DB do MM por FBSousa

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alexmol
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por alexmol » 16 mai 2016, 20:44

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por pemifer » 17 mai 2016, 10:34

alexmol Escreveu:URL não encontrado...
Confirmo, URL não encontrado

FBSousa
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 17 mai 2016, 13:44


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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Fil » 17 mai 2016, 15:05

Assim já se vê, mas não sei para que serve a peça.

FBSousa
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 mai 2016, 12:06

6 meses de Peugeot Ion - a minha experiência

O tempo passa rápido e nem damos conta.

Ao fim de 6 meses, com mais de 8500 km e cerca de 400 kWh consumidos, só tenho a dizer bem, tal como todos o que aqui convivem, na sua generalidade, sobre os VE.

Relativamente ao Ion, propriamente dito, é um carrito puramente citadino, com prestações interessantes e maneabilidade impecável.
Em condições normais de utilização em regime citadino é possível fazer 110-120 km por carga, sem levar à tartaruga. O máximo que consegui foi de 161 km, com a tartaruga a aparecer, e o máximo que carregou foi de 15,9 kWh. A velocidade máxima no velocímetro foi de 140 km/h a descer bem...
Por ser um tracção atrás, em tempo molhado ou piso molhado, é necessária atenção redobrada ás saídas de traseira, com especial incidência em parques de estacionamento ou em paralelo mais polido. Apesar da existência do ESP, penso que entra um pouco tarde. Nada que não se resolva com a redução de velocidade, como é óbvio. Em piso seco, as curvas mais apertadas podem ser feitas com confiança até ao aviso dos pneus sem problemas, graças à diferença de larguras dos pneus da frente em relação aos de trás e ao peso que, apesar da altura, tem um centro de gravidade relativamente baixo.
Curiosamente, os ventos laterais fortes interferem no comportamento mas não muito acentuadamente. Penso que quando tinha o smart for2 sentia mais.

Parco em espaço, só para 4 passageiros e uma 'pseudo' mala, é capaz de transportar confortavelmente dois adultos e duas crianças nas cadeirinhas próprias, e mesmo 4 adultos. O problema é levar o carrinho para o bebé, que se for de grandes dimensões quando recolhido não entra na mala.
O conforto é interessante para um carro deste segmento, com suspensão macia quanto baste e bancos com 3 regulações possíveis e algum apoio lateral. De referir que a espuma utilizada nos bancos tem dificuldade em voltar à forma inicial. Os ruídos parasitas dos materiais plásticos existe, fazendo-se ouvir sobretudo em paralelo e em alcatrão em mau estado. Por sua vez, em alcatrão normal é o silêncio absoluto, só se ouve levemente o rolamento dos pneus, vento e do rádio.

Em termos de tecnologia no habitáculo, não é nada de mais. Todos sabemos o equipamento existente, pena não ter um (simples) relógio. Mas este Ion não é para pessoas stressadas que vivem atrás do tempo... ;)

Considero que é um óptimo segundo carro que rapidamente se tornou o carro do dia a dia e até ao fim de semana, em deslocações dentro do raio que a autonomia permite.
Sendo que o CI, uma Chrysler Voyager 2.5 CDR, só é utilizado ao fim de semana para deslocações mais distantes.

Porque cá em casa é sempre preciso utilizar diariamente duas viaturas, o Ion faz as mais longas e o CI as mais curtas. No meu caso, a poupança directa em combustíveis é de 4.000,00€/ano para 1.000,00€/ano, onde se inclui os custos de energia eléctrica para o Ion. Como tal, deixei de usar o outro CI a GPL (um Volvo S80 T6 Executive, que está à venda. Alguém interessado??? ;) ) que está encostado na garagem para dar lugar ao Ion.

Como havia referido em tempos, a compra do Ion foi para testar a tecnologia e por ter sido um bom negócio.
Desde então, a decisão está tomada. Vender a frota e comprar só VE.
Em boa verdade, desde muito cedo que sou aficionado de carros. Adoro a cultura envolvida e, por essa razão, segui os estudos nessa área. Apesar de estar mais moderado em relação à industria automóvel. Reflectindo sobre o meu gosto por esta industria, em boa verdade, nunca me apaixonei por uma marca, modelo e/ou conceito. Até que apareceu a Tesla!

Como tal, e após esta experiência, tenho pensado em vários cenários que passam por vender todos e comprar um Tesla e outro Ion. Ou manter o Ion e comprar um plug-in. Ou comprar outro Ion e alugar um CI quando precisar (meia dúzia de vezes por ano).

O objectivo é óbvio. Reduzir custos e recursos, educar as mentalidades cépticas, mas sobretudo, deixar aos meus filhos um planeta melhor do que encontrei.

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Malm
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 mai 2016, 13:26

Concordo com tudo. O meu é que já não faz 110/120 km em condições de trânsito de cidade, fica-se pelos 80 a 90. Não esperava outra coisa ao fim de 5 anos. Quase como ter direito a andar nos carrinhos de choque todos os dias, evitando a parte dos choques e sem aquela forma peculiar de colocar a marcha-atrás.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 mai 2016, 13:36

Malm Escreveu:Concordo com tudo. O meu é que já não faz 110/120 km em condições de trânsito de cidade, fica-se pelos 80 a 90. Não esperava outra coisa ao fim de 5 anos. Quase como ter direito a andar nos carrinhos de choque todos os dias, evitando a parte dos choques e sem aquela forma peculiar de colocar a marcha-atrás.
Interessante, Malm... O meu também é de 2011, matricula **-MM-**, e consegue as distancias que referi e não tenho os cuidados que o Malm tem. :? :? :?
Ainda ontem tinha 138 km de autonomia.

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 18 mai 2016, 13:44

Excelente relato :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Fil » 18 mai 2016, 15:03

É muito fácil identificar-me com estes relatos, vendi o ci primeiro, para ficar com o leaf, e a ideia é comprar um tesla para colocar ao lado do leaf. Depois de se ter um ve, facilmente se percebe que o resto não faz sentido. Excelente relato!

Está na hora de vender os ci todos que tem e comprar um tesla, para ficar apenas com ve's ;)

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por VETL » 18 mai 2016, 15:19

Excelente!
Vivi tudo isso tal como descreve.
Esta é a diferença entre quem fala do que vive e experimenta e quem fala do que não sabe.

Hoje em dia apetece responder a muitos com a questão: "Já experimentaste?"
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