Garantia das baterias

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Garantia das baterias

Mensagem por RNM » 29 jun 2016, 17:21

Já alguém viu a garantia num pedaço de papel?
Escrito em que língua for?

Tipo isto:
http://static.mitsubishicars.com/pdf/ow ... mplete.pdf
que diz:
"Gradual capacity loss of the Main Drive Lithium-ion Battery
based on time and usage is NOT covered under this warranty.
See your Owner’s Manual for more information
regarding Battery capacity loss."

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Garantia das baterias

Mensagem por Malm » 29 jun 2016, 17:45

Sim, eu tenho esse documento, e diz exatamente o mesmo mas em português. A perda de capacidade gradual não é coberta pela garantia. Eu sei que se tiver determinados cuidados com a minha bateria, daqui a 5 anos ele vai estar com entre 50 a 60% da capacidade inicial e obviamente que a garantia não é aplicável nesta situação. Até março, estando dentro da garantia, se o carro começasse a carregar cada vez menos barras em poucos dias, ou seja, hoje carregava só 14, daqui a uma semana só 8, e passadas duas semanas só 4, passando a carregar de 12 kWh numa carga completa para 3 em 15 dias, a garantia era ativada e a Mitsubishi colocava uma nova. Conheço vários casos em que isso aconteceu, embora nenhum em Portugal. Neste momento, mantendo-se a garantia em 5 anos, se acontecesse essa situação com o meu carro agora eu tinha que ir à procura de uma célula e arranjar uma maneira de substituir a defeituosa, pois não ia por causa de uma célula dar um dinheirão por uma bateria nova. O que mudou agora foi que voltou a estar na garantia para a situação que descrevi.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Garantia das baterias

Mensagem por FBSousa » 30 jun 2016, 15:14

Bem, para já a posição oficial da Peugeot, para o Ion de 2011, é de 60 meses e/ou 50.000 km para as baterias do sistema de tracção.

O restante é de 2 anos, garantia geral.

Resta saber as condições.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Garantia das baterias

Mensagem por Malm » 30 jun 2016, 18:26

Na Mitsubishi foi sempre de 5 anos ou 100.000 km. Por aqui já se vê a diferença entre as duas marcas. Pelo que tenho visto, os problemas relacionados com a bateria de tração que surgiram até agora estão relacionados apenas com uma célula defeituosa. Como já disse, não faz sentido nenhum comprar uma bateria nova quando se resolve o problema numa tarde gastando uns 100 € com uma célula usada com um grau de degradação o mais parecido possível com as que estão no pack. Daria o seu trabalho, mas já foi feito com sucesso. No youtube está o vídeo que mostra o processo. Quem fez este concerto é um dos criadores do CaniOn. Mas claro que é melhor receber uma bateria inteiramente nova. Como já referi, o meu pedido para verificar do estado da bateria deu na resposta que eu esperava, ou seja, que está tudo bem. Supondo que vinha a indicação que não estava em condições, o que iria suceder era uma situação surreal, porque eu ia pedir-lhes para que fizessem a substituição daqui a 5 anos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Garantia das baterias

Mensagem por pemifer » 30 jun 2016, 19:04

Malm Escreveu:(...)No youtube está o vídeo que mostra o processo.(...)
Eu sei que não tenho um clone mas mesmo assim gostava de ver. :(
Não tens por aí o link do filme? ;)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Garantia das baterias

Mensagem por Malm » 30 jun 2016, 19:50

Tenho pois...

https://www.youtube.com/watch?v=YcL4UvGvWkA

Eu já tinha colocado o link antes, provavelmente no meu colossal DB.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Garantia das baterias

Mensagem por FBSousa » 01 jul 2016, 09:57

Até é simples e rápido. Demora apenas 11 minutos e 20 segundos!!! :lol: :lol: :lol:

Não será possível adquirir apenas as células na marca? Ou noutro local?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Garantia das baterias

Mensagem por Malm » 01 jul 2016, 11:35

Eu qualquer dia compro um meio escavacado e vendo-vos as células a preços de amigo. Primeiro escolhemos uma célula com um nível de degradação semelhante às do carro e depois resolvemos o problema como ninguém. Ainda hão de vir do estrangeiro para resolver situações connosco.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Garantia das baterias

Mensagem por RNM » 01 jul 2016, 11:49

Malm Escreveu:Eu qualquer dia compro um meio escavacado e vendo-vos as células a preços de amigo. Primeiro escolhemos uma célula com um nível de degradação semelhante às do carro e depois resolvemos o problema como ninguém. Ainda hão de vir do estrangeiro para resolver situações connosco.
Podes começar já hoje, há clientela à espera

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Garantia das baterias

Mensagem por Malm » 01 jul 2016, 13:05

Para já, acho que o problema não se coloca para ninguém, em concreto. Por isso não há pressa. Mas isso não quer dizer que, se aparecerem boas oportunidades que me permitam no futuro resolver um problema que me surja, ou de outra pessoa, me vá preparando para ele. É por isso que nós aqui conseguimos muitas vezes estar à frente de quem nas marcas tem a responsabilidade de resolver os problemas. Vamos constantemente tentando identificar problemas e encontrar maneiras de os solucionar. Foi o que aconteceu com o que se passou nos verões de 2012 e 2013, nos quais a minha bateria deve ter perdido valores significativos de capacidade. Isso agora já não acontece, e a forma como resolvi o problema está descrita para que todos, como eu, possam evitar as altas temperaturas nesta altura do ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”