Mini mini test drive C-Zero

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por pemifer » 14 mar 2016, 16:00

Fui hoje à Citroen de Sacavém para fazer o test-drive de um C-Zero.
Afinal não era possível fazer um test-drive em estrada, só dentro das instalações da Citroen.
Foi o que fiz.
O carro tem uma chave à antiga, abre-se abrindo a porta do condutor com a chave.
Sentei-me no lugar de trás, pareceu-me espaçoso, pelo menos em altura há bastante espaço.
Abri o porta bagagens, pequeno, o "chão" do porta bagagens é ao nível do para choques.
Pelo menos este modelo não tem, nem aparentava ter aplicações para aplicar, chapeleira.
Para alem do porta bagagens ser minúsculo ainda por cima anda tudo à vista, não gostei.
Sentei-me para conduzir, o vendedor ao meu lado, senti-me apertado em largura.
A porta pareceu-me mal concebida. Tem uma zona que alarga mas não é na zona do braço.
O carro liga-se com a chave como um Citroen de à 20 anos.
O tablier desilude. A informação de carga é como um indicador de gasolina.
Carregando num botão lá se muda um pequeno display que mostra sequencialmente, os quilómetros totais do carro, os quilómetros parciais, a autonomia restante e outra informação que não consegui decifrar.
Como não pude sair das instalações da Citroen não pude perceber o comportamento em estrada, pareceu-me vivo a aumentar a velocidade mas foi sempre a baixas velocidades.
O senhor que me entregou o carro não tinha grandes conhecimentos do carro, nem sequer sabia como se via a autonomia.
Prometeu que me contatava para eu poder andar com o carro em estrada.
O C-Zero no site está por 31196€
Este fim de semana estive dentro de um Kia Soul EV, infelizmente não pude testar, que me disseram que custa 35000.
Não estou por dentro dos preços da Nissan, mas parece que o mais barato (com aquisição de bateria) custa 30400.
A minha conclusão: uma vez que a minha intenção é comprar em segunda mão compreende-se perfeitamente porque razão os I-Miev, C-Zero, Ion mais baratos na Europa rodem os 8000€ e os Nissan 12000€, até custa a acreditar que a diferença de valores não seja maior.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por rnlcarlov » 14 mar 2016, 16:38

Portugal é que uma aberração com os preços dos clones em novos a rondar os 30k€. Na Alemanha vendem-se novos por menos de metade disso. :?

Os preços no mercado de usados e diferenças para os Leafs parecem-me perfeitamente razoáveis e adequados. A começar pela degradação, nos clones é mais lenta que nos Leafs (nos mais antigos - mk1 -> mais baratos), e a autonomia sentida só começa a ser afectada ao fim de uma degradação considerável, o que tem influência no preço. Os clones não têm as sofisticações dos carros elétricos mais modernos, mas são óptimos citadinos. As dimensões que pode ser desgradáveis para alguns dão muito jeito para escapar por vários buraquinhos e estacionar onde mais ninguém consegue. Ao pé de minha casa por várias vezes há lugares tão estreitos que nem smarts lá cabem (mais largos). É nestas situações que me dá vontada de fazer um "high-five" ao carro. :lol:

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por marcopns » 14 mar 2016, 17:37

Também tenho um clone e é verdade, tem muitos defeitos. Mas para quem não pode pagar mais de 10 000€ é a única opção.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por pemifer » 14 mar 2016, 17:49

marcopns Escreveu:Também tenho um clone e é verdade, tem muitos defeitos. Mas para quem não pode pagar mais de 10 000€ é a única opção.
Eu não constatei defeitos, constatei que a nível de informação para o condutor é muito pobre.
Como disse antes, não consigo ver como este carro pode valer mais ou tanto como o Leaf.
Mas continuo a considerar a compra de um destes.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por rnlcarlov » 14 mar 2016, 17:53

pemifer Escreveu: Eu não constatei defeitos, constatei que a nível de informação para o condutor é muito pobre.
Como disse antes, não consigo ver como este carro pode valer mais ou tanto como o Leaf.
Tudo isto se pode resumir a uma questão muito simples. A Citroen está-se praticamente maribando para a venda de elétricos em Portugal. Das várias versões dos clones, o c-zero sempre esteve a um preço estúpido. Ao menos a Peugeout e Mistubishi praticam preços ligeiramente mais baixos, mas no global, apenas a Nissan e BMW estão minimamente interessadas na venda de elétricos em terras lusas. E se os outros não querem vender, para quê praticar peços competitivos? :)

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por marcopns » 14 mar 2016, 17:58

pemifer Escreveu:
marcopns Escreveu:Também tenho um clone e é verdade, tem muitos defeitos. Mas para quem não pode pagar mais de 10 000€ é a única opção.
Eu não constatei defeitos, constatei que a nível de informação para o condutor é muito pobre.
Como disse antes, não consigo ver como este carro pode valer mais ou tanto como o Leaf.
Isso resolve-se muito bem. Com 300€ troca o auto-radio original por um Android 2DIN e fica com um auto-radio e tablet com possibilidade de correr o Canion. Pode também instalar câmara de marcha-atrás.
Mas não é comparável ao Leaf, são segmentos diferentes. O preço novo está completamente desajustado. Na minha opinião o Leaf tem a melhor relação qualidade preço do mercado eléctrico.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por Fil » 14 mar 2016, 18:25

Eu estou de acordo com o Marco. Relativamente à degradação que o Rui refere, e apesar de ser notória a diferença entre o leaf mk1 e mk2, não sei se nos clones será inferior, pelo que vi até agora tem sido parecida.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por Malm » 14 mar 2016, 21:44

Se o que procura é um carro para fazer pequenas distâncias diariamente, por exemplo entre 20 a 40 km, fica bem servido quer com um Leaf, quer com um i-MiEV. É verdade que o conforto e a estética são muito superiores num Leaf. Mas se é para fazer distâncias curtas, será que é assim tão importante o conforto??? A estética é algo que não é fundamental, será que compensa pagar mais por isso??? Quanto a informação dada pelo carro, para o i-MiEV existente duas aplicações Android que lhe dão muito mais informação do que a que pode ver no tablier do Leaf. Com o i-MiEV consegue consumos mais baixos, ou com ambos irá gastar 0 se der para aproveitar para carregar em locais gratuitos. Concluindo, se é mesmo só para ir para o trabalho e levar os filhos à escola e é tudo ali relativamente perto, para mim o i-MiEV chega bem. Mas se valoriza o conforto e a aparência, então o Leaf é a melhor escolha. Eu, que me lembro de ir para o Algarve num Fiat 128, acho o i-MiEV espetacularmente confortável e como me estou completamente a borificar para o que as outras pessoas acham, sejam elas estúpidas ou inteligentes, andei os últimos 5 anos, ando e continuarei a andar, de i-MiEV.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por pemifer » 15 mar 2016, 10:48

Esqueci-me de um pormenor que para mim não é importante mas despertou-me alguma curiosidade.
Quando se para o C-Zero numa subida e depois tem de se arrancar ele descai, é esse o comportamento normal?
E nos outros VE também é assim?

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Mini mini test drive C-Zero

Mensagem por jasmim » 15 mar 2016, 11:01

pemifer Escreveu:Esqueci-me de um pormenor que para mim não é importante mas despertou-me alguma curiosidade.
Quando se para o C-Zero numa subida e depois tem de se arrancar ele descai, é esse o comportamento normal?
E nos outros VE também é assim?
Sim, dependendo da inclinação.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”