DB do Tatá

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do Tatá

Mensagem por rnlcarlov » 18 jul 2017, 18:19

pancello Escreveu:Bom, mais uns kms com este menino... E continuo a dizer que mais contente não poderia estar! O silêncio até acaba por me trazer uma certa calma que não costumo ter a conduzir, hehe :mrgreen:

Relativamente ao caniOn, vou-me desenrascando mais mal do que bem com o meu telemóvel, na falta de algum € para adquirir um tablet velhinho (estava a pensar que, já que a coisa está nestes moldes, poderia comprar um sugerido pelos próprios developers do caniOn, tipo o Nexus 7 ou assim). Em todo o caso, quando consigo que funcione, tem-me servido para ter uma ideia de como vai a regeneração, e com isso melhorar a minha condução e evitar perdas de energia.

Com os dias de calor a temperatura preocupa-me. Por outro lado, quanto mais leio mais confuso fico relativamente a valores em concreto. Entendo que a bateria não gosta de muito frio, porque a química lá dentro não se desenvolve tão facilmente assim e acaba por ter menos autonomia. Por outro lado, sei que temperatura a mais aumenta a degradação.

Em qualquer dos casos raramente consigo abaixo dos 25ºC, e tento mantê-la o mais possível abaixo dos 30ºC, o que se torna difícil nas cargas lentas e afins. Perguntava-vos, estas temperaturas são aceitáveis? Ou estou a jogar demasiadamente pelo seguro e posso deixar a bateria aquecer um pouco mais sem grande mal?

Outro aspecto em desenvolvimento é a questão do condomínio. Marquei uma reunião para quinta-feira com o administrador, já andei a imprimir leis e a "contar espingardas", e conto sair de lá a bem...
Sim, nesta altura do campeonato é mais ou menos o que faço. Mais baixo que 25ºC é lutar contra a maré, dadas as temperaturas ambiente (ao não ser que se viva no planeta Malm). Mas se chega aos 30 arrefeço sempre.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 20 jul 2017, 02:37

Bem, hoje saí de casa à campeão, com o AC a bombar no máximo para as baterias, a dar 130km/h na autoestrada... Claro, a coisa ficou preta e estava a ver que ia ver a tartaruga. Afinal não... Por um triz.

Quando cheguei ao PCR do Lidl estava um i3 já com o CCS ligado, à espera de um Leaf que ligou a ficha chademo e ficou 40 minutos nas compras. Segundo me disse o proprietário do i3, o Leaf já tinha chegado com mais de meia carga, ou seja 10 minutos no PCR bastavam para os 80%.

Mas o que me irritou mais nem foi isso, foi os donos aparecerem e dizerem "estivemos nas compras, é para isso que este PCR serve". Eu disse que uma coisa é o que dita a "lei", a "regra" ou lá o que é, outra coisa é a vida em sociedade e a capacidade de lidar com as outras pessoas... Se 10 minutos bastavam, para quê manter lá o carro 40 minutos? Só porque é "legal"? Não há nenhuma inteligência além da que permite cumprir leis e regras? Confesso que poderia acontecer comigo, por distracção ou assim, mas também não aparecia de nariz empinado sem pedir desculpa nem nada. Enfim... É triste ter de me chatear por causa disto, com malta que tem idade para ser meu pai e é menos civilizado do que muitos dos meus alunos de 10 anos.

Durante o tempo que lá estive, aproveitei para refrigerar ao máximo a bateria e tentar que não aquecesse muito durante a carga. De pouco serviu: quando acabei tinha a célula mais alta a 37ºC.

Aproveitei para tirar o famoso screenshot a 11% de SOC, por causa das diferenças de células. Ficou assim:
pict_2017-07-19_19-37-55.png
Uma diferença de 0.065V. Não tenho referência... Será um bom valor?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do Tatá

Mensagem por mjr » 23 jul 2017, 10:41

Esteve 40 minutos a carregar e chegou com mais de 50% de SOC? Porque não usaram o botão vermelho?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 23 jul 2017, 18:07

Nem me lembrei dessa hipótese, mas aí teria de vir alguém fazer reset ao posto... E com jeitinho essa pessoa nem estaria lá, e ficariam duas pessoas apeadas...

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB do Tatá

Mensagem por Erbium » 23 jul 2017, 18:09

Segundo sei não é necessário qualquer intervenção para ligar o posto...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do Tatá

Mensagem por Fil » 23 jul 2017, 18:48

Erbium Escreveu:Segundo sei não é necessário qualquer intervenção para ligar o posto...
Basta puxar o botão.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 23 jul 2017, 19:04

Bom... Fico a saber :) em todo o caso é triste esta situação...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB do Tatá

Mensagem por rimsilva » 23 jul 2017, 21:12

Não vale a pena criar muitas polémica, mas na realidade as regras impostas pelo operador são efectivamente usar o pcr enquanto se realizam as compras, se o carro ainda estava a carregar, não podemos exigir que se deixe as compras para retirar o carro ao fim dos 80%.

Não podemos esquecer que não é um PCR de AE ou cidade, tem outro âmbito.

Julgo que o Lidl não irá cobrar qualquer valor pela utilização dos PCRs no futuro.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do Tatá

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 00:41

A polémica não é por ser ou não proibido, ou por ser ou não de acordo com as regras ou intenção do operador, mas sim uma questão de simpatia e de vivência em sociedade... Se eram dois, e se o carro não precisava de carregar mais do que 10min, seria simpático que um viesse retirar o carro ao fim desses 10min. A inteligência é uma coisa incrível e pode servir para muito mais do que seguir regras e leis... Por exemplo, evitar que duas pessoas ficassem 30min à espera sem necessidade

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB do Tatá

Mensagem por rimsilva » 24 jul 2017, 01:10

Sem dúvida que o poderiam fazer por simpatia como diz, Mas também poderiam estar a fazer as compras sem terem reparado que existiam carros á espera ou não querendo estar com essa preocupação.
Volto a referir estes postos não podem servir para responder a ”emergências” de clientes.
Acho mais condenável outro tipo de situações (assumindo que os 40min foram efectivamente em compras), como deslocações para carregar, em que as compras de 5min são um pretexto para carregar 30min por exemplo, chegando um cliente para carregar o seu carro e não podendo.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”