Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

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RNM
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por RNM » 21 out 2015, 20:26

Malm Escreveu:Eu é sempre A/C no máximo e todo o ar dirigido para o pack, quando decido que é para não subirem mais de temperatura. Não me parece que seja mais eficiente de outra maneira, até pelas experiências que tenho feito. O ar entra pela frente mas estou convencido que depois sai pela ventoinha de trás.
Ainda não vi ninguém a controlar a ventoinha traseira... :(

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 21 out 2015, 21:47

A ventoinha traseira não há necessidade de controlar. Eu penso que o ar sai naturalmente por lá porque está com maior pressão no pack devido à entrada forçada pelo lado da frente. De qualquer das maneiras, pelo menos em carregamento lento, ele liga-a de tempos em tempos, pelo que também existe ventilação do pack em carregamento lento, só que apenas com ar do exterior. E nem é preciso estar mesmo a carregar, basta colocar a pistola do carregamento, sem estar à carga, que ele ventila com a ventoinha de trás. Não sei ainda é o intervalo de tempo que demora a ligá-la, talvez a ligue uns 2 segundos de 5 em 5 minutos.
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por VETL » 21 out 2015, 21:56

A ventoinha traseira mete ar para fora ou para dentro?
Porque é que fala em pressão no pack? O ar não sai livremente?
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 21 out 2015, 22:23

Se o ar for forçado a entrar num compartimento, a pressão dele nesse compartimento aumenta, e por isso ele sai por onde poder para voltar a equilibrar a pressão interior com a exterior. A ventoinha pode não estar a trabalhar, mas tem frestas que permitem que o ar saia. Quase de certeza que mete para fora. Se metesse para dentro rapidamente o filtro que existe à entrada ficaria coberto de pó e ficaria entupido. Pelo que vi no pack do me68, aquele que trocou uma única célula, o pack estava impecavelmente limpo por dentro. Sem nenhum sinal de corrosão nem acumulação de poeiras. Fiquei muito surpreendido com esse facto.
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por VETL » 21 out 2015, 22:41

Percebi. Mas eu não consigo dizer nem escrever "pressão" quando o ar sai livremente...
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por RNM » 21 out 2015, 23:19

VETL Escreveu:Percebi. Mas eu não consigo dizer nem escrever "pressão" quando o ar sai livremente...
Se temos uma ventoinha e um filtro de ar na saída do pack, o ar não sai livremente

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 21 out 2015, 23:20

Eu entendo. A mim pagam-me para ensinar que só existe deslocação de ar se estiver mais pressão na origem do que no destino. E para tantas outras coisas, sendo que algumas delas para mim não têm jeito nenhum... Como que os cometas fazem órbitas extremamente excêntricas, quando o que eu acho é que a esmagadora maioria deles faz órbitas quase circulares como a da Terra, lá para as bandas da nuvem de Oort. Aqueles que a gente viu alguma vez a olho nu a partir da Terra, esses sim, têm órbitas muito excêntricas, mas a esmagadora maioria não, de outra maneira já cá não estávamos.
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por rnlcarlov » 22 out 2015, 10:15

RNM Escreveu:
VETL Escreveu:Percebi. Mas eu não consigo dizer nem escrever "pressão" quando o ar sai livremente...
Se temos uma ventoinha e um filtro de ar na saída do pack, o ar não sai livremente
Além de que "livremente" é muito relativo. Toda a movimentação "livre" do ar se dá devido a variaçãoes na pressão atmosférica. A pressão está por todo o lado, excepto no vácuo. ;)

Mas aquilo que eu estava a falar de não colocar a ventoinha na velocidade máxima foi com base nisto que li:

Another observation of note is that with the cabin blower on high and all the air going to the pack it cools less well than with the fan on medium? weird right? Not really, the battery pack duct is small and long and curvy. With the fan on high the back pressure on it is quite high which makes the blower fight to try and move more air. This beating up of the air actually imparts heat to it. This heat represents wasted electrical power too, since the fan motor is loaded down so much. Thats why, when the battery gets hot enough to worry Mitsu the system pushes AC from one end and pulls from the other end (battery case exhaust blower in the back) simultaneously. The rear exhaust blower lowers the air pressure in the pack helping to pull the AC in from the front. I'm not convinced that we can't fool this rear blower into running when we want it to (still working on that). So if running all the AC to the pack only, use mid blower speed, if sharing with the cabin use a higher blower speed.

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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por Malm » 22 out 2015, 12:06

Não tenho evidências que colocar o A/C a meia velocidade arrefeça mais o pack do que no máximo. Até pode ser verdade, mas pelo que tenho visto não me parece. No máximo são 4 º C a menos nuns 15 a 20 minutos, com o carro parado.
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Re: Bateria melhorada: LEV50 vs LEV50N

Mensagem por RNM » 22 out 2015, 12:07

Daí a necessidade de poder activar a ventoinha traseira do pack...

Com temperaturas ambientes razoáveis, é mais eficiente ligar apenas a ventoinha traseira do que o A/C

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