois carros a carregar em simultâneo (um Leaf e um Zoe), mas apenas tive de esperar 5-10 minutos enquanto ia dando dois dedos de conversa com os donos. Depois de carregado até 70% fiz-me novamente à estrada, atravessando aquela serra do diabo até Cerveira, seguindo depois para Valença, onde fui encontrar um zoe a carregar. Mas graças a dar para carregamento simultâneo, não tive problemas em carregar, apesar de a manobra para estacionar no lugar da frente não é fácil por causa da porta de carregamento. Como estava a ficar apertado de tempo para o que ainda queria fazer, carreguei apenas a 70% e levei pela 1ª vez o morangwatt para a terra de nuetros hermanos.
O destino era Vigo, ou mais precisamente o Alcampo de Vigo, onde fui experimentar uns gelados com Stevia em vez de açúcar que andava morto por provar.
Imagem

Compras, feitas regressei a Valença para mais uma carga até 80%, para depois me fazer à estrada até Braga.
Imagem

No trajecto apanhei o meu primeiro e único susto com autonomia, pois há uma serra de permeio onde se gasta bastante. O que me baralhou foi que aquilo dá a ilusão que não se está a subir muito, apesar de eu ver o carro a gastar como tudo. Comecei a fazer as contas à vida até que de repente se inicia uma grande descida e me apercebi que a razão de gastar tanto era que afinal tinha mesmo subido a valer. Cheguei a Braga sob uma chuva muito mal programada e deixei o carro à carga num PCL enquanto fui visitar a família. 2h30 depois tive mesmo de abalar, foi a hora limite do check-in do hotel onde ia ficar era às 23h. O carro ainda só tinha carregado 60% e poucos, mas não podia esperar mais. Fiz o percurso até ao Porto pelos 100km/h (o vento de trás ajudou a ter um bom consumo) e dirigi-me ao mobie ao pé da Igreja da Lapa. Liguei o carro e desatei a correr com a mala às costas até à Praça de República, onde cheguei precisamente às 23h :mrgreen:

Feitas as contas, foram 630km num único dia com 9 cargas rápidas. Graças ao tempo fresco a temperatura média do pack chegou aos 35ºC logo a partir de Leiria, mas estabilizou pelos 33-35ºC aí durante toda a viagem. O A/C portou-se muito bem. Estou a ver que o problema dele foi mesmo quando estava muito calor no Alentejo e não chegava para as encomendas.

Nos dias seguintes andei pelas actividades do ENVE (desfile, fotos de grupo) e no Domingo pelas 18h abalei para Aveiro, onde fui buscar a nova bateria da minha mota. No PCR de Aveiro tive de esperar um bocado por um senhor de um Leaf que dizia que fazia mesmo questão de carregar a 100% :? .
Daí para baixo tive de vir um pouco mais lento até Pombal, e depois as paragens normais em Leiria, Santarém e Aveiras, para chegar a casa à 1h45.
Última edição por rnlcarlov em 28 jun 2018, 17:49, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2017, 14:05

Grande viagem, parabéns! E ainda dizem que os VE não andam :mrgreen: :mrgreen:
No PCR de Aveiro tive de esperar um bocado por um senhor de um Leaf que dizia que fazia mesmo questão de carregar a 100% :?
Abrunho :evil:
É que ali ao lado há um PCN que ele podia usar para os 100% :roll: Quando for a pagar já não o faz.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por LuisG » 27 jul 2017, 14:27

Excelente relato. Parabéns :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por labutess » 27 jul 2017, 14:46

Grande viagem ,mesmo com tantos pcr ainda é mt cansativo fazer mts kms de seguida. Ainda vi o teu Ve no pavilhão, inconfundível
Parabéns

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Fil » 27 jul 2017, 19:47

Mais um excelente relato! Grande viagem, assim dá gosto! Morangwatt ao poder :D

sousacastro
Mensagens: 29
Registado: 19 nov 2015, 18:50
Data de fabrico: 01 jul 2002
Localização: Vila Real

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por sousacastro » 28 jul 2017, 00:09

Parabéns Rui... isso é que foi andar e para um clone ainda se tem que valorizar mais.
Um Abraço

Aníbal Teixeira

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rimsilva » 30 jul 2017, 16:01

Wow... Esses gelados devem ser fantásticos... :P

Por falar em ENVE lembrei-me de umas fotos que o meu miúdo andou a tirar... Acho que esta foi a sua visão do morangwatt :lol:
Anexos
IMG_20170709_162951-1160x870.jpg

sousacastro
Mensagens: 29
Registado: 19 nov 2015, 18:50
Data de fabrico: 01 jul 2002
Localização: Vila Real

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por sousacastro » 31 jul 2017, 18:28

rimsilva Escreveu:Wow... Esses gelados devem ser fantásticos... :P

Por falar em ENVE lembrei-me de umas fotos que o meu miúdo andou a tirar... Acho que esta foi a sua visão do morangwatt :lol:
Gostei da perspetiva. :)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 03 ago 2017, 15:18

Grande angulo. :D

Só mesmo a minha mãe é que disse "Esse não é o nosso carro!" :lol:

O morangwatt agora está a descansar, que vir para a Catalunha com ele era dar um passo maior do que a perna.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”