DB do MM por FBSousa

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por VETL » 04 mai 2016, 11:20

FBSousa Escreveu:
VETL Escreveu:
FBSousa Escreveu:Penso que seja como qualquer caixa automática.
É como ficasse em ponto morto.

O que me leva a perguntar, se estiver parado em N e acelerar, o motor aumenta as rotações?
Se o fizer, posso estar a engrenar com o motor em alta rotação a a caixa em baixa ou nula. O que provoca danos na cx...

A não ser que ao colocar em N, o acelerador não tenha qualquer efeito no aumento de rotações, ou seja, é desligada a função do acelerador na posição N.
Acho que não há caixa nem nada para engrenar.
A única coisa que tenho conhecimento é de uma redutora.
Se eu estiver enganado, elucidem-me já agora...
Ainda não tive tempo para pesquisar, mas se for um moto-redutor, tem de ter variação de frequência. E inversão de sentido de rotação, para a marcha atrás com limite de potencia.

Mas como, quando acelero a fundo sinto um ligeiro deslizamento na transmissão, que provoca uma vibração e ruido ténue, o que leva-me a crer que tem embraiagem.
Eu acho que estás redondamente enganado.
Simplicidade total. É o motor que faz tudo. É uma das grandes vantagens dos elétricos.
Posso estar equivocado mas já virá alguém esclarecer-te como deve ser.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 04 mai 2016, 11:40

Eu espero que sim, VETL.

Um moto-redutor com VEV é mais que suficiente, para além de ser muito mais eficiente, bem acima dos 90%.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por mjr » 04 mai 2016, 11:50

Se é como no Leaf não existe maneira de desligar o motor das rodas. O modo N é apenas por software, onde basicamente o motor não gera nenhum binário positivo ou negativo, mas que que continua ligado às rodas e a girar. Nesse modo ele não liga aos pedidos do acelerador e travão (aceleração e regen).

Não conheço nenhum VE (4 rodas) em que seja possível desligar fisicamente o motor das rodas (embraiagem) daí a minha pergunta sobre o iMiEV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2016, 11:51

Que eu saiba, não há embraiagem nenhuma. A diferença entre o "N" e o "D" sem acelerador será o energizar (ou não) do estator, apenas isso
http://www.controleng.com/single-articl ... 9a7ba.html

A operação no 2º e 4º quadrantes (quando o sentido da corrente é contrário ao da velocidade) é quando ocorre a regeneração. Se se interromper o estator, "abre-se" o circuito da FCEM e não há regeneração (ainda que, como o rotor mantém o respectivo campo por ser de ímanes permanentes, continue a existir FCEM). Imagino que o perigo real para o inversor do "engate em andamento" seja exactamente o estabelecimento do circuito com a FCEM presente o que invariavelmente origina arco eléctrico e a electrónica de potência gosta muito pouco disso...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por mjr » 04 mai 2016, 11:54

Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento. O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2016, 12:30

mjr Escreveu:Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento
Sim, faz mais sentido do que a minha ideia original. Sem deslizamento, sem binário.
mjr Escreveu:O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.
Sim, isso faz todo o sentido exactamente porque será a electrónica de potência a aguentar a tal FCEM gerada e que não tem para onde circular.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 04 mai 2016, 14:18

margarett Escreveu:
mjr Escreveu:Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento
Sim, faz mais sentido do que a minha ideia original. Sem deslizamento, sem binário.
mjr Escreveu:O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.
Sim, isso faz todo o sentido exactamente porque será a electrónica de potência a aguentar a tal FCEM gerada e que não tem para onde circular.
Ora a ver se eu entendi...
Se tem deslizamento, o motor roda.
Se o motor está ligado às rodas e se em N o motor roda e as rodas não, então tem de haver embraiagem.

Também é verdade que quando passo de N para D, sente-se um empurrão, como se estivesse a engrenar uma velocidade (tal como acontece no meu Volvo, este de caixa automática).

Será???

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por mjr » 04 mai 2016, 14:23

O deslizamento não é mecânico mas sim do campo elétrico do estator relativamente ao rotor do motor. Se estiverem os dois sincronizados não há binário gerado.

Não há embraiagem. Ponto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por VETL » 04 mai 2016, 14:24

Não.
O motor roda em N se o carro estiver a andar.
Se o carro estiver parado, não roda.
Esquece as complicações. Pensa: Motor, redução com duas cremalheiras e rodas.
Parece mentira mas é verdade. Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2016, 15:23

O binário que o motor desenvolve é proporcional ao deslizamento (i.e. diferença instantânea entre a velocidade que o controlador "impõe" ao motor e a velocidade a que este está efectivamente a rodar) que tende para 0 num servo-motor.
Isto quer dizer que:
- sentido motor, o controlador impõe ao motor uma velocidade instantânea de "x" rpms. Mas o atrito, a massa do carro, a resistência do vento, etc, fazem com que as rodas queiram andar menos e aparece deslizamento "positivo". Assim, desenvolve-se binário no sentido motor e é este binário que requer corrente absorvida das baterias.
- sentido travão, por exemplo a descer uma encosta acentuada, o controlador impõe ao motor uma velocidade instantânea de "x" rpms. Mas a gravidade faz com que as rodas queiram andar mais que isso e aparece deslizamento "negativo". Assim, desenvolve-se binário no sentido gerador (e a tensão aos terminais do motor sobe pelo efeito da FCEM) e é este binário que gera a corrente enviada para as baterias. A "quantidade" de regeneração é fruto do ajuste que o controlador faz da velocidade setpoint para a real: se for deixando a velocidade aumentar facilmente, regenera pouco; se não, gera mais e, forçosamente, abranda mais o carro.
- no "N", o controlador impõe ao motor uma velocidade tal que este acompanha perfeitamente as rodas. Não há deslizamento, não se forma binário e o carro está "desengatado".
VETL Escreveu:Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.
Há pois. Não é a mesma coisa (nem de perto nem de longe) mas o inversor tem electrónica de potência que, avariando, é muito cara. O motor, mesmo sendo estupidamente robusto, tem enrolamentos em cobre e um rotor com ímanes "colados", tem rolamentos, etc, e que pode avariar. Se é menos provável? Obviamente que sim :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”