Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por rnlcarlov » 13 nov 2015, 17:33

lmlr Escreveu:
Malm Escreveu:É o 64. Existe alguma coisa que o faz aquecer em relação aos outros. Acontece no final dos carregamentos lentos.
Mas deve estar no início, pois basta ligar a ventilação e ela baixa logo de temperatura.
É verdade, também reparei nisso. Quando ligo a chaufagem é das primeiras a descer de temperatura.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 14 nov 2015, 13:19

lmlr Escreveu:
Malm Escreveu:É o 64. Existe alguma coisa que o faz aquecer em relação aos outros. Acontece no final dos carregamentos lentos.
Mas deve estar no início, pois basta ligar a ventilação e ela baixa logo de temperatura.
O ar frio entra no pack e é distribuído por vários tubos, sendo que o é mais na parte frontal e central do que na parte traseira. O sensor 64 está na parte central (acho eu) do pack pelo que arrefece muito rápido.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 14 nov 2015, 13:29

BECOOL Escreveu:Como no site estão apenas desenhos, ficarei desiludido se as LEV75 não tiverem pelo menos o mesmo peso e volume que as LEV50N.

LEV50N: 110 Wh/kg e 218 Wh/L

Aumento de 50 % na densidade energética: 165 Wh/kg e 327 Wh/L. Nada de extraordinário.

Basta as LEV75 alcançarem a densidade energética das actuais células da LG Chem e Samsung SDI e serão ainda mais leves e pequenas que as LEV50N.

Um i-MiEV com mais 50 % de autonomia, significaria passar de 160 km para 240 km em NEDC. Alcançaria o Zoe R240 e facilmente faria 150 km em condições normais.

Espero que a Mitsubishi não desista de actualizar o seu pequeno eléctrico. Seria um excelente carro citadino.
Um carro citadino não precisa de 240 km em NEDC, os 160 km chegam e sobram. Ele já é um excelente carro citadino. Eu só vejo um grande inconveniente, o preço em novo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por BECOOL » 14 nov 2015, 16:09

Também acho que o preço é o maior entrave à massificação dos VEs. 15.000 € novo antes de incentivos seria mais justo para o carro que é. Mas uma bateria de maior capacidade e um carregador interno de 32 A deveriam ser possíveis como opções.

O i-MiEV como tem uma bateria bastante simples - com células apenas em série - será dos carros mais fáceis de mudar as células. Já imagino um com as novas células de 94 Ah da Samsung SDI (que também são prismáticas). Praticamente duplicaria a autonomia. Mais tarde ou mais cedo aparecerão empresas especializadas em actualizar as baterias.

[img]http://www.samsungsdi.com/upload/conten ... con-04.jpg[/img]

nunoajc
Mensagens: 31
Registado: 27 ago 2016, 23:40
Capacidade bateria: 000000

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por nunoajc » 03 set 2016, 00:08

bem, vou desenterrar este topico.
se quiser comprar um clone devo procurar um de depois de 2012 e com as baterias LEV50N?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 03 set 2016, 08:00

Que eu tenha conhecimento, não existe nenhuma maneira de saber ao certo que modelo de bateria trás o carro, se LEV50, se LEV50N. Se eu estiver correto, só o ano e o mês de fabrico do carro nos podem dar pistas sobre isso. Acredito que os carros de 2013 em diante venham com LEV50N.

Já foram referidas aqui algumas vantagens das LEV50N. Para mim a maior de todas é a melhor resistência ao calor. Se o nosso carro tiver constantemente a sua bateria a mais de 25ºC (mas sem ir constantemente aos 40 ºC), imagino que as LEV50N perderão bastante menos capacidade com o tempo (em 10 anos, em vez de perdas de 35%, passamos a ter valores de 20%). No entanto, essa vantagem só se torna claramente diferenciadora para esse intervalo de temperaturas (digo eu). Para quem como eu, tem a bateria constantemente abaixo de 21 ºC 10 meses por ano (estes meses de verão têm sido tramados nesses aspecto), a diferença passa a ser pouco significativa. Se por outro lado a temperatura na bateria for com muita frequência superior a 40ºC, as LEV50N também não valem de muito.
Por outro lado, as LEV50 têm demonstrado ter um grau de fiabilidade muito bom. São muito raros os casos de carros de 2010 e 2011 cuja bateria teve um problema e teve de se fazer a sua substituição. Já das LEV50N eu não digo a mesma coisa. São bastantes os casos de carros de 2012/2013 aos quais foi necessário trocar a bateria (dentro da garantia na maioria das vezes) porque simplesmente os carros começaram a perder capacidade em poucos dias até quase não conseguirem andar.
Talvez a escolha deve ser feita de acordo com a utilização prevista para o carro. Carro que é para ser usado só para fazer meia dúzia de km de segunda a sexta, LEV50 servem perfeitamente (se não anda, não aquece e se não anda não carrega, logo não aquece ao quadrado). Se é para fazer dezenas de quilómetros diariamente, sem estar muito preocupado que as temperaturas sejam de 30 ºC, então definitivamente é melhor LEV50N.
Neste momento, com os conhecimentos que tenho, estou satisfeito que o meu tenha LEV50 e não trocava por um igual em tudo menos no tipo de bateria, mas isso sou eu que faço isto e aquilo para manter a bateria mais fresca (com excelentes resultados, diga-se).

Concluindo, com tudo o que já se sabe, recorrendo a alguns procedimentos/truques/comportamentos/hábitos é possível aproximar em muito a taxa de degradação das primeiras em relação às segundas, pelo que passa a não ser tão importante possuir as novas baterias, sendo que a probabilidade de ter problemas com as LEV50N é superior, caso estejamos em presença de carros de 2012/2013.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por zeuz » 03 set 2016, 16:49

:handgestures-thumbupleft: :clap:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

nunoajc
Mensagens: 31
Registado: 27 ago 2016, 23:40
Capacidade bateria: 000000

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por nunoajc » 05 set 2016, 15:58

Malm Escreveu:Que eu tenha conhecimento, não existe nenhuma maneira de saber ao certo que modelo de bateria trás o carro, se LEV50, se LEV50N. Se eu estiver correto, só o ano e o mês de fabrico do carro nos podem dar pistas sobre isso. Acredito que os carros de 2013 em diante venham com LEV50N.

Já foram referidas aqui algumas vantagens das LEV50N. Para mim a maior de todas é a melhor resistência ao calor. Se o nosso carro tiver constantemente a sua bateria a mais de 25ºC (mas sem ir constantemente aos 40 ºC), imagino que as LEV50N perderão bastante menos capacidade com o tempo (em 10 anos, em vez de perdas de 35%, passamos a ter valores de 20%). No entanto, essa vantagem só se torna claramente diferenciadora para esse intervalo de temperaturas (digo eu). Para quem como eu, tem a bateria constantemente abaixo de 21 ºC 10 meses por ano (estes meses de verão têm sido tramados nesses aspecto), a diferença passa a ser pouco significativa. Se por outro lado a temperatura na bateria for com muita frequência superior a 40ºC, as LEV50N também não valem de muito.
Por outro lado, as LEV50 têm demonstrado ter um grau de fiabilidade muito bom. São muito raros os casos de carros de 2010 e 2011 cuja bateria teve um problema e teve de se fazer a sua substituição. Já das LEV50N eu não digo a mesma coisa. São bastantes os casos de carros de 2012/2013 aos quais foi necessário trocar a bateria (dentro da garantia na maioria das vezes) porque simplesmente os carros começaram a perder capacidade em poucos dias até quase não conseguirem andar.
Talvez a escolha deve ser feita de acordo com a utilização prevista para o carro. Carro que é para ser usado só para fazer meia dúzia de km de segunda a sexta, LEV50 servem perfeitamente (se não anda, não aquece e se não anda não carrega, logo não aquece ao quadrado). Se é para fazer dezenas de quilómetros diariamente, sem estar muito preocupado que as temperaturas sejam de 30 ºC, então definitivamente é melhor LEV50N.
Neste momento, com os conhecimentos que tenho, estou satisfeito que o meu tenha LEV50 e não trocava por um igual em tudo menos no tipo de bateria, mas isso sou eu que faço isto e aquilo para manter a bateria mais fresca (com excelentes resultados, diga-se).

Concluindo, com tudo o que já se sabe, recorrendo a alguns procedimentos/truques/comportamentos/hábitos é possível aproximar em muito a taxa de degradação das primeiras em relação às segundas, pelo que passa a não ser tão importante possuir as novas baterias, sendo que a probabilidade de ter problemas com as LEV50N é superior, caso estejamos em presença de carros de 2012/2013.
Obrigado
De facto o carro iria ser,para fazer dezenas de quilometros por dia, mas já percebi que redirecionando, o A/C para o,pack podemos evitar uma degradaçao acentuada.
Também já percebi que devo evitar os de 2012/2013 caso seja possível comprar dos outros anos (2011 e 2014 para frente).


BECOOL Escreveu:Também acho que o preço é o maior entrave à massificação dos VEs. 15.000 € novo antes de incentivos seria mais justo para o carro que é. Mas uma bateria de maior capacidade e um carregador interno de 32 A deveriam ser possíveis como opções
O i-MiEV como tem uma bateria bastante simples - com células apenas em série - será dos carros mais fáceis de mudar as células. Já imagino um com as novas células de 94 Ah da Samsung SDI (que também são prismáticas). Praticamente duplicaria a autonomia. Mais tarde ou mais cedo aparecerão empresas especializadas em actualizar as baterias.

[img]http://www.samsungsdi.com/upload/conten ... con-04.jpg[/img]
No limite da degradaçao e já sem garantia quantas células destas ou de,outro tipo seriam necessário para reconstruir o pack de baterias? As mesmas 88? Teriam que ser prismáticas?

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 16:48

Andamos a discutir "piners"
Esqucam as baterias, umas sao mais resistentes mas efetivamente sao de 14 contra 16

Sera que compensa degradar mais lentamente no entanto ter menos energia disponivel?
Sera que daqui a 10 anos elas nao irao fazer os mesmos 60km de autonomia maxima?
Ou umas fazem 65 e as piores fazem 60....

Nuno encontra um bom carro no estrangeiro, numa zona fria e compra.
Tens o Orlando e o Jasmim que te ajudam nessa compra, eles negoceiam muito bem e normalmente fica mais barato que que se comprasses o carro e tivesses o trabalho todo..

2011 compra sabendo como estao as baterias, como esta no estrangeiro é complicado.
Compra 2012 que ao menos tens garantia para caso aconteca algo ou chegue em más condicoes.

De todos os clones que chegaram a portugal ainda nao tive conhecimento de carros em mau estado de baterias
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 05 set 2016, 19:22

"No limite da degradaçao e já sem garantia quantas células destas ou de,outro tipo seriam necessário para reconstruir o pack de baterias? As mesmas 88? Teriam que ser prismáticas?"

Eu acho que substituir as originais por outras que não sejam idênticas é capaz de ser uma tarefa complicada. Já substituir por idênticas é fácil (já foi feito com excelentes resultados). Eu espero que o meu possa ser usado pelo menos mais 5 anos, com uma autonomia de 60 km. E até mais anos, daqui a 10 anos, com 40 km de autonomia, dá perfeitamente para o uso diário. Mas começa a não fazer sentido, com VE no mercado com 200km de autonomia, mais 2 anos ou 3 com 300km de autonomia (acredito que vários modelos, porque as outras marcas vão responder ao lançamento do e-ampera), andar com um carro que faz 70km. Sendo assim, daqui a 10 anos substituir as baterias do meu seria para me tornar num colecionador de clássicos. No que eu perspetivo para o futuro, um Leaf de 24 kWh ou um i-MiEV daqui a 10 anos são carros completamente ultrapassados, obsoletos, curiosidades do passado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”