Range Extender

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Bitaro
Mensagens: 26
Registado: 13 jul 2016, 16:06
Data de fabrico: 01 jul 2012
Capacidade bateria: 40,3Ah

Range Extender

Mensagem por Bitaro » 14 jul 2016, 23:15

Bom passo a explicar a minha ideia, fica à espera de conselhos e outros

A nível da bateria quero construí-la com recurso às famosas pilhas 18650
-ou comprar baratas aos chinos, o que representa determinados cuidados com as capacidades
-ou se faz reciclagem das baterias dos laptop

depois disto temos de decidir quantos mais km queremos, e aqui entra a matemática em acção

Como vamos usar a bateria:

Tracção ou simplesmente para carregar a bateria original de tracção !
para mim faz mais sentido usá-la para carregar a original

Sendo para usar para carregar, como po-la a carregar:

tomada rápida!?

tomada lenta!?

Na tomada rápida temos o problema do custo excessivo do dcdc inverter!!??
não me parece viável dar 4000€ por um...

tomada lenta:

Em andamento ?! (temos de hackear a porta, pois o sistema por segurança não permite carregar em andamento)

Parado!? (Bom em casos de não ter alternativa de carregamento, mas pode ser demorado...)

Problema:

Encontrar forma de hackear a porta lenta para carregamento em andamento

Espero ideias, correcções e outras

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Range Extender

Mensagem por alexmol » 15 jul 2016, 20:17

E como é que a bateria auxiliar vai carregar a bateria de tracção do carro? Simplesmente fazendo o paralelo ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Range Extender

Mensagem por Malm » 16 jul 2016, 00:08

No caso da energia produzida pela regeneração, como chega ela à bateria? Parece-me que a melhor forma de usar um pack auxiliar é enganar o carro de forma a que ele pense que é energia que lhe está a chegar da regeneração.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Bitaro
Mensagens: 26
Registado: 13 jul 2016, 16:06
Data de fabrico: 01 jul 2012
Capacidade bateria: 40,3Ah

Re: Range Extender

Mensagem por Bitaro » 16 jul 2016, 02:20

Malm Escreveu:No caso da energia produzida pela regeneração, como chega ela à bateria? Parece-me que a melhor forma de usar um pack auxiliar é enganar o carro de forma a que ele pense que é energia que lhe está a chegar da regeneração.

Olá obrigado pela dica.
Eu também acho que sim, mas para isso teria de investir num dcdc inverter, coisa que para já financeiramente não lhe consigo chegar...
Mas sem duvida que sem pensar na parte financeira é a melhor solução.
Alguma dica sobre os dcdc inverter!?

Bitaro
Mensagens: 26
Registado: 13 jul 2016, 16:06
Data de fabrico: 01 jul 2012
Capacidade bateria: 40,3Ah

Re: Range Extender

Mensagem por Bitaro » 16 jul 2016, 02:23

alexmol Escreveu:E como é que a bateria auxiliar vai carregar a bateria de tracção do carro? Simplesmente fazendo o paralelo ?

Se conseguir mos fazer a carga em andamento e pela porta lenta teria de ser com um inversor para 220v

Se tiver de ser parado será a mesma situação

Pela chedamo já é outra história, temos de usar um dcdc inverter

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Range Extender

Mensagem por alexmol » 16 jul 2016, 07:27

Se o pack auxiliar tiver a mesma tensão que o principal podes fazer o paralelo depois de estarem os 2 à mesma tensão.

Isto implica carregar sempre os 2 packs antes de usar o extender e interceptar os cabos do Chademo mas fica mais barato e mais leve.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Range Extender

Mensagem por labutess » 16 jul 2016, 12:48

alexmol Escreveu:Se o pack auxiliar tiver a mesma tensão que o principal podes fazer o paralelo depois de estarem os 2 à mesma tensão.

Isto implica carregar sempre os 2 packs antes de usar o extender e interceptar os cabos do Chademo mas fica mais barato e mais leve.
Tendo a mesma tensão e em paralelo, o pack extra poderá carregar com o mesmo carregador,bastando ter um bms e um relay de corte do paralelo.
Podendo mesmo este pack ser de capacidade diferente do outro.

Bitaro
Mensagens: 26
Registado: 13 jul 2016, 16:06
Data de fabrico: 01 jul 2012
Capacidade bateria: 40,3Ah

Re: Range Extender

Mensagem por Bitaro » 16 jul 2016, 14:15

labutess Escreveu:
alexmol Escreveu:Se o pack auxiliar tiver a mesma tensão que o principal podes fazer o paralelo depois de estarem os 2 à mesma tensão.

Isto implica carregar sempre os 2 packs antes de usar o extender e interceptar os cabos do Chademo mas fica mais barato e mais leve.
Tendo a mesma tensão e em paralelo, o pack extra poderá carregar com o mesmo carregador,bastando ter um bms e um relay de corte do paralelo.
Podendo mesmo este pack ser de capacidade diferente do outro.
Pois, eu também me tinha ocorrido isso mas para ter a mesma tensão teria de fazer pack´s de 94 celulas +-
Será isso viável? Não aumentará consideravelmente o risco da instabilidade?
A fazer com segurança consegue-se poupar muito sem o famoso dcdc inverter
Para o carregamento, e usar o da viatura, teria de carregar o extra em separado, certo?

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Range Extender

Mensagem por labutess » 16 jul 2016, 18:02

96 células no nissan leaf
80 ou 88 no c0
Para carregares a bateria extra,talvez tenhas de ligar aos cabos da bateria,quando carrega uma carrega a outra,com um bms desliga assim que estiver carregada.

Bitaro
Mensagens: 26
Registado: 13 jul 2016, 16:06
Data de fabrico: 01 jul 2012
Capacidade bateria: 40,3Ah

Re: Range Extender

Mensagem por Bitaro » 21 jul 2016, 03:03

labutess Escreveu:96 células no nissan leaf
80 ou 88 no c0
Para carregares a bateria extra,talvez tenhas de ligar aos cabos da bateria,quando carrega uma carrega a outra,com um bms desliga assim que estiver carregada.
A tensão do micro ondas anda nos 360v, para enganar o sistema e carregar pela travagem regenerativa teria de injectar 360v, e para isso tenho de usar packs de 94+- pilhas 18... isto a 3,8v.

Para ter mais uns 60km de autonomia calculo umas 600 pilhas

Alguém se pode referir à segurança de trabalhar com tensões de 360v nestas pilhas??
Obrigado

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”