Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por zontor » 20 mai 2017, 09:49

Já chegou a casa o bicho, um clone C-Zero azulito, de junho de 2016, com 21328km
Vai começar a rolar em Tomar e arredores, quiça fazer umas viagens a Aveiro, mas tem de chegar a Coimbra e comer bem para o resto do caminho, mas o pequeno espaço de bagagem vai empurrar essas viagens para o fumarento.

Começou com uma viagem de 58km de Leiria a Tomar (45minutos), conhecendo um pouco o carro e a condução do mesmo (O que atrofiou mais na condução não é foi o ser elétrico mas as caixa automática e a mão a ir lá pousar por vício :lol: )
Saiu a 100% chegou a 45% a estimar mais 44km para fazer.
Fiz uma condução mista a testar o carro umas zonas poupadas outras a testar a regeneração e "auto-travagem" :) e umas vezes testando a resposta numas subidas levando a mão para meter uma abaixo mas depois colocando o pedal para o fundo e levar um bom esticão :) Também deslizei um pouco em N nalgumas descidas na IC9
Empurreio-o até aos 135km/h meio a descer sem problemas, penso que comecei a notar o corte, a subir facilmente chegou aos 100km/h mas o ponteiro a encostar à direita não quis abusar que era noite e para primeira vez podia não chegar com 45% e ficar pelo caminho :lol:
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por zontor » 20 mai 2017, 09:51

reservado (quero colocar aqui algumas dúvidas e truques que li em vários sítios do fórum que ajudaram na escolha do carro e que poderá ser útil ficar no início do tópico)
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por zontor » 20 mai 2017, 09:56

Dados para os "grafistas" comentarem o possível estado do pack, tirados ao fim da primeira viagem com 45% soc
volt_pict_2017-05-20_00-28-24.png
canion
evbat_170519234205.png
evbatmon
evbat_170519234205.png (113.12 KiB) Visto 8247 vezes
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por serveginho » 20 mai 2017, 11:47

O que salta a vista são esses 45ah.... :dance:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por mjr » 20 mai 2017, 12:18

Parabéns!

Esses 45Ah são mais que os estimados (erradamente) pelo meu carro. Não fosse o Leaf ter mais células e esse clone teria mais capacidade de bateria que o meu velhinho Leaf de 2011.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por jasmim » 20 mai 2017, 18:21

Parabéns pela compra! Agora é só desfrutar.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por Malm » 20 mai 2017, 20:25

45,2 Ah é recorde aqui no fórum, acho eu. Nunca antes apareceu aqui no fórum um clone com tanta capacidade, comprovada via EvBatMon.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por Orlando » 20 mai 2017, 21:52

Mais um evangelizado com um super C Zero.
Vai partilhando experiências e dúvidas, para servir futuramente para outros.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

zontor
Mensagens: 34
Registado: 10 abr 2017, 23:10
Data de fabrico: 13 jun 2016
Capacidade bateria: 45,8 Ah
Localização: Tomar

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por zontor » 27 mai 2017, 18:10

No dia seguinte, deixei à carga 3 horas de 45% a 75% se SOC a 8A dá ideia que leva +/- 1h por cada 10% de acordo com as cargas que fui fazendo durante a semana, conta fácil para "programar" os 80%
Viagem de 57km o mesmo que a vir de leiria, mas ritmo moderado e sem vias rápidas, gastei 42% SOC em vez dos 55% com jeitinho deve dar para ir e vir a leiria sem carregar, mas é melhor contar com uma horita ou duas de carga por lá.
Deixei à carga até 100% quase à hora de arrancar no dia seguinte para a primeira viagem a sério :) Tomar-Santarém-Tomar com visita ao PCR na vinda

Fui para Santarém pela nacional pela chamusca +/- 65km cheguei um pouco abaixo dos 50% fui tentar o primeiro carregamento mobie junto à Câmara, pois soube que a luz da CEE estava verde, no entanto confirma-se o electromaps que não está nenhum a funcionar :( primeira chamada para a linha de apoio, atendimento rápido indicaram que iam solicitar a reparação (cof cof, pelo estado do electromaps e pela informação seguinte que deram os que estavam a funcionar, não era novidade que aquele estava avariado) indicaram depois os que estavam a funcionar em Santarém só junto ao W Shopping a CEE ou Mennekes junto à escola Mem Ramires tudo o resto não estava funcional :(
Tinha um almoço na Casa do Campino, fui tentar colocar a carrear junto à escola para testar o meu cabo mennekes (com um carro de apoio para me levar para o almoço) estava um ampera a carregar na CEE junto ao W Shopping, hora o mennekes dava sinal de iniciar a carregar o carro fazia um barulhito mas depois acendia a luz amarela de problema na parte elétrica (possivelmente problema da tomada ou eventualmente do cabo mas duvido, o carro carregou bem na mennekes em leiria apesar de ser com outro cabo), Tentei a CEE do lado, indicava posto não disponível.
Fui de volta para o almoço, e menos uns km de autonomia com as voltinhas para não carregar. Como o almoço ia ser prolongado pela tarde dentro, com umas atividades no local, consegui meter o carro junto à entrada do edifício e com a extensão de 15m (foi à conta) ligar a uma das tomadas que está à volta do lado de dentro e deixe o carro a carregar umas 3 horitas. Já não precisei do reforço de segurança de um 2º andar caso não conseguisse carregar em lado nenhum.
Na volta vim pela A1 para passar no PCR da área de serviço de Santarém, eram umas 22h30 de domingo, estava deserto :) cheguei com 48% de SOC e lá liguei o bicho
Mal começou a carregar de ligar começou o AC a trabalhar para as baterias, estavam a 32º pois foi um dia quente e também veio a 100km/h na A1 aproveitei e desliguei a ficha do truque do AC para ficar com a climatização dos pés sempre virada para as baterias. Parou de carregar aos 81% em cerca de 12m (4,87kwh) ao fim de 8m30s ia a 75% com 4,11kwh carregados, pelo que até parar já estava a abrandar a velocidade de carregamento
Como não estava mais ninguém e para ter uma ideia do tempo que levará a carregar mais de 80% se vier a ser necessário, voltei a meter à carga e levou até aos 92% quase 12m (o mesmo tempo da primeira vez) para apenas 1,65kwh (mas melhor que 1 hora a 8A com o carregador schuko) como já estava a ficar tarde e ainda havia viagem a fazer parei a carga e meti-me ao caminho.
Fiz o resto da A1 até à saída de Torres Novas (perto dos 100km/h), depois vim pela nacional e cheguei com 52% de SOC (48km desde a área de serviço) final o dia 147km feitos.

Resto da semana, rotina diária mais 233km feitos e assim fez os 500km na minha mão.

Tentei ligar ao OBDLink a app deles, acendeu a luz de aviso do carro e depois não conseguiu ligar por nenhum protocolo, desliguei o carro e a app, voltei a ligar o carro e tudo Ok, a app trabalha bem com a Mégane e dá para ver a bateria de 12V que era o que queria espreitar mas se calhar a app não é compatível com o carro, alguém já tentou?
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Clone C-Zero 2016/06 SZ - zontor

Mensagem por Malm » 29 mai 2017, 15:53

Gosto de acompanhar este DB porque é o inverso do meu, no aspeto que mais me interessa, valor de capacidade. Um de 45.1 contra um de 32.8. Pelos visto a 100km/h faz, em zonas mais planas, 100 km. No meu carro não sei se chegará a completar 80 km, nessas condições. Mas não esquecer outro dado, enquanto que este dá "game over" com as células ainda com mais de 3,6V o meu continua a andar até uma célula tocar nos 2,75V/2,8V. O meu utiliza uma gama maior de SoC, talvez mais uns 5 a 10%. Este também vai ser assim, um dia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”