Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Grande viagem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
boas rnlcarlov
quando vens da zona de lisboa carregas em palmela e depois fazes o caminho todo até aljustrel direto sem carregar noutro ponto
obrigado
quando vens da zona de lisboa carregas em palmela e depois fazes o caminho todo até aljustrel direto sem carregar noutro ponto
obrigado
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Consigo fazer, embora a ritmo bastante lento (70km/h). Mas é muito melhor fazer Lisboa-Alcácer directo e depois carregar em Aljustrel.serveginho Escreveu:boas rnlcarlov
quando vens da zona de lisboa carregas em palmela e depois fazes o caminho todo até aljustrel direto sem carregar noutro ponto
obrigado
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
só que carregas em sentido contrario sul norte e passas outra vez pelo tunel para o sentido sul certo
enquanto o carregador de alcaçer norte sul não trabalha?
enquanto o carregador de alcaçer norte sul não trabalha?
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
As funcionárias deixaram fazer a mudança de sentido por especial favor. Mas se calhar é melhor para já ter alguma folga não vá apanhar alguém mal-disposto. Segundo o Volt escreveu no electromaps, tentem ser simpáticos ao pedir, pois depende muito da boa vontade do pessoal.serveginho Escreveu:só que carregas em sentido contrario sul norte e passas outra vez pelo tunel para o sentido sul certo
enquanto o carregador de alcaçer norte sul não trabalha?
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Deixo aqui o relato da viagem que fiz a Coimbra neste Sábado, fazendo 420km contando ida e volta, sendo o meu record atual de distância percorrida num único dia.
Saí de Lisboa por volta das 8h45, com a primeira paragem para carregamento em Aveiras. Carreguei apenas até aos 80% e rumei a Leiria indo a primeira parte do caminho a 85km/h. Antes de chegar à serra de Aire apercebi-me que ia ser um bocado à pele mantendo aquele ritmo pelo que baixei para os 80km/h em plano e andei ainda mais devagar na temida subida. Para ajudar à festa, o tempo, que até estava razoável, descamba numa chuvada. Chegada a Leiria com 9% pelas 10h45.
[img]http://i.imgur.com/RxMUb8K.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/4VT20WR.jpg[/img]
Finda a carga, o tempo volta a abrir e abalo de Leiria com 60% rumo a Pombal, num ritmo mais descontraído (100km/h). Chegada com 20% SOC. Já tive de dar uso ao ar condicionado nas baterias, que com o exercício já estavam quentes.
[img]http://i.imgur.com/HWyqUeH.png[/img]
Em Pombal carrego aos 80% para dar para ir e voltar ao PCR, já que ir para os arredores de Coimbra onde não havia ponto de carga com facilidade. Chegada por volta das 12h15.
Feitas as contas, foram 3h30 de viagem. Uma vasta melhoria face à 5h30 que demorei na minha 1ª viagem a Coimbra indo pela nacional, e das 4h20 que demorei indo pela AE, mas parando apenas em Aveiras e Pombal.
No regresso, cheguei bem descarregadinho a Pombal (6.5%), onde carreguei até aos 55% para o trajecto até Leiria.
Gastei mais do esperava de Leiria até Pombal, chegando com 9% a Leiria.
Ao chegar ao PCR apanhei um susto pois começou a tresandar a queimado dentro do carro. Depois comecei a ver fumo. Durante uns instantes luzes de alerta soaram dentro da minha cabeça a pensar "As baterias estão a arder" (na realidade apenas um par de células estava acima dos 40ºC). Mas rapidamente vi que era o adaptador da tomada de 12V do carro para 2 portas usb que estava a queimar.
Rapidamente desliguei o aparelho, mas ficou um fedor lá dentro. Ainda para mais o GPS apagou-se e mesmo ligando depois na porta USB normal não voltou a funcionar. Comprovei mais tarde em casa que nada que eu faça o traz de volta à vida . Parece que a tomada USB do carro também ficou com qualquer problema, pois quando ligo lá o tablet este não carrega e no rádio do carro aparece a mensagem "falha alimentação usb".
Quanto ao resto da viagem não há muito mais a dizer. Saí de Leiria com 80%, fazendo o percuro a 80km/h (sempre A/C ligado) e cheguei a Aveiras com 6.5% novamente. Aproveitei para ver a voltagem das células a esse SOC baixo.
[img]http://i.imgur.com/7beZCLI.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/wV7YqiB.png[/img]
Parece-me que é a célula 68 a mais fraquinha. Em Leiria o cenário tinha sido o mesmo.
Chegado a casa usei o EvBatMon para ter uma atualização da capacidade das baterias, e ainda me mantenho acima dos 40Ah.
[img]http://i.imgur.com/q93QMC9.jpg[/img]
Saí de Lisboa por volta das 8h45, com a primeira paragem para carregamento em Aveiras. Carreguei apenas até aos 80% e rumei a Leiria indo a primeira parte do caminho a 85km/h. Antes de chegar à serra de Aire apercebi-me que ia ser um bocado à pele mantendo aquele ritmo pelo que baixei para os 80km/h em plano e andei ainda mais devagar na temida subida. Para ajudar à festa, o tempo, que até estava razoável, descamba numa chuvada. Chegada a Leiria com 9% pelas 10h45.
[img]http://i.imgur.com/RxMUb8K.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/4VT20WR.jpg[/img]
Finda a carga, o tempo volta a abrir e abalo de Leiria com 60% rumo a Pombal, num ritmo mais descontraído (100km/h). Chegada com 20% SOC. Já tive de dar uso ao ar condicionado nas baterias, que com o exercício já estavam quentes.
[img]http://i.imgur.com/HWyqUeH.png[/img]
Em Pombal carrego aos 80% para dar para ir e voltar ao PCR, já que ir para os arredores de Coimbra onde não havia ponto de carga com facilidade. Chegada por volta das 12h15.
Feitas as contas, foram 3h30 de viagem. Uma vasta melhoria face à 5h30 que demorei na minha 1ª viagem a Coimbra indo pela nacional, e das 4h20 que demorei indo pela AE, mas parando apenas em Aveiras e Pombal.
No regresso, cheguei bem descarregadinho a Pombal (6.5%), onde carreguei até aos 55% para o trajecto até Leiria.
Gastei mais do esperava de Leiria até Pombal, chegando com 9% a Leiria.
Ao chegar ao PCR apanhei um susto pois começou a tresandar a queimado dentro do carro. Depois comecei a ver fumo. Durante uns instantes luzes de alerta soaram dentro da minha cabeça a pensar "As baterias estão a arder" (na realidade apenas um par de células estava acima dos 40ºC). Mas rapidamente vi que era o adaptador da tomada de 12V do carro para 2 portas usb que estava a queimar.
Rapidamente desliguei o aparelho, mas ficou um fedor lá dentro. Ainda para mais o GPS apagou-se e mesmo ligando depois na porta USB normal não voltou a funcionar. Comprovei mais tarde em casa que nada que eu faça o traz de volta à vida . Parece que a tomada USB do carro também ficou com qualquer problema, pois quando ligo lá o tablet este não carrega e no rádio do carro aparece a mensagem "falha alimentação usb".
Quanto ao resto da viagem não há muito mais a dizer. Saí de Leiria com 80%, fazendo o percuro a 80km/h (sempre A/C ligado) e cheguei a Aveiras com 6.5% novamente. Aproveitei para ver a voltagem das células a esse SOC baixo.
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Parece-me que é a célula 68 a mais fraquinha. Em Leiria o cenário tinha sido o mesmo.
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- LuisG
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Excelente relato. Bem demonstrativo que é possivel ultrapassar as limitações, com calma e planeamento.
Parabéns
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Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Bom relato rnlcarlov!
Já dominas a máquina de todas as maneiras e feitios
Pena a situação da usb ter morrido.
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Pena a situação da usb ter morrido.
- alexmol
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
A ficha de 12V ainda dá os 12V ?
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov
Sim, dá. Liguei lá o aquecedor do voltante para confirmar e funcionou.alexmol Escreveu:A ficha de 12V ainda dá os 12V ?