Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

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BECOOL
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Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por BECOOL » 03 out 2015, 22:26

Já sabemos que em 2012 os irmãos franceses do MiEV passaram a ter uma bateria de 14,5 kWh (80 células) em vez de 16 kWh (88 células).

A PSA na altura disse que os carros iriam manter a autonomia anterior porque a travagem regenerativa era agora mais eficiente. A verdade é que houve uma mudança na química das células, a LEV50 foi substituída pela LEV50N. Uma mudança de electrólito que permite ser mais resistente, parecido ao que aconteceu nos Leaf com a bateria lagarto. A curva de Ragone também melhorou bastante.
We have developed new large sized 50 Ah lithium ion cells with specific energy of 110 Wh kg for electric vehicle (EV) applications. The cells were redesigned on the basis of advanced technologies optimized composition of lithium manganese oxide positive active material and adoption of electrolyte additive. The cells exhibit excellent performances namely, the high rate discharge capability at 6 C rate at 25 °C is 96% based on 0.2 C rate, and the retained discharge capacity is 90% after 700 cycles under the condition of D.O.D. 100% at 45 °C.
Melhorias:

1) uma menor resistência interna @ 25 ° C: 1,4 mOhm (LEV50N) a 1,8 mOhm (LEV50), com os seguintes efeitos:
1a) com 6C descarga @ 25 ° C: a uso de 94% da capacidade nominal em LEV50N e apenas 86% são possíveis em LEV50
1b) descarga com 1C @ -25 ° C: comportamento semelhante como na 1a), mas LEV50N é, em parte, até 0.2V () no LEV50!
1c) o nível de tensão de LEV50N está localizado depois de 60 segundos de descarga no 2C @ 25 ° C superior em 0.05V

2) baixa auto-descarga em altas temperaturas
2a) restantes LEV50N capacidade durante o armazenamento por 240 dias @ 45 ° C: 90%, não há dados comparativos de LEV50

2) aumento da expectativa de vida
2a) LEV50N capacidade restante, 1.000 ciclos @ 25 ° C: 92%
2b) LEV50N capacidade restante, 1000 ciclos @ 45 ° C: 86%
2c) LEV50 capacidade restante, 1000 ciclos @ 25 ° C: 86%


Estas novas células mais resistentes para além de serem usadas de 2012 adiante nos trigémeos, são também as usadas no Mitsubishi Outlander PHEV.


Assim, quem quiser comprar um trigémeo usado e preferia escolher um de 2011 por causa da maior bateria, sabe agora que se calhar ao escolher um de 2012 é melhor solução.


http://translate.google.com/translate?d ... -miev-ion/

LEV50:

http://www.gs-yuasa.com/jp/technic/vol5 ... _1_021.pdf


LEV50N:

http://www.gs-yuasa.com/us/technic/vol9 ... 01_026.pdf

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mjr
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por mjr » 04 out 2015, 12:38

É até possível que neste momento quem comprar um clone de 2012 com a nova bateria a encontre com mais capacidade que um de 2011, apesar de à partida a de 2011 ter mais capacidade. Interessante é muito importante para quem comprar usados.
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por lmlr » 04 out 2015, 15:40

O meu é de 2012 e tem 88 células.

Penso que só após o verão de 2012 o número de células passou para 80. Não sei se se mantém ou se voltaram às 88.

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por jasmim » 04 out 2015, 16:50

As novas baterias começaram a sair em julho de 2012. No entanto poderá um modelo com matrícula de dezembro de 2012 ainda ser a versão de 16 kw
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por RNM » 05 out 2015, 23:24

Uma questão:
Um i-miev ainda se vende com 88 células. Será que são das baterias melhores ou das antigas?

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por BECOOL » 06 out 2015, 00:08

Desde o verão de 2012, altura das promoções em França os C-Zero e iOn passaram a ter 80 células, os MiEV da Mitsubishi nunca deixaram de ter 88 células. Nessa altura todos os trigémeos (iOn, C-Zero e MiEV) passaram a usar as novas células LEV50N. O Mitsubishi Outlander PHEV também usa destas células.

Em 2014 os trigémeos também começaram a ter um motor de 49 kW em vez de 47 kW que ao ser mais eficiente aumentou a autonomia.

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por RNM » 06 out 2015, 00:41

Muito obrigado!

Neste momento, o imiev é a melhor compra dos trigemeos.

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por jasmim » 06 out 2015, 07:06

Para mim sempre foi. Pelos 2 modos a mais de condução, pelo Banco aquecido do lado do condutor, pelo evse 16A, pela escolha das cores interiores (sendo está parte subjetiva) e pelos 100 000 km de garantia
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por lmlr » 06 out 2015, 09:17

Jasmin, os modos de condição também podes colocar num iOn ou C-Zero.

O banco aquecido, por acaso tenho no Qashqai e detesto, nunca uso, mas admito que possa haver que goste.

O EVSE de 16A não é um plus, porque haverá sempre alturas em que tens que carregar a 10A. O ideal é ter um ajustável, ou dois, como é o meu caso. Por exemplo, o de 10A é excelente pois só tenho 4,6kva contratados e assim consigo carregar o carro com esse EVSE, com tudo ligado em caso, e ainda uma máquina (ou roupa ou louça a lavar), com o de 15A já dispara o quadro.

O interior também prefiro o preto, mas o azul do iOn não fica nada mal.

O i-Miev falta-lhe uma coisa que considero importante, e que o iOn tem, que é a chave com comando. No i-miev tens que colocar a chave na fechadura! Além disso o iOn recolhe os espelhos automaticamente.

O iOn também tem uma tomada USB que penso que o i-Miev não tem.

Por último, se bem me lembro o i-Miev tem dois plafonier (um à frente e outro a meio), ao passo que o iOn só tem um no meio.

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por zeuz » 06 out 2015, 11:00

Entre os 3, prefiro os detalhes diferenciadores do C-zero... mas como sou fã da marca - desde o GSA break do meu pai - sou suspeito... :oops:
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