EVSE regulável, como?

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por VETL » 27 fev 2016, 10:49

tinhobret Escreveu:Quero insistir sobre o prigo de cargar em 14A a tomada deve ser de boa cualidade, o circuito dedicado a essa só tumada e os fios de 2.5mm minimo.
Naõ esquecer que uma carga compléta dura perto de 7 horas .
Un incendio pode acontecer, já vi uma garagem queimada pour cuasa d'um secador de roupa.
Exactamente. Não é miragem, portanto, juízo.
Já derreti umas cenas com o EVSE de 16A nessas tomadas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por RJSC » 27 fev 2016, 17:03

Já tinha avisado que era só encostar um iman. :lol:
14A sempre é mais seguro que 16A.
Para drenar os 16A é preciso inspecionar bem a tomada.

Mas comprando uma tomada de boa qualidade por menos de 10€ e um iman faz-se um pontos de carga seguro na garagem.

Imagem

Com contactos do tipo B nem pensar em carregar a 16A. Os contactos do tipo C são fácieis de encontrar e se não estiverem oxidados são seguros.
Os do tipo A ainda não encontrei instalados nem à venda cá por Portugal, mas com aquela mola asseguram um bom contacto.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por jasmim » 12 jun 2016, 19:44

Chegou a minha vez de fazer o teste.
Um simples íman
Imagem
Colocado na tomada.
Imagem
Et voilà ;)
Imagem
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por VETL » 12 jun 2016, 19:48

E necessita de ser lá dentro?
Por fora não serve?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por jasmim » 12 jun 2016, 19:58

Pois, só consegui pôr a funcionar por fora.
Com a tomada que tenho, não consegui. Parece-me que deve estar o mais próximo da ficha macho.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por RJSC » 12 jun 2016, 20:45

Com um iman mais forte consegue-se.
Com esse iman entalado entre a tomada e a ficha, os pinos não vão entrar por completo e arriscas seriamente a derreter a ficha!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por mjr » 12 jun 2016, 22:51

É uma boa ideia. Talvez abrir a ficha para identificar os fios de sinal e depois colocar um interruptor algures a meio do cabo. A ficha deve ter um interruptor magnético que facilmente poderia ser substituído por um interruptor de botão noutro local.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

tinhobret
Mensagens: 7
Registado: 24 fev 2016, 20:47
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 14,5kw
Localização: França

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por tinhobret » 17 jun 2016, 20:31

Com esse iman entalado entre a tomada e a ficha, os pinos não vão entrar por completo e arriscas seriamente a derreter a ficha!
+1

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por zontor » 02 mai 2017, 22:58

Esta solução parece interessante para acelerar um pouco a carga em casa, sabem se com o EVSE regulável de 8A ou 14A necessita poderá funcionar se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie? Ou haverá algum adaptador destes que esteja construído com o íman uma vez que supostamente as tomadas CEE azuis terão instalação para suportar os 16A?
Coloquei esta questão também neste tópico viewtopic.php?f=32&t=5403 junto com outras relativas a cabos e acessórios que penso que ficaria interessante estar associado aos cabos.
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE regulável, como?

Mensagem por RJSC » 03 mai 2017, 12:23

O melhor (funcional e económico) é fazeres um adaptador CEE -> Shucko como o seguinte:
[img]https://static.lvengine.net/castroelect ... EEA2-G.jpg[/img]
e colocar um iman dentro da tomada shucko.
Comprar um pré-fabricado igual ao da foto não dá, porque a tomada é toda feita em borracha moldada e não dá para abrir.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”