Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
pfalcao
Mensagens: 11
Registado: 04 set 2016, 12:35
Data de fabrico: 01 ago 2016
Capacidade bateria: 40 Ah

Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por pfalcao » 05 set 2016, 10:35

Conduzo um Peugeot iOn há pouco tempo e de origem só trazia o carregador Tipo 1 (J1772) - Ficha Schuko (tomada doméstica normal).
Quando fui procurar por cabos Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) para poder ligar o carro aos postos Mobi-e, foi dificil encontrar alternativas com preços mais comedidos. Para ajudar outros vou contar o resultado de uma semana à procura de opções, incluindo junto da Peugeot.

Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.

Um abraço

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por lifo » 05 set 2016, 13:31

tambem comprei lá, mas fui para um de 10 metros, o comprimento extra pode dar para desenrascar caso esteja um ICE estacionado no lugar do posto.
no meu caso é para usar num Leaf, mas o cabo é idêntico.
fui tambem para o de 32a por o preço ser semelhante mas notei alguma diferença de peso em relação ao de 16a de um amigo.

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por zontor » 02 mai 2017, 22:51

Aproveito este tópico para umas dúvidas e ideias sobre acessórios, enquanto o carro não chega.
- O cabo Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) seve para os postos com ficha Mennekes se carregar a 14A em vez dos 8A do EVSE ligado à schuko ou à CEE azul (pelo que vi há postos com uma ou com outra ou até sem a Mennekes dependendo da instalação)?
- Indo para o cabo Tipo 1 - Tipo 2 de 32A só servirá para carregar até 7,2Kw se o carro suportar certo? Não será uma tendência o Tipo 1 acabar em carros futuros pois está +/- limitado aos 7,2Kw do monofásico?
- A solução de proteger o cabo com o cadeado na Yazaki (Tipo1) ou outras soluções é apenas para a ligação com o EVSE? Pareceu-me ler que os mobie bloqueiam a ficha até passarmos o cartão, ou é necessário também proteger com cadeado?
- Com o EVSE regulável que trabalha a 8A ou 14A necessita da ficha especial (viewtopic.php?f=32&t=4960&hilit=tomada+iman) ou se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie?
- É útil andar com um adaptador CEE Azul para schuko e de CEE Vermelho para Azul, para flexibilizar os locais onde podemos carregar? Estes podem dar ao sumiço sem cadeados :) Também um cabo extensão dará jeito.
- Que outros acessórios/equipamentos/cabos costumam andar para flexibilizar os carregamentos?
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2017, 00:07

zontor Escreveu:- O cabo Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) seve para os postos com ficha Mennekes se carregar a 14A em vez dos 8A do EVSE ligado à schuko ou à CEE azul (pelo que vi há postos com uma ou com outra ou até sem a Mennekes dependendo da instalação)?
O cabo mennekes serve para usar nos postos publicos ou wallboxes que têm essa tomada e mais nenhuma. Nesses casos o EVSE está dentro do posto, e o cabo é o interface único entre o posto e o carro. Os postos disponibilizam normalmente 16A ou 32A mono ou trifásicos, mas no teu caso só usas uma fase. Se o carregador interno do carro não consumir a corrente máxima disponibilizada pelo posto, consome o que consumir, tudo bem.
zontor Escreveu:- Indo para o cabo Tipo 1 - Tipo 2 de 32A só servirá para carregar até 7,2Kw se o carro suportar certo? Não será uma tendência o Tipo 1 acabar em carros futuros pois está +/- limitado aos 7,2Kw do monofásico?
Sim, só se o carro suportar os 32A. Se o carro só suportar 16A, não vale a pena um cabo maior (diz um gajo que tem um carro que só carrega a 16A mas tem um cabo para 32A :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ). E sim, o type 1 terá tendência a ser substituído pelo mennekes type2, mas ainda deve demorar muuuuuuito tempo ;)
zontor Escreveu:- A solução de proteger o cabo com o cadeado na Yazaki (Tipo1) ou outras soluções é apenas para a ligação com o EVSE? Pareceu-me ler que os mobie bloqueiam a ficha até passarmos o cartão, ou é necessário também proteger com cadeado?
Os postos libertam o cabo algum tempo depois do fim da carga. Convém sempre trancar do lado do carro. Há outra vantagem: se usares um cadeado "justo", não te conseguem carregar no botão (o que interrompe a carga).
zontor Escreveu:- Com o EVSE regulável que trabalha a 8A ou 14A necessita da ficha especial (viewtopic.php?f=32&t=4960&hilit=tomada+iman) ou se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie?
Deves precisa da ficha especial na mesma, porque o iman está no corpo da ficha não vai estar no adaptador CEE. Mas estou só a inventar, nunca me cruzei com essa cena do iman...
zontor Escreveu:- É útil andar com um adaptador CEE Azul para schuko e de CEE Vermelho para Azul, para flexibilizar os locais onde podemos carregar? Estes podem dar ao sumiço sem cadeados :) Também um cabo extensão dará jeito.
- Que outros acessórios/equipamentos/cabos costumam andar para flexibilizar os carregamentos?
Eu tenho só schuko para CEE16 e uma extensão. Isso, um EVSE regulável 6-16A e o cabo mennekes. Nunca me fez falta tomadas vermelhas (trifásicas). Em relação ao sumiço, confesso que nunca me preocupei muito com isso, uso sem grande stress onde quer que ligue, prendendo apenas a tomada do lado do carro com a tranca do próprio carro (e que é muito facilmente violável). Claro que eu moro na parvónia, mas...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por rnlcarlov » 03 mai 2017, 11:34

Eu acho que dá bastante jeito um adaptador schuko para Mennekes. Isso permite que em vez que andar com cabos Mennekes de 10m, se possa usar uma extensão do tamanho que se quiser para quando há idiotas em frente a um mobie e o único lugar disponível está a 15m do posto. Acredita que este setup já me safou muitas vezes. O cadeado no lado do carro é bastante necessário neste caso pois um larápio pode separar o adaptador que está preso ao postos do resto dos cabos, mas o EVSE fica preso e esse já não o levam facilmente.

Outra vantagem de ter um adaptador destes é que permite alguns truques para lidar com o problema de os postos mobie da efacec muitas vezes abortarem a carga dos clones aos 30% e 70% de SOC.

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por zontor » 03 mai 2017, 21:36

rnlcarlov Escreveu:Eu acho que dá bastante jeito um adaptador schuko para Mennekes.
Mas onde há tomadas Mennekes não tem sempre uma schuko ou CEE azul? não sendo necessário o cabo Mennekes para nada, carregando só como o EVSE.
Ou existem postos que só têm o Mennekes e temos de usar o cabo tipo1?
Com essa solução vai carregar sempre com o EVSE não carregando na mesma aos 14A/16A onde penso ser a única vantagem do cabo tipo1 nestes carros.
Daí estar a tentar o truque para o EVSE funcionar a 14A que já faria pouca diferença para o Mennekes e poupar 100 e tal euros.
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por LuisG » 03 mai 2017, 22:34

Existem postos só com as 2 menekes.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por rnlcarlov » 04 mai 2017, 09:50

LuisG Escreveu:Existem postos só com as 2 menekes.
E existem postos com CEE avariada.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por Malm » 04 mai 2017, 19:03

rnlcarlov Escreveu:
LuisG Escreveu:Existem postos só com as 2 menekes.
E existem postos com CEE avariada.
Realmente, é mais isto. Bem visto.

Mas também pode ser uma terceira opção, menos comum, estar a CEE ocupada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV

Mensagem por sparrow » 04 mai 2017, 19:44

No meu caso que tenho um LEAF MK1 que só carrega a 16A podia ter o EVSE regulável 6-16A a que adaptei ficha CEE 16A azul e um adaptador mennekes tipo 2 -> cee azul e escusava de ter o cabo mennekes tipo 2 -> j1772 na mala... Ainda por cima o meu cabo é de 32A (sem necessidade) e é bem pesadote!

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”