YACRT: mais uma road trip de um clone

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por jrochate » 05 set 2016, 10:42

Sem fotos e sem prosas, aqui fica mais um relato de travessia o país de Norte a Sul com um pequeno clone de pouco mais de 40Ah.
Os números são arredondados.

Partida: Fiães (Santa Maria da Feira): 06h30
Chegada: Silves (Silves): 03h30

Percurso:
= 100% Fiães
- Partida: 06h30
- Coimbra: 08h00
Km: 100

= 80% Coimbra (PCL)
- Partida: 11h30
- Pombal: 12h00
Km: 55

= 94% Pombal (PCR)
- Partida: 12h40
- Leiria: 13h15
Km: 45

= 99% Leiria (PCL)
- Partida: 16h15
- Aveiras: 17h30
Km: 80 (IC2)

= 92% Aveiras (PCR)
- Partida: 18h00
- Palmela: 19h15
Km: 90 (VFX)

= 80% Palmela (PCR - esperar por i3)
- Partida: 20h
- Setubal: 20h30
Km: 15 (N252)

= 90% Setúbal (PCL)
- Partida: 22h05
- Troia: 22h30 (ferry)
- Aljustrel: 23h45
Km: 90 (IC1 + A2)

= 90% Aljustrel (PCR)
- Partida: 00h15
- Ourique: 01h00
Km: 40

= 80% Ourique (Schuko estacionamento)
- Partida: 02h30
- Silves: 03h30
Km: 72 (IC1)

TOTAL: 590km
# CR: 4
t carregar: 12h15
t viagem: 8h15
Vmedia: 70 km/h

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por RNM » 05 set 2016, 11:26

Excelente relato.

Na verdade, foram 28,8 km/h de velocidade média (590 km / 20.5 h), o que leva a pensar se não seria melhor parar menos vezes e andar mais devagar...

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por jasmim » 05 set 2016, 11:26

Grande odisseia! :)
Estou a ver que a máquina se portou lindamente. Outra prova que com mais PCR's qualquer VE se desloca facilmente pelo país.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 11:35

Boas,

Excelente relato, é assim que sabemos as reais autonomias dos VE

Como apenas conheco metade desse trajecto em VE, uma observação ao inicio da viagem: Não podias ter poupado em Coimbra 1h de carregamento saindo com 60% em vez dos 80% que chegavas ao PCR de pombal sem problema e no pcr esses 20% sao recuperados em 5 minutos? (posso estar a pensar mal)
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 11:40

Boas,

Excelente relato, é assim que sabemos as reais autonomias dos VE

Como apenas conheco metade desse trajecto em VE, uma observação ao inicio da viagem: Não podias ter poupado em Coimbra 1h de carregamento saindo com 60% em vez dos 80% que chegavas ao PCR de pombal sem problema e no pcr esses 20% sao recuperados em 5 minutos? (posso estar a pensar mal)
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por RNM » 05 set 2016, 11:44

ICEM4N Escreveu:Boas,

Excelente relato, é assim que sabemos as reais autonomias dos VE

Como apenas conheco metade desse trajecto em VE, uma observação ao inicio da viagem: Não podias ter poupado em Coimbra 1h de carregamento saindo com 60% em vez dos 80% que chegavas ao PCR de pombal sem problema e no pcr esses 20% sao recuperados em 5 minutos? (posso estar a pensar mal)
Não esquecer que Pombal - Aveiras faz-se directo, com ~40 Ah.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... bal#p72222
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 355#p79355

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2016, 11:45

Parabéns, mais uma longa viagem de VE relatada cá no fórum :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por ICEM4N » 05 set 2016, 11:59

RNM Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Boas,

Excelente relato, é assim que sabemos as reais autonomias dos VE

Como apenas conheco metade desse trajecto em VE, uma observação ao inicio da viagem: Não podias ter poupado em Coimbra 1h de carregamento saindo com 60% em vez dos 80% que chegavas ao PCR de pombal sem problema e no pcr esses 20% sao recuperados em 5 minutos? (posso estar a pensar mal)
Não esquecer que Pombal - Aveiras faz-se directo, com ~40 Ah.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... bal#p72222
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 355#p79355
POis, mas media de 65km/h e chegou com 9%? Eu ficava pelo caminho de certeza!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por jrochate » 05 set 2016, 12:07

RNM Escreveu:Excelente relato.
Na verdade, foram 28,8 km/h de velocidade média (590 km / 20.5 h), o que leva a pensar se não seria melhor parar menos vezes e andar mais devagar...
A velocidade média foi tendo em consideração a altura em que havia deslocação.
Não entrei em conta com o período de parado, pois não me parece interessante na análise.
RNM Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Como apenas conheco metade desse trajecto em VE, uma observação ao inicio da viagem: Não podias ter poupado em Coimbra 1h de carregamento saindo com 60% em vez dos 80% que chegavas ao PCR de pombal sem problema e no pcr esses 20% sao recuperados em 5 minutos? (posso estar a pensar mal)
Não esquecer que Pombal - Aveiras faz-se directo, com ~40 Ah.
De acordo com ambos, e ainda seria possível otimizar mais, nomeadamente fazer direto Aljustrel - Silves. Nas descidas recupera-se muito.

Mas nesta viagem as variáveis tempo vs risco tendiam claramente para a primeira.
Tinha tempo para andar, mas não tinha grande margem de risco pois qualquer paragem involuntária iria fazer-me perder muitas horas fora do plano.

Ou seja, enquanto roteiro apresenta-se no nível "bastante conservador". Eu diria que este é o worst-case scenario.
É possível fazer em menos tempo, num clone, bastando otimizar os tempo nos PCL.

Ainda bem que apreciaram :) A comunidade merece.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: YACRT: mais uma road trip de um clone

Mensagem por sparrow » 05 set 2016, 12:13

se a minha companhia de viagem se fartou ontem com a pequena viagem que fiz.... se eu me pusesse numa aventura destas punham-me as malas à porta!

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”