Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Fil » 28 dez 2016, 20:34

Espectáculo! Haja vontade e tempo, não há obstáculo que não ultrapasses. Excelente relato desta grande viagem.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por santanamos » 28 dez 2016, 20:47

rnlcarlov Escreveu:
santanamos Escreveu:Belo clone.. pensei que fosse pior/+dificil nestas viagens.
Ainda foram 7 horas. A minha mãe disse que não a apanham noutra. :roll: Pelo menos até haver mais PCRs.
LOL.. já ouvi essa mais do que uma vez :lol: para o ano já se esqueceu.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rimsilva » 28 dez 2016, 21:31

Para o ano vai ser um mimo, por esse Portugal fora, já só faltam 10 dias para termos mais uns 25 PCRs instalados. :lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 28 dez 2016, 22:16

santanamos Escreveu: LOL.. já ouvi essa mais do que uma vez :lol: para o ano já se esqueceu.
Já só faltam 3 dias para o próximo ano....

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Malm » 28 dez 2016, 23:26

Muito bom. Grande viagem e boa gestão.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 10 jan 2017, 17:01

E se no Natal o Morangwatt ficou a conhecer o norte do país, na passagem de ano foi a vez de conhecer o Sul, passando o ano em Albufeira.
A partida de Lisboa deu-se pela manhã, parando em Palmela para uma carga rápida

[img]http://i.imgur.com/g0UCmAw.jpg?1[/img]

Durante a carga apareceu um Kia Soul que ficou à espera. Saída de Palmela com 91.5%, rumo a Aljustrel, num ritmo bem moderado para fazer os 116km. No entanto, resolvi parar em Alcácer e perguntar se não me faziam o favorzinho de deixar ir carregar no outro sentido. Mesmo com uns "A Brisa não autoriza", lá fizeram uma excepção e fui carregar ao outro lado, trocando de sentido com escolta de uma funcionária da área.
No outro sentido já lá estava alguém a usar a ficha Chademo, mas entendemo-nos e até pudemos partilhar o uso :D :

[img]http://i.imgur.com/RUxlkmi.jpg?1[/img]

Finda a carga no 86% lá me fui embora, deixando o outro utilizador sossegadamente no seu poiso.
A viagem até Aljustrel foi num ritmo mais descontraído, aproveitando a "boleia" de uma camioneta parte do caminho a 100km/h.
Em Aljustrel cheguei com cerca de 12.5%. Almocei enquanto o carro carregava e saí de lá com 90% (o carro não carregou mais).
Estava convencido que o troço seguinte de 103km não seria muito complicado, pois a serra pelo meio é menos alta que a dos Candeeiros e são quase menos 20km que Aveiras-Pombal. Mas a realidade foi outra. Neste trajecto gastei tanto ou mais do que isso. Para o fim do caminho já ia só no 60-65km/h pois já nem sabia bem com o que contar nos últimos km. Cheguei a Loulé com 9%, mas como nunca tinha feito este percurso houve muita tensão durante vários kms.

[img]http://i.imgur.com/HuDU3vd.png[/img]

De notar a média de consumo, bastante superior ao que faço em Aveiras-Pombal (sempre abaixo dos 100Wh/km), apesar de a velocidade média ter sido bastante semelhante.

[img]http://i.imgur.com/CbBhDEn.jpg[/img]

Carreguei em Loulé em vez de ir directo a Albufeira, pois não tinha nenhuma garantia de carga no hotel (a prioridade estava num hotel com quarto com vista para o fogo-de-artifício de fim de ano. Mas ao chegar, tendo em conta que o trajecto de regresso não ia ser pêra doce partindo de Loulé a 90%, resolvi perguntar se podia passar uma extensão do passeio para dentro do hotel. Na prática ainda consegui melhor, pois o hotel até tinha uma garagem mesmo ao pé, com tomadas. Carreguei umas duas horas e meia até aos 100% e depois deixei o carro cá fora para arrefecer baterias (que vinham quentinhas).

No dia seguinte o regresso foi muito mais tranquilo. Com 100% no bucho, rumei a Aljustrel, no entanto mantive-me com velocidades bastante moderadas, pelo sim pelo não, e também pela ciência. O resultado é que no sentido norte o consumo médio foi ligeiramente menor para a mesma velocidade média, e isto partindo de uma altitude inferior à da AS de Loulé. O vento era pouco, pelo que não me parece que fosse disso. Pelos vistos sair do Algarve consome menos do que entrar, tal como os Candeeiros se fazem melhor no sentido Sul.

[img]http://i.imgur.com/0bskKQW.png[/img]

Chegando a Aljustrel carreguei até 80% e rumei a Alcácer (indo nos 90km/h), para nova carga a 85% e almoço. Ao terminar a carga, voltei a encontrar o mesmo Kia Soul cinzento da viagem de ida.

[img]http://i.imgur.com/aTUD9Sb.png[/img]

Para Lisboa também não houve stress, podendo vir a 95-100km/h. Vim desde a AS até ao nó da A12 atrás de um Leaf cinza, temos depois seguido caminhos diferentes. Cheguei a casa com cerca de 13%.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por Fil » 10 jan 2017, 17:07

Mais uma grande viagem! Excelente relato! O morangwatt farta-se de viajar ;)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por LuisG » 10 jan 2017, 18:11

:shock: uma coisa que me faz muita confusão. Como é que se passa para o lado contrario da AE?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 10 jan 2017, 18:17

Costuma haver um túnel ou ponte a uns metros de distância da AS para trocar de sentido.
Em Alcácer é um túnel

[img]http://i.imgur.com/u2zwx42.jpg[/img]

[img]http://i.imgur.com/3FrCSoa.jpg[/img]

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por BrunoAlves » 10 jan 2017, 19:43

Muito bom :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”