Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

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rnlcarlov
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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por rnlcarlov » 14 out 2016, 15:38

ICEM4N Escreveu:O problema era ele nao ter autonomia para dar a volta ao posto de combustivel...
Ja me aconteceu chegar com 15% de autonomia e se nao desse para carregar era o mesmo que ter chegado com 1% .......nao ia carregar
Casa de banho 8-)

Mas acho curioso ter terminado as cargas rápidas com uma temperatura tão elevada. Normalmente na 2ª fase de carga rápida, com o A/C a bombar, ele costuma arrefecer significativamente. Só me lembro de ter chegado aos 40ºC nas baterias depois de carregar até aos 80% em Aveiras, vindo de Coimbra. O meu A/C tinha-se avariado, logo mal refrigerou na carga em Pombal e na de Aveiras foi o calorzinho todo para o pack.

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por ICEM4N » 14 out 2016, 16:44

rnlcarlov Escreveu:
ICEM4N Escreveu:O problema era ele nao ter autonomia para dar a volta ao posto de combustivel...
Ja me aconteceu chegar com 15% de autonomia e se nao desse para carregar era o mesmo que ter chegado com 1% .......nao ia carregar
Casa de banho 8-)

Mas acho curioso ter terminado as cargas rápidas com uma temperatura tão elevada. Normalmente na 2ª fase de carga rápida, com o A/C a bombar, ele costuma arrefecer significativamente. Só me lembro de ter chegado aos 40ºC nas baterias depois de carregar até aos 80% em Aveiras, vindo de Coimbra. O meu A/C tinha-se avariado, logo mal refrigerou na carga em Pombal e na de Aveiras foi o calorzinho todo para o pack.
Acho perfeitamente normal.
Atras dos camioes, a velocidades de 80/90 km/h nao conseguiu arrefecer convenientemente o carro e depois apos os 15% o carro facilmente sobre 5/6 graus em 10km apenas ... por isso acho normal ele chegar ao fim da viagem com calor com 32/33 graus e subir para os 40 graus nos ultimos 15% de energia restante
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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por RVS » 24 dez 2016, 13:21

rnlcarlov Escreveu:Bolas, fazer tantos trajectos >120km e chegar ao PCR com 2% de carga implica tê-"los" feitos de aço.
Nas minhas viagens em AE nunca consegui aproveitar o cone de ar dos camiões. Iam a uma velocidade demasiado elevada para eu os acompanhar.
Na realidade é tudo uma questão de matemática. O carro saiu com 97.5% de carga apesar de completamente carregado, logo eu sabia que o carro não ia cortar por célula baixa mas sim por 0% de SOC. Na altura da viagem o EVbatmon reportava 40.1Ah na bateria, a descarga na viagem Carvalhos - Pombal demorou 1H:30min a que corresponde uma taxa de descarga da bateria de 0.66C. Com esta taxa de descarga a tensão média das células é de 3.85V por célula, agora já podemos calcular a energia total do pack: 40.1Ah x 3.85V x 88Células = 13.6Kw . O objectivo era manter o consumo em 100Wh/km o qual foi conseguido. Portanto 13.6Kw / 100Wh/km = 136Km de autonomia com bateria a 100% SOC, como parti com 95% e cheguei com 2% usei 93% da bateria, 136Km x 93% = 126,5Km . O valor real foi de 126,7km, um erro de 200m entre o real e o calculado. Nas descidas usei a posição N para o carro deslizar, pelo que a regeneração foi 0% . Com planeamento cuidado e conhecimento do veículo é possível esticar bastante a autonomia de forma segura.

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por jasmim » 24 dez 2016, 18:58

Estou :shock: com explicação tão bem dada. :clap:
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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por rnlcarlov » 25 dez 2016, 13:28

Anteontem fiz Aveiras-Pombal, com media de 70km/h. Parti com 95.5% e cheguei com 9.5%. Tive um consumo de 96 wh/km. Ir mais depressa era muito arriscado.

Fazer as contas para chegar com 2% é que é de malucos :D

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por Malm » 25 dez 2016, 20:27

Eu já vi tanta coisa que acredito muito mais na minha intuição do que em qualquer matemática. O meu carro já andou muitas vezes enganado quanto à sua capacidade e já me parou com 14,5% de SoC. Isso mesmo, com uma barra a piscar, uns 4 km de autonomia estimada e... nem mais 1 mm. O meu carro pode fazer saltos de 10% de SoC e eu até sei como provocá-los. Ele simplesmente não atina com a sua curva de descarga, porque ela é imprevisível e única. Depende de uma mistura de células mais e menos degradadas, num padrão muito difícil de repetir. Nos vossos carros, onde a degradação praticamente não se faz sentir, a matemática até pode funcionar. No meu carro programar uma viagem para chegar com 2% iria dar origem a uma grande probabilidade de falhar. Por agora, têm alguma segurança, mas no futuro, daqui a uns 5 a 10 anos, vocês vão perceber-me.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por rnlcarlov » 25 dez 2016, 20:50

Daqui a uns 5 anos já espero é haver Packs maiores compatíveis com os clones. Seja kreisel ou outros quaisquer, metam mãos à obra :D

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por ICEM4N » 26 dez 2016, 10:31

RVS Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:Bolas, fazer tantos trajectos >120km e chegar ao PCR com 2% de carga implica tê-"los" feitos de aço.
Nas minhas viagens em AE nunca consegui aproveitar o cone de ar dos camiões. Iam a uma velocidade demasiado elevada para eu os acompanhar.
Na realidade é tudo uma questão de matemática. O carro saiu com 97.5% de carga apesar de completamente carregado, logo eu sabia que o carro não ia cortar por célula baixa mas sim por 0% de SOC. Na altura da viagem o EVbatmon reportava 40.1Ah na bateria, a descarga na viagem Carvalhos - Pombal demorou 1H:30min a que corresponde uma taxa de descarga da bateria de 0.66C. Com esta taxa de descarga a tensão média das células é de 3.85V por célula, agora já podemos calcular a energia total do pack: 40.1Ah x 3.85V x 88Células = 13.6Kw . O objectivo era manter o consumo em 100Wh/km o qual foi conseguido. Portanto 13.6Kw / 100Wh/km = 136Km de autonomia com bateria a 100% SOC, como parti com 95% e cheguei com 2% usei 93% da bateria, 136Km x 93% = 126,5Km . O valor real foi de 126,7km, um erro de 200m entre o real e o calculado. Nas descidas usei a posição N para o carro deslizar, pelo que a regeneração foi 0% . Com planeamento cuidado e conhecimento do veículo é possível esticar bastante a autonomia de forma segura.
Também concordo em parte com o RVS, vou para coimbra, gasto cerca de 95 wh/km e faco 136km sem parar no entanto chego com cerca de 6%.
Aqui há umas semanas o carro pasou com 4% e uma célula a bater nos 2.7v e parou.
Neste momento já nao tenho tanta coragem em programar viagens e poder ficar em valores inferiores a 10%/8%..... eu sei que nesse dia estariam uns 8 graus no exterior pelo que o pack se ressentiu bastante no verão ando mais à vontade mas ainda assim tenho que fazer experiencia.

RVS eu tenho 40.4ah no pack mas no inverno nao contes com essa disponibilidade.
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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por RVS » 09 fev 2017, 17:55

Ontem foi um dia em cheio. Novo recorde de quilómetros percorridos em um dia, 700Km. Trajecto Ermesinde - Queluz ida e volta. Durante a viagem cumpriu os primeiros 10K km na posse do novo dono desde 15 Julho de 2016. Brevemente coloco mais detalhes sobre a viagem.

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Re: Diário de bordo do WhiteCloud - RVS

Mensagem por BrunoAlves » 09 fev 2017, 18:07

700km num dia é muito seja qual for a perspectiva...
Mas num VE e de autonomia moderada é uma brutalidade :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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